domingo, 16 de dezembro de 2012

Vai comprar uma câmera fotográfica? Confira quais são as melhores para 2013



Quer dizer que você decidiu comprar uma câmera fotográfica legal neste ano de 2013 e realmente aprender a fotografar?


Antes de tudo, confira o livro do nosso Curso de Introdução à Fotografa do Cala a Boca e Clica!, onde você poderá aprender tudo que interessa para começar a fazer estragos com sua nova câmera por aí, impressionando amigos e parentes e, quem sabe, até lhe dar um empurrãozinho caso um dia você queira tornar-se um fotógrafo profissional.

Depois, você tem de saber qual é um bom equipamento fotográfico e entender a diferença entre os diferentes tipos de câmera, para isto, dê uma lida nos artigos sobre câmeras compactas e câmeras profissionais, e também Então você decidiu comprar uma câmera Reflex?

Assim, você entenderá quais são suas necessidades e que tipo de investimento você terá de fazer, sempre lembrando que, quanto melhor for o equipamento, mais você terá de desembolsar. No entanto, sempre repito: uma boa câmera não faz de alguém um bom fotógrafo. Se você não souber utilizá-la, as fotos continuarão desinteressantes.

O que se segue é uma listagem de recomendações minhas, de câmeras boas e que lhe darão grande controle sobre a foto, permitindo-lhes aprender e desenvolver suas habilidades fotográficas.

Canon SX260 - a melhor câmera compacta


Aqueles que querem um câmera pequena, simples e discreta, que caiba no bolso e com a qual seja possível obter boas fotos não se decepcionará com a Canon SX260.

São 12.1 megapixels de resolução, fotografa em .JPEG e .RAW e faz vídeos em HD. Tem flash embutido e zoom ótico de 20x.

O preço médio desta câmera nos EUA é de U$ 300.

Panasonic FZ200 - a melhor câmera superzoom


Para quem quer uma câmera com o máximo de zoom possível, a Panasonic sempre possui um bom desempenho.
A Lumix FZ200 tem resolução de 12.2 megapixels e distância focal equivalente a 25-600mm, filma em HD e é um equipamento confiável para várias situações, além de possuir modo manual para aqueles que pretendem aprender fotografia mais a sério.

Custa em torno de 500 dólares.

Canon G15 - disputando a liderança entre as compactas avançadas


A verdade é que a maioria das pessoas não precisa mais do que uma Canon G15 para obter ótimas fotos. Esta câmera é a mescla perfeita dos recursos de câmeras compactas, simples e prática, com de câmeras profissionais, que permite controle total do fotógrafo.
São 12.1 megapixels, com fotos em .JPEG e .RAW, e lente com distância focal equivalente a 28-140mm. Possui Modo Manual e vários controles que fazem da G15 uma experiência bastante próxima de uma Reflex, quando se trata de controlar a exposição. Tem flash embutido e faz filmes em HD.

Está custando por volta de U$ 500 e é o melhor que você pode encontrar nesta categoria.

Nikon 7100 - uma compacta avançada completa



A concorrente imediata da Canon G15 é a Nikon P7700, também um pequeno monstro no mundo das compactas avançadas.
Com 12.2 megapixels de resoluçãodistância focal equilavente a 28-200mm e ISO máximo de 6400, esta câmera disputa cabeça a cabeça a atenção de fotógrafos profissionais que necessitam de uma câmera mais portátil.
Também fotografa em .JPEG e .RAW e filme em HD. Sai na faixa de 450 dólares.

Olympus OM-D EM-5


Quase pirei quando vi a Olympus OM-D EM-5. Esta câmera sem espelho (mirrorless) é tudo que um amante de fotografia desejar: uma visual retrô de cair o queixo, lentes intercambiáveis, 16.1 megas de resolução, ISO máximo de 25 mil, filma em HD.

Os dois problemas desta câmera são o preço, por volta de 1200 dólares e o fato de só ter visor digital, ao invés de visor ótico, apesar de ter lido alguns reviews positivos sobre o visor.

Uma câmera impressionante, que agradará usuários amadores e avançados.

