quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Projetos fotográficos a longuíssimo prazo


Sempre me fascinou aqueles projetos fotográficos a longo prazo, às vezes de 1 ano ou até muito mais.

Em tempos tão velozes, com tanta informação, com tanta gente fotografando tantas coisas, que um fotógrafo tenha a paciência e a disposição para dedicar meses ou anos de sua vida a um projeto é extraordinário.


Eu adoraria me comprometer com algo assim, mas, até o momento, o máximo que consegui foi aguardar 1 hora de intervalo para fotografar o Empire State Building, em Nova York, ao cair da noite.

Por Nicholas Nixon via So Bad So Good

Hoje li sobre um fotógrafo americano que fotografou anualmente a esposa e três irmãs dela por 36 anos. Para conferir toda a sequência, basta clicar no link acima.
É impressionante toda a transformação nas pessoas, como todos nós nos transformamos, às vezes radicalmente, de um ano para o outro.


Já neste vídeo, temos o projeto de um pai que fotografou seu filho durante 21 anos. São várias centenas, talvez até milhares de fotos reunidas num vídeo que chega até a deixar tonto.


Neste outro vídeo, acompanhamos a viagem de Christoph Rehage, percorrendo mais de 4600 quilômetros à pé pela China e como isto o transformou, física e emocionalmente.
Este é um vídeo que merece ser visto, tanto por quem curte fotografia quanto para aqueles que amam viajar.

Como fazer um projeto fotográfico a longo prazo

Projeto McLanche Feliz da fotógrafa Sally Davies, há mais de três anos fotografando um combo do McDonalds que não estraga via Huffington Post. Confira o projeto no Flickr da fotógrafa.

Primeiro, descubra um tema interessante, seja sua família, uma rua movimentada da cidade, uma árvore crescendo, até uma fruta apodrecendo, qualquer coisa que se transforme (ou não) com o tempo.

Depois, você tem duas opções:
1 - usar sempre os mesmos ângulos, posições para as pessoas e o fundo,ou
2 - usar o mesmo tema, mas sem ater-se aos outros elementos.
Isto ficará a seu critério.

Por fim, reunir numa sequência de fotos ou num vídeo todo o material produzido e apresentar ao mundo.

E você está trabalhando ou pensa trabalhar num projeto fotográfico a longo prazo?

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá, eu tenho um projeto assim e compartilho no meu Instagram ( @blogdodourado )

    Trabalho próximo ao theatro municipal do Rio e adoro fotos de arquitetura então decidi fazer 1 foto por dia do municipal ( #1fotoPorDiaDoMunicipal ) onde mostro vários ângulos do mesmo lugar

    Atualmente já tenho 290 fotos e o projeto está se estendo, hoje tem uma série de anônimos que ficam sentados na escada do Theatro

    ResponderExcluir