domingo, 27 de janeiro de 2013

Brincando com as dimensões - técnicas ridículas com sua câmera que muita gente adora

(1/1000 f/5 ISO 100, foto por Denise Nappi: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/8419275671/)

Você já deve ter visto aquelas fotos nas quais a pessoa parece ser maior do que prédios (como a acima), ou nas que pequenos objetos parecem ser maiores que pessoas, ou prédios.

Este é apenas efeito de ótica e, se você se lembrar do artigo sobre lentes e distância focal, saberá que lentes grande-angulares alongam as distâncias, enquanto telefotos encurtam as distâncias.

Para realizar tais brincadeiras, o ideal é uma lente grande-angular, quanto menor a distância focal melhor. Na imagem acima, usamos uma lente de 38mm.


O princípio desta técnica é muito simples. O objeto ou pessoa que você quer que fique grande deve estar próximo da câmera, enquanto o objeto, pessoa ou edifício que você quer que fique pequeno deve estar distante.

Por exemplo, eu estou a uns 2 metros da câmera, enquanto a Torre de Pisa está uns 200 metros para trás. Com uma lente grande-angular, que alonga as distâncias, e também com um ponto de vista com a fotógrafa agachada, tem-se a impressão que eu sou um gigante perto da torre.


Nesta segunda foto, usamos uma garrafa no primeiro plano, bem próxima à lente de uma câmera compacta (talvez uns 30cm) e uma pessoa a uns 5 ou 6 metros da câmera.


Isto dará a impressão que a garrafa é imensa.

Agora, para conseguir ajustar certinho como a pessoa ficará em relação ao edifício (como a Torre de Pisa) ou ao objeto (como a garrafa), você terá de dar uma de flanelinha, orientando a pessoa para se mover de um lado a outro até ficar na posição correta.
"Pra direita! Mais pra esquerda! Levanta a mão"


Nem sempre é possível obter a perfeição, mas como é apenas uma brincadeira, quem se importa?

Esta técnica é muito divertida para se fazer com os amigos nas férias, quando dá aquela bobeira e não se tem mais nada para se fazer. Os resultados sempre causam algumas belas risadas.

Exercícios práticos

1 - com sua câmera com lente grande-angular (a maior parte das compactas já serve), tire uma foto diante de um edifício ou monumento distante, mas com a pessoa bem próxima da câmera;

2 - tire uma foto de um objeto próximo à lente com a pessoa um pouco mais longe.

Como ficaram os resultados?

Compartilhe conosco seus experimentos em nosso grupo do Flickr.
http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/


***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

0 comentários:

Postar um comentário