Canon Rebel T4i (ou 650D) e Nikon D7000 - as melhores Reflex introdutórias


Canon e Nikon são as líderes do mercado em se tratando de câmeras Reflex e se você se ativer a alguma destas duas marcas, há poucas margens de erro.

Reflex introdutória da Canon que você deve prestar atenção é a Rebel T4i, ou 650D na Europa, com resolução de 18 mp, filma em HD, fotografa em .RAW e .JPEG e, com a lente do kit, tem uma distância focal de 18-55mm f/3.5-5.6.
Pela faixa de 900 dólares, você está levando para casa uma câmera confiável, tanto para uso pessoal quanto profissional, depois, é só investir em lentes e acessórios, e você estará feito.


Ou, por um preço um pouco maior, você pode comprar uma Nikon D7000, com resolução de 16.2 mp e lente do kit de 18-55mm. No fundo, as especificações da T4i e da D7000 são bastante parecidas e a escolha entre uma e outra dependerá mais do seu gosto pessoal.

Canon 7D - o negócio está ficando sério


Com uma Canon 7D, você está chegando quase no topo das linhas desta marca, com uma câmera extraordinária, com 18 mp de resolução, lente do kit 28-135mm f/3.5-5.6, que filma em HD, dispara flash externo da Canon sem fio, à prova de clima e areia e com um desempenho de ISO impressionante para situações com baixa iluminação.
Está a um passo das linhas top, com um preço bem mais acessível, por volta de 1600 dólares. É uma câmera que não o deixará na mão.

5D Mark III, o objeto de desejo dos fotógrafos profissionais



A 5D Mark III já é o xodó de muitos fotógrafos e que também se tornou de muitos cinegrafistas por sua estupenda qualidade de vídeo.

A 5D Mark III é uma maravilha com 22.3 megapixels de resolução, full frame, com o novo processador DIGIC 5+ e o incrível ISO máximo de 102400, fotografando em .RAW e .JPEG, filmes em HD com até 29 minutos de duração.
A novidade é um modo para fotografar em HDR, com até 7 exposições diferentes que são processadas pela própria câmera.

A câmera é protegida contra o clima e poeira e é um dos equipamentos mais fenomenais que você poderá encontrar no mercado atual.

Custa a bagatela de 3500 dólares, sem lente. Este é, sem dúvida, o objeto de desejo de muitos fotógrafos profissionais.

1DX - melhor impossível!


Agora, se você só se contenta com o melhor do melhor, então estamos falando da monstruosa 1DX, uma aberração tecnológica de apavorar qualquer fotógrafo: 18.1 megapixels de resolução, full frame, fotografa 12 quadros por segundo (uma compacta normal é por volta de 2), totalmente vedada contra o clima, ISO máximo de 204000 (isto mesmo, 204 mil!!!!), 61 pontos de foco, filma em HD, ou seja, é tudo de bom.

O preço é de 6800 dólares (sem a lente). Já posso tirar a faca?!

Se você pode pagar isto, tenha a certeza que terá uma das melhores câmera do planeta da atualidade. Não é para muitos, eu lhe garanto...

Conclusão

Com exceção da Canon SX260, só demos recomendações de câmeras que possuam o Modo Manual e, portanto, permitirão que vocês estudem um pouco de fotografia.

Existem várias marcas e modelos por aí, algumas muito boas também, mas as recomendações acima são de câmeras que conheço e nas quais confio, e das quais vejo constantemente resultados excelentes de outros fotógrafos.
Nada impede que você consiga obter belas imagens com outros equipamentos, isto dependerá muito do seu talento e do seu conhecimento técnico, principalmente.

E neste ano de 2013 tenho a certeza que aprenderemos muitos juntos por aqui.

Imagens: divulgação

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá Henry, teus comentários me deixam cada vez com mais dúvidas de qual máquina comprar ...
    Se fosse comprar pra ti, uma máquina com o melhor resultado de imagens e recursos, indicarias a Canon S100, SX260, G12 ou G15? Não leva em consideração que a G12 e G15 são menos portáveis que as outras, podem me dar essa ajuda?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larry.

