quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como fazer .GIF animado no Photoshop


Ontem li um artigo afirmando que uma das novas tendências entre fotógrafos para destacarem suas imagens são .GIF animados.

A possibilidade de fazer uma pequena animação com várias fotos em sequência não é de hoje, no entanto, sempre esteve associada a um certo mal gosto. A primeira coisa que me vem à mente quando se fala em .GIF animado são aqueles sites do final dos anos 90, todo coloridos e com dezenas de imagens animadas de bichinhos, botões piscando, e assim por diante.

Sinceramente, não sei se .GIF animado se tornará realmente uma moda - espero que não! -, de qualquer modo, fiquei curioso para saber como funcionava a criação de um arquivo do gênero e abaixo explicarei como é possível fazer um no Photoshop.


A primeira etapa é criar três camadas (layers) e importar as fotos que estarão presentes na sequência.

Escolhi as imagens de um grupo percussão que cruzavas as ruas da Perúgia, na Itália, mas você pode selecionar qualquer tipo de imagem em sequência, ou até imagens que não possuem nenhuma relação entre si, mas que possuam uma proposta estética específica.
Isto ficará a seu critério.


Feito isto, você deve ir no menu Janela (window) e clicar em Animação (animation). Isto fará com que uma janela apareça no rodapé do Photoshop.

Neste ponto, você deverá incluir na animação as imagens que estão em cada camada (layer). Para tanto, você deverá ocultar todas as fotos, clicando no ícone do olho da respectiva camada, deixando visível somente a foto que você quer incluir na sequência da animação.


Para adicionar novos quadros (frames), você precisa clicar no ícone Novo quadro (new frame), ao lado da lixeira no rodapé. Depois, ocultar a camada anterior e tornar visível a próxima camada, e assim por diante, até completar todos os quadros da animação.

Fiz um .GIF animado com 3 quadros, mas você pode inserir quantos quadros desejar.


Em seguida, selecione todos os quadros, clique no menu à direita da janela de animação (onde está a flecha vermelha) e selecione a opção Tween...

Assim você terá posto sua animação em marcha.


Retorne aos quadros e você verá que abaixo das miniaturas das imagens há uma informação de tempo (inicialmente, de 0 segundo).
Escolha a velocidade desejada, neste caso, selecionei 1 segundo.


Por fim, para gerar o arquivo, vá no menu Arquivo (file) e selecione a opção Salvar para Web e dispositivos (Save for web and devices).

Abrirá uma nova janela, com vários opções customizáveis. Como as fotos que usei eram grandes, optei por reduzir o tamanho dela nos campos Tamanho da Imagem/Percentual (Image Size/Percent).
Deste modo, o .GIF ficará menos carregado.

Para visualizar o resultado, clique no botão Visualizar (Preview). Depois é só salvar e fazer o upload do .GIF animado na internet.
Para ver o resultado com a imagem já pronta, é preciso visualizá-la no navegador. Não será possível conferir a animação abrindo a imagem num programa normal de fotos.

No fundo, a qualidade final de um trabalho como este dependerá muito de sua criatividade na hora de montar a sequência e também de seu talento como fotográfo.
Pode ser piegas, mas também pode ser bastante interessante.

Exercício prático

A partir deste tutorial, tente criar um .GIF animado com fotos em sequência, ou como você desejar.
Depois, compartilhe conosco o resultado em nosso grupo do Flickr
http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

0 comentários:

Postar um comentário