quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Samsung Galaxy Camera: um tablet, um celular ou uma câmera fotográfica?


Há anos que prevejo que isto seria o futuro das câmeras fotográficas, ou pelo menos de um segmento das câmeras fotográficas.

Seja sincero e me responda: para que você usa uma câmera fotográfica hoje em dia?

Aposto que a maioria de vocês respondeu, sem hesitação: "para compartilhar com meus amigos no Facebook".

Fotografar se tornou um hábito social. Fotografamos as nossas vidas para poder dividi-las com nossos amigos, familiares, ou amores, muitos deles que estão distante de nós.

Nada mais natural que a câmera fotográfica também se transformasse e se conectasse à internet.
Isto não é novidade. Celulares com câmeras fotográficas já tem alguma história nas costas, e recentemente há uma porção de pessoas andando e fotografando com tablets por aí.
Mas qualquer um que já usou uma câmera de celular ou de um tablet e que já teve a oportunidade de fotografar com uma Reflex conhece as diferenças e as limitações daqueles equipamentos.

É neste ponto em que a Samsung resolvou atacar com a Samsung Galaxy Camera. Esta criatura é um tablet, assim como qualquer outro Samsung Galaxy, e também um telefone celular 3G, porém, o mais impressionante é que, acima de tudo, é uma câmera fotográfica, com resolução de 16.3 megapixels, zoom ótico de 21x (isto é, uma superzoom), com modo manual, filma em HD e possui uma porção de apps para incrementar suas fotos, usando Android.

A Samsung deu um passo imenso na tentativa de unir fotografia de verdade com os tablets. Sua grande concorrente no mercado de tablets, a Apple, não possui tradição de fabricar câmeras. As grandes fabricantes de câmera, como Canon e Nikon, não tem competência no ramo de tablets.

Por enquanto, a Samsung corre sozinha neste universo e, provavelmente, ditará o futuro das câmeras para muitos de nós, que usamos nossas fotos como uma maneira de dialogar com as pessoas ao nosso redor (virtualmente).

Por enquanto, o preço é alto, por volta de 600 dólares nos EUA, mas a tendência é que, se por acaso se popularizar e tornar-se uma tendência, que caia bastante nos próximos anos.


***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Muito legal mesmo! Seria uma forma excelente de ter sempre uma câmera com vc pra fotografar coisas que surgirem por aí já que carregar uma dslr nem sempre é viável. Mas sem sacrificar taaanto assim a qualidade das fotos, fotos de celular geralmente deixam muito à desejar.

    ResponderExcluir
  2. Fotografar com o ipad é ridiculo, mas com Samsung nao?

    merdinha de post pago disfarçado heim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Post pago? Bom se fosse!

      A diferença entre fotografar com um IPad e com esta câmera é básica: O Samsung Galaxy Camera é uma câmera com funções de tablet, enquanto o IPad é um tablet com uma câmera.
      Isto pode parecer irrelevante pra você, mas tente fotografar com zoom ótico de 21x com um IPad para saber, ou usá-lo com funções manuais...

      Agora, da próxima vez que vier escrever merda por aqui, por favor se identifique, pelo menos saberei com qual asno estou falando.

      Abraços.

      PS: não há nenhum post pago por aqui, infelizmente os fabricantes e distribuidores de câmeras fotográficas do Brasil tem pouquíssima visão e pensam que blogs de fotografia não tem relevância alguma para a venda de seus produtos. Inclusive, se alguém quiser anunciar seus produtos, pode me contatar através de calabocaeclica@hotmail.com

      Excluir
  3. Henry,
    Segui todas as dicas que você me deu há 1 ano...
    tô com uma canon t2i, um flash 430EX, uma lente 50mm 1.8, e uma 18-55mm.
    Tenho 300 dólares pra investir e pensei em uma nova lente.
    To fazendo aniversários infantis, book gestante externo e tenho um casamento em vista.
    Qual lente vc acha que mais se encaixa no meu segmento? dentro desse valor...?
    Aguardo seus conselhos,
    desde já agradeço a atenção de sempre.
    Sou fã!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. henryyyyyyyy me responde pliixxx..
    miinha tia viaja na sexta!!!

    ResponderExcluir