      Isto dependerá das necessidades e do gosto particular de cada. Se eu pudesse, eu compraria uma 1DX, pois não me importo se a câmera é pequena ou não.

      Mas, dentre as quatro câmeras que você mencionou, eu ficaria com uma G12 ou com uma G15, pois são ótimas câmeras, com uma experiência de uso muito parecida com câmeras profissionais. No entanto, tem gente que prefere câmeras com bastante zoom, e neste caso deveria optar pela Panasonic.

      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu Henry, tenho esse mesmo pensamento, vou escolher entre a G12 e a G15, abraço !!

      Excluir
  2. Olá, Henry.


    Vou comprar uma Nikon D7000, mas os preços estão muito salgados. Você poderia indicar algum site onde eu possa efetuar a compra com um preço bom? De preferência aqui na brazuca mesmo, pq comprar no exterior tem o problema da alfandega e tal, mas se vc puder me indicar uma forma legal de comprar lá ficarei grata tbm.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Henry,

    O que achas da fz150?
    Parecida com a fz200 ou a panasonic fez uma atualização muito grande?

    Abraço,

    Jefferson.

    ResponderExcluir
  4. Olá Henry!

    Estava considerando uma T3i, tem muita diferença pra T4i? Será minha 1º câmera!

    Abraços,
    marcia

    ResponderExcluir
  5. Henry, com base nas informações do seu livro (Excelente), vejo que a 5D MK2 Canon, o que difere das demais cameras é que ela é um Full e tem o iso elevado... Estou tentando iniciar uma carreira fotogrofica com focos em Festas (Casamentos e festas infantis) Penso em comprar uma 50mm e uma Macro, você acha que esta de bom tamanho ? qual lentes você me recomendaria ? essa cam da para iniciar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson.

      A 5D Mark II é uma baita câmera, que poderá ser usada para qualquer estilo fotográfico que você desejar. A 50mm é uma grande aquisição, no entanto, para festas, eu recomendaria uma lente mais versátil do que uma macro, como uma Canon 24-105mm f//4 L. O preço é salgadíssimo, mas é um investimento que se paga com trabalho, além de ter uma das melhores lentes da Canon.

      Para retratos em festas, uma tele (ou uma zoom com tele) será muito útil para obter belas fotos. Além de um flash externo também.

      Abraços.

      Excluir
  6. Olá! Excelente artigo! Sou totalmente iniciante no mundo da fotografia e estou a escolher a minha primeira "semi-profissonal", se é que se pode chamar assim uma câmera com mais recuros que as compactas automáticas... um amigo meu trouxe dos EUA uma SONY DSX HX 200 V e estou bem balançado a comprá-la por R$ 1000,00. Está na caixa ainda, não foi utilizada. Andei procurando informações a respeito dela e o que encontrei foi uma faca de dois gumes. Alguns dizem que é boa para iniciantes outros torcem o nariz por ser Sony e ser bastante barulhenta e lenta... o que me dizem? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. A Nikon D7000 não compete com a T4I nem ao menos é da mesma categoria... para comparar com a T4I tavez a nova D5200 ou a atual D5100. A D7000 briga com a 60d da Canon, ambas com um corpo um pouco mais robusto e seladas, sistema de foco melhor, etc... em quesitos de nitidez e ISO alto a D7000 ainda sai na frente da 7D da Canon...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é a nomenclatura, Zero, pois a Nikon tradicionalmente reserva os quatro dígitos para suas câmeras introdutórias.
      Como não fui eu quem inventou isto, também não pretendo mudar estas definições. O que vi em alguns reviews é que a D7000 é considerada uma "upper entry-level".

      Você pode mandar uma reclamação para a Nikon: quem sabe eles não mudam o número do modelo para DXXX?

      Excluir
  8. Oi Henry

    Ainda não decidi a máquina a comprar, porém quero uma compacta avançada mesmo que o preço seja um pouquinho maior.
    Neste sentido tenho observado a Canon G1X , a Sony RX100 e a Nikon 7100.
    Gostaria de ter possibilidade de fotos com pouca luz.
    Destas 3, terias alguma sugestão? Ou ainda alguma outra nesta categoria que não citei e que seja superior?

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Tudo bem? Bom, vou comprar uma camera este ano, ja me decidi quals era atraves do seu blog, lendo muitoo, e pesquisando em sites do genero. Sera a Canon T4I - Porem existe uma diferença que eu nao entendi (é minha primeira camera) sera que voce poderia me ajudar? a diferença é nos numeros, uma é T4I 18.0 18-55 KIT e a outra é T4I 18.0 18-135 KIT qual a diferença entre os numeros 55 e 135? porque a diferença no valor é absurda! Voce poderia me ajudar-recomendar? Obrigada pela sua ajuda e atenção dispensada!

    Joice

    ResponderExcluir
  10. O que vc tem a dizer da linha Alfa da Sony? Talvez, alfa 33, 55 ou 77? É um equipamento de qualidade?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Henry!

    Estou pronto para comprar uma camera (com o $$$ na mão), poderia dar alguma sugestão/recomendação para me ajudar definir entre a nova Nikon D5200 e a Canon T4i.

    Grato,
    Tiago

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo site. Comprei seu curso no final do ano passado e adorei. Acabei de coltar dos EUA e trouxe uma Nikon D7000. Acho ela sensacional. Das reflex só conhecia a D90. Achei que ela fosse algo mais que apenas uma simples reflex introdutória. De qualquer modo, ela supre com sobra as minhas necessidades. Inclusive acho que pode suprir até de fotógrafos profissionais. Parabéns pelos textos. Estou querendo comprar uma lente Nikor 50mm. Mas realmente estiu na dúvida, pois quando jogamos no ebay aparece um mundo de lentes, iniciais e especificacoes que termino sem saber qual lente dessas serve paraa minha máquina: AF, AF-D, AF-DX, etc. Se puder me dar uma dica para ajudar na minha busca agradeço bastante. A D7000 tem autofoco na camera ou nas lentes? Qual modelo devo entao comprar? Há muita duferença na prática entre uma lente com abertura 1.2, 1.4 e 1.8, pois no preço vi que há (rs rs)?! Abs

    ResponderExcluir
  13. Ola pessoal, estou pois estou numa duvida cruel, nao muito leigo em fotografia...mas tambem nao sou experte...sempre usei as superzom...e estava decidido pegar uma fz200 da panasonic...mas ai me sugiu uma pulga na orelha...pq nao pegar uma camera um pouco melhor..tipo a NIKON D5100 ou CANON T3i...o que voçes dizem vale a pena mesmo deixar de pegar uma superzoom como a fz200 e pegar uma D5100 ou a T3i...grato a todos

    ResponderExcluir
  14. Eu possuo a Panasonic fz200 e a Nikon D5100. A Pana fz200 me agrada em muitos detalhes como velocidade de disparo,qualidade de imagem, lente clara e nitida e zoom a f2.8 em todo seu range e videos full HD super ótimos. Ja a Nikon ótima câmera produz fotos de grande qualidade,ótimas cores.Fiz varios testes com as duas cameras na Nikon usando varias lentes..* Mais no quisito disparos mais rápidos,velocidade de captura, ajuste do auto foco a FZ200 ganha disparadamente da nikon. Fica ai minha dica. Valew

    ResponderExcluir
  15. Oi, Henry!

    Vale lembrar que tanto a Canon SX240 como a SX260, possuem sim, modo manual.

    Abs.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Henry! Sempre dando uma olhada em seu site à procura de novas.
    Hoje no entanto gostaria de dar uma opinião, era uma boa dar uma atualizada nos modelos acima. Há atualizações que merecem ser vistas. Após a Canon G15 o modelo Nikon 7100 devia levar o nome Coolpix para não haver confusão com a D7100. Há modelos mais novos a informar como a P7700 e P7800. Mais à frente você pode aproveitar e adicionar o modelo que vem atualizar a D7000. Abraço, Helvio

    ResponderExcluir
  17. Oi tenho uma camera s4000superzoomx30da fuji e n ta regulando velocidade diafragma,e fotometro quando acerto um o outro desregula o q pode ser?mail.jenifmascario@gmail.com

    ResponderExcluir