terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Canon 6D e Nikon D600, câmeras full frame que talvez caibam em seu bolso


O sonho de muitos fotógrafos entusiastas é de um dia poderem comprar uma Reflex digital full frame, isto é, com sensores com a área de imagem da mesma proporção das câmeras 35mm.

Recomendo a leitura do artigo O que é crop factor e qual é o efeito dele em suas fotos?, para uma explicação mais detalhada sobre isto.

O fato é que câmeras digitals full frame sempre estiveram distantes do alcance da maioria dos fotógrafos amadores, principalmente por causa do preço. Uma Canon 5D Mark III ou uma Nikon D800 estão na faixa dos 3 mil dólares, sem lentes, ou seja, é grana pra caramba para desembolsar por um hobby.
Se você for profissional, a câmera se pagará com trabalhos, evidentemente.

No entanto, dois lançamentos destas duas marcas prometem revolucionar o mercado, lançando pela primeira vez câmeras full frame para usuários semiprofissionais.

A Nikon apareceu com a D600, enquanto a Canon respondeu com a 6D, ambas direcionadas para um fotógrafo intermediário, que deseja entrar neste mundo das full frame, mas que não tem tanta grana para investir. Ambas as câmeras custam em torno de 2 mil dólares, o que já as tornam bastante mais acessíveis para uma categoria de compradores.

Vejamos então o que cada uma delas oferece.

Canon 6D

Esta Reflex possui um sensor com resolução de 20.2 megapixels, com o novo processador Digic5+ (o mesmo que vai nas 5D Mark III e na 1DX), ISO máximo de 102400 e com um inovador sistema de focagem com pouca luminosidade que tem deixado os fotógrafos de queixo caído.
Tira até 4,5 fotos por segundo, filma em HD e o seu grande diferencial é que possui wifi e GPS embutidos. Isto permite controlar a câmera através de smartphones, tablets ou computadores, além de ser possível fazer uploads diretamente da câmera para a internet. É a primeira câmera digital profissional com esta tecnologia de fábrica.
Além disto, há um novo modo de obturador silencioso, que pode ser muito útil quando é preciso ser discreto.

As desvantagens são a construção, que não possui um bom isolamento ao clima, não é possível fotografar HDR em formato .RAW, somente em .JPEG, nem tem flash embutido e o display digital não é articulado (para mim, isto é até uma vantagem, mas para quem filme, pode ser ruim).

Nikon D600

Esta marca criou uma câmera que tem impressionado muita gente, sem deixar a desejar para modelos mais avançados e mais caros.
São 24.3 megapixels de resolução, ISO máximo de 25600, 39 pontos de foco e flash embutido que permite o controle sem fio de flashes remotos.
A qualidade de construção desta câmera é excepcional.

Filma em HD, com grande qualidade ótica e sem alguns problemas que ocorrem da Canon 6D.

No geral, a Nikon D600 é considerada como uma câmera ligeiramente melhor do que a rival da Canon, apesar de esta ter suas vantagens.

Qual devo comprar?

Se você já possui equipamentos de uma destas marcas, a decisão é óbvia: você provavelmente continuará usando Canon ou Nikon.
Agora, se você for alguém que está entrando neste meio agora e está em dúvida, todos os especialistas apontam para a Nikon neste momento, com um equipamento mais bem construído e com melhores especificações.
A Canon pode convencer muita gente com o wifi e GPS embutidos, além de ser uma grande câmera para quem fotografa bastante com pouca luminosidade, mas a Nikon venceu este round.

Veremos o que o futuro próximo nos reserva.

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Quem sabe um dia... Mas voltando os pés ao chão, me parece tão distante um equipamento destes em relação ao fotógrafo amador... Obviamente que menos pela exigência de qualidade e mais pelo valor do investimento.

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar pra alguém que tem câmeras cropadas que ao trocar o equipamento para full frame será necessário a troca das lentes por modelos compatíveis as mesmas. Me corrijam se estiver errado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A troca de lentes será feita apenas se a pessoa tiver apenas lentes EF-S (canon) ou DX (Nikon). Lentes EF e FX são compatíveis tanto com sensores crop quando fullframe.

      Excluir
  3. Vale lembrar que os preços tendem a cair um pouco e se estabilizarem num certo patamar, Marcelo.
    O amador de fato tem medo até de Reflex introdutórias, estes equipamentos aí são para alguns que tem um pouco mais de conhecimento e querem avançar para outro nível.

    Isto depende, Jáfer. Algumas lentes podem sofrer com o que se chama de vignetting, que é uma região escurecida nas bordas. Isto não ocorrerá com todas as lentes, mas com vários modelos mais baratos.
    No caso da Nikon, pelo que li, a vantagem é que com a D600 dá para usar lentes para corpos cropados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sou leigo em quase tudo de Fotografia, tenho uma simples da Canon T5 rebel, quero comprar a Lente 70-300mm ela é compatível! Pois diseram-me que elas só servem em câmeras com Full Freme. Verdade?

    ResponderExcluir