quinta-feira, 31 de maio de 2012

O que é crop factor e qual é o efeito dele em suas fotos?


Crop factor, ou fator de multiplicação, é um termo usado para designar a proporção da área da imagem em relação ao formato de referência, isto é, 35mm, que era o formato usado por muitas câmeras de filme.

Crop factor de 1, ou full frame, significa que a área da imagem é igual a de uma câmera 35mm, enquanto que um crop factor de 1.6 significa que a área da imagem é menor, quer dizer, o campo de visão de sua câmera será reduzido (foto acima, em vermelho área de uma câmera 35mm, em azul, área com crop factor).

Minha câmera é full frame (35mm) ou "cropada"?

Se você está se fazendo esta pergunta e você tem uma câmera digital, então é muito provável que o sensor de sua câmera tenha algum tipo de crop factor, ou a expressão horrorosa que vejo muitos usando, ela é "cropada"...

Câmeras full frame, ou com sensores com proporção equivalente à câmeras 35mm, são caríssimas, geralmente para uso profissional, e são poucos os amadores que podem se dar o luxo de carregar uma por aí.

Se você tem uma Reflex introdutória, você deve ter uma câmera com crop factor de 1.6 ou de 1.5, que são os formatos mais usados pela Canon e Nikon.

Alguns modelos podem possuir crop factor de 1.3, mas são mais incomuns.

câmeras compactas possuem outras proporções, como crop factor de 2 ou superior, ou seja, a área da imagem é ainda inferior.

E como isto me afeta na prática?

Depois de todo este blablablá teórico, o que importa é como isto vai afetar suas fotos na prática, então, para isto, apresentaremos três exemplos.

Tenho duas câmeras com crop factors diferentes, uma de 1.3 e outra de 1.6. Apesar de ser uma diferença pequena no campo da imagem, você poderá perceber claramente o efeito nas fotos, e poderá imaginar como este efeito seria ainda maior entre um crop factor de 1.6 para uma câmera full frame.

Na prática, o crop factor aumentará a distância focal de sua lente, e é por isto que também é conhecido como fator de multiplicação, pois você deverá multiplicar o valor do crop factor pela distância focal da lente.
Por exemplo, se você tem uma lente 50mm (isto é, equivalente a 50mm numa câmera full frame), para saber a distância focal real em sua câmera "cropada", você deverá multiplicar o crop factor pela distância focal.

50mm x 1.6 = 80mm

Neste exemplo, a sua lente de 50mm equivalerá, num sensor com crop factor de 1.6, a uma lente de 80mm, ou seja, de uma lente normal ela passará a uma telefoto.

Veja as comparações abaixo:

(clique na imagem para ampliá-la)

Aqui, há duas fotos com crop factor diferentes usando uma lente 17mm. Na primeira foto, com crop factor de 1.3, a lente de 17mm equivale a uma de 22mm, enquanto na segunda, com crop de 1.6, equivale a 27mm.
Repare como o campo da segunda imagem é um pouco reduzido em relação à primeira.

(clique na imagem para ampliá-la)

Já nesta segunda comparação, temos duas fotos tiradas com uma lente de 70mm. Em crop 1.3, equivale a 91mm, e em 1.6 a 112mm.

(clique na imagem para ampliá-la)

Por fim, nesta última comparação, temos uma lente de 300mm, que em 1.3 corresponde a 390mm, e em 1.6 a 480mm.

Como o crop factor pode ajudá-lo ou atrapalhá-lo?

Uma câmera com crop factor pode atuar a seu favor ou contra, dependendo da situação na qual você se encontra.

Se você necessita do maior ângulo possível de uma imagem, com uma lente grande-angular ou fisheye, você obterá os melhores resultados com câmeras full frame, ou com crop factor menores.

No entanto, se você estiver fotografando objetos distantes com lentes telefoto, um crop factor maior expandirá o alcance de sua lente, aumentando a distância focal. Por exemplo, se você tem uma lente de 500mm com crop factor de 1.6, sua lente equivalerá a uma lente de 800mm, o que é bastante!

E jamais se esqueça que, quando estiver fotografando em Modo Manual sem tripé, a velocidade do obturador mínima deve equivaler à distância focal da lente, para evitar que a foto fique borrada. Isto é, com uma lente de 70mm em full frame, a velocidade mínima deve ser de 1/70, mas se for uma 70mm em crop de 1.6, a velocidade mínima deverá ser de 1/100.

Outro efeito do crop factor é o aumento da profundidade de campo da imagem, ou seja, você obterá um desfocado com grandes aberturas muito mais evidente em câmeras full frame do que em sensores com crop factor.


***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Parabens pelo excelente blog.Gostaria de tirar uma duvida,tenho uma rebel xs e gostaria de comprar uma objetiva 50mm,mas para obter uma foto com ela a distancia focal seria de 80mm,entao para ter uma distancia real de 50mm eu teria que comprar uma obj.menor que 50mm? Ou a de 50mm ja da uma fotografia boa?agradece Jacqueline medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacqueline.

      Para obter o efeito real de uma 50mm numa XS, você precisaria de uma lente de 35mm.

      A vantagem da 50mm é que é uma lente barata e com uma qualidade ótica incrível. Mas se você preferir uma 35mm, há ótimas opções também.

      Abraços.

      Excluir
  2. Obrigada pela dica. Olhei os preços das objetivas 35 mm,realmente valores muito altos.grata Jacqueline Medeiros.

    ResponderExcluir