terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Conheça a B&H Photo and Video, a melhor loja de fotografia do mundo


Se você é como eu, que não resiste a uma loja de fotografia e já quer entrar para xeretar todos os lançamentos, então você precisa conhecer, um dia, a B&H Photo and Video, a melhor loja de fotografia de Nova York e, provavelmente, de todo o mundo.

Localizada em Midtown West, a poucas quadras da Times Square, esta loja com dois andares e que ocupa a lateral inteira de um quarteirão, tem o que há de melhor e mais diversificado do mundo da fotografia.

O andar térreo é dedicado a câmeras de vídeo e sistemas de som de um lado, e a material para estúdio fotográfico do outro. Foi lá que comprei o meu primeiro kit de strobes para estúdio, de uma marca própria da B&H e que nos serviu para aprendermos técnicas novas e também para vários ensaios.

Subindo para o primeiro andar, no entanto, é onde se encontra o paraíso para qualquer fotógrafo. Na B&H, todas as câmeras (excetuando Leicas e câmeras de formato médio) estão em mostruários para que os compradores possam testá-las.
Não é em qualquer loja que você pode fuçar nas melhores Reflex da atualidade, brincar com suas funções e conferir a qualidade da imagem. Mesmo nas maiores lojas da Europa, ainda que as câmeras estejam em mostruários, elas não ficam ligadas, ou seja, você pode pegar e mexer nelas, mas não tem como conferir como elas funcionam.
Obviamente que, na B&H, as câmeras mais avançadas sempre são as mais concorridas também. Às vezes é precisar ficar numa pequena fila informal para poder brincar com elas.

Ainda neste andar, há os balcões das lentes, onde você pode pedir para um vendedor mostrar-lhe as lentes e você poderá testá-la em sua própria câmera Reflex (se tiver).
Outra seção interessante é com as câmeras usadas e vintage, apesar de os preços da B&H serem um pouco altos para estes produtos, neste caso, recomendaria procurar diretamente no Ebay.

É neste primeiro andar que ocorrem os workshops, seminários e eventos gratuitos da B&H, voltados para formação e treinamento de fotógrafos. Todos meses, vários fotógrafos profissionais compartilham de suas experiências para qualquer um que tenha se inscrito nestes eventos, o que pode ser feito através do site da loja.

http://www.bhphotovideo.com/find/EventSpace.jsp

Já tive a oportunidade de participar de uma dúzia destes workshops, com fotógrafos de moda, de casamento, fotojornalistas, gente fera que não tem medo de ensinar todos os macetes para se obter fotos interessantes e inesquecíveis.

O legal desta loja é que há alguns funcionários que falam outros idiomas, ou seja, sempre há algum vendedor que fala português, já que este é um público dominante em Nova York e que gasta muito. Eles também possui um esquema de envio de produtos de fotografia e vídeo dos EUA para o Brasil.

Se um dia você for a Nova York e gostar de fotografia, esta loja é um programa obrigatório, seja para conferir os lançamentos, seja para fazer um upgrade em seu equipamento. O que pega é que a loja é de judeus, ou seja, é preciso conferir sempre o calendário de feriados judaicos para não dar de cara na porta.

B&H Photo and Video
www.bhphotovideo.com (em português)
420 9th Ave - Nova York


***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Oi Henry! Muito bom seu blog! Aprendo bastante com ele =D
    Gostaria de saber em quanto tempo aproximadamente os produtos comprados na B&H chegam aqui no Brasil. E se fica muito mais caro ao passar pela alfândega.
    Abraço!

    ResponderExcluir