segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vai comprar uma câmera fotográfica? Confira quais são as melhores para 2012


Quer dizer que você decidiu comprar uma câmera fotográfica legal neste ano de 2012 e realmente aprender a fotografar?


Antes de tudo, confira o livro do nosso Curso de Introdução à Fotografa do Cala a Boca e Clica!, onde você poderá aprender tudo que interessa para começar a fazer estragos com sua nova câmera por aí, impressionando amigos e parentes e, quem sabe, até lhe dar um empurrãozinho caso um dia você queