quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O que são as câmeras sem espelho (mirrorless system cameras)?


Até alguns poucos anos atrás, as câmeras fotográficas digitais se dividiam em três categorias básicas: compactas, compactas avançadas e Reflex (ou SLR).

No entanto, uma nova geração de câmeras nasceu, e tem prosperado e atraído a atenção de fotógrafos entusiastas e até de alguns profissionais, no que se conhece como câmeras sem espelho, ou mirrorless system.

Antes de tudo, a comparação com as Reflex, ou seja, as câmeras com espelho dentro, que permite que o fotógrafo veja a imagem através da própria lente, é imediata.
Basicamente, a proposta por detrás das câmeras sem espelho é a de uma grande qualidade ótica, por causa de sensores maiores, e lentes intercambiáveis, o que permitiria uma maior versatilidade ao fotógrafo.

As qualidades das câmeras sem espelho

1 - como não é necessário o espelho para o visor ótico, estas câmeras são menores, com lentes de tamanhos reduzidos também;
2 - um sensor maior influencia numa qualidade superior de imagem;
3 - são câmeras silenciosas em comparação às Reflex.

As desvantagens das câmeras sem espelho

1 - apesar de serem menores que as Reflex, ainda são câmeras relativamente grandes, ainda mais se estiverem com uma lente de zoom;
2 - há uma opção limitada de lentes, ou é necessário utilizar adaptadores para poder usar as lentes de câmeras Reflex;
3 - são câmeras caras, geralmente com preços mais altos do que muitos modelos introdutórios de Reflex;
4 - a maioria dos modelos não possui visor ótico.

Comprar ou não uma câmera sem espelho?


Todos os grandes fabricantes de câmeras já entraram neste mercado, ou estão para lançar suas versões das câmeras sem espelho (mirrorless system).
Isto é um indício claro que é uma categoria que chegou para ficar e que tem seu público cativo.

Não acredito que estas câmeras sem espelho encham os olhos da maioria dos fotógrafos profissionais, que optarão, caso desejem câmeras menores e mais leves, por compactas confiáveis, ao invés de um mini-trambolho.
Se é para carregar peso e chamar atenção, penso que quase todos votariam por uma Reflex introdutória.

E se pensarmos no quesito preço, basta dar uma olhada em alguns modelos para ver que o preço, por enquanto, é abusivo.
Em 2012, a Reflex da Nikon mais barata, a D3100, está custando nos EUA U$ 496, enquanto a mirrorless mais barata do mesmo fabricante, a Nikon 1 J1, está custando os mesmos U$ 496.

Lembrando que, com uma Reflex, você terá a opção de comprar quase qualquer uma das extraordinárias lentes disponíveis tanto da Nikon quanto de outros fabricantes, já com a mirrorless, há uma meia dúzia de opções, quando muito, além de várias outras limitações próprias da categoria.

Agora, se estas camerazinhas o seduziram, a minha recomendação é conferir os modelos de algumas das marcas mais tradicionais, como as da Nikon, da Canon (que lançará seu primeiro modelo de mirrorless ainda este ano), da Oympus e da Panasonic.

Existem também as câmeras da Leica e da Fuji, mas estas estão em outro patamar de fotografia e preço. Para uso amador, estão fora de cogitação para a maioria dos fotógrafos.

Você possui uma câmera sem espelho (mirrorless system)? Como tem sido fotografar com ela?
Por que então não compartilha alguma de suas fotos em nosso grupo do flickr?

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/


***
Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. A única mirrorless que me pareceu interessante é a EOS M da Canon. O adaptador da Canon vai permitir usar as lentes EF e EF-s.

    ResponderExcluir
  2. Estou indo pra Europa passar um ano e quero comprar uma câmera dessas, mais especificamente a sony nex c3k. Quero primeiramente qualidade mas também quero praticidade, pois irei viajar e uma reflex me parece muito grande pra ser levada para qualquer canto. Mas estou em dúvida se compro ela ou alguma compacta avançada, como a canon G12.

    ResponderExcluir
  3. Comprei uma samsung nx 1000.. Ainda não aprendi a mexer nela direito não.. mas gostei muito do que vi até agora... alguém pode me falar algo sobre essa maquina??? Dá dicas e tal?????

    ResponderExcluir