terça-feira, 21 de outubro de 2014

Criando uma animação tridimensional a partir de fotos


Recentemente, comecei a ver vários exemplos de vídeos produzidos a partir de fotos utilizando o efeito conhecido como paralaxe.
Isto faz com que uma imagem em duas dimensões (2D) pareça estar em três dimensões (3D).

Eu queria preparar um vídeo com algumas dicas de Nova York e, como tenho milhares de fotos bonitas da cidade, resolvi me arriscar nesta técnica, também chamada de animação 2.5D, ou seja, a meio caminho entre bidimensional e tridimensional.

O resultado está no vídeo abaixo.



Como se pode perceber, não utilizei esta técnica em todas as imagens, somente em algumas, pois dá um trabalho do cão.
Assisti a vários tutoriais e nem todos resultaram em animações convincentes, portanto, algumas ficaram melhores do que outras (por exemplo, a introdução com os prédios, ou com o relógio da Grand Central). Outras ficaram bem mais toscas e é possível ver alguns defeitos, mas, como tudo na vida, a prática leva à perfeição.

Utilizei três programas diferentes:
Photoshop - para dividir a imagem em diferentes planos, transformando-os em camadas (layers)
Adobe After Effects - para converter cada uma destas camadas numa simulação de 3D, e também para criar a movimentação da câmera
Adobe Premiere - para compôr as sequências de vídeo e gerar o arquivo MP4

Para produzir este vídeo de 2:30 minutos, precisei de umas 10 horas de trabalho, mas é claro que eu ainda estou aprendendo e fiz muita burrada, precisando recomeçar do zero várias vezes.

Pretendo trabalhar em outras animações do gênero no futuro, utilizando a técnica que funcionou melhor, que aprendi no tutorial abaixo (em espanhol).



Só para se ter uma ideia do que é possível fazer com paralaxe, vou compartilhar também um vídeo inacreditável, todo feito com fotos (imagens estáticas).
É realmente impressionante, mas deve ser extremamente trabalhoso e precisa ser detalhista ao extremo.
O trabalho de Joe Fellows, o animador deste vídeo, é meticuloso e perfeito.




Mas é como eu disse: para aprender qualquer coisa, incluindo fotografia, é preciso praticar muito, errar muito, persistir, continuar estudando e, uma hora, seu trabalho se destacará dos demais.

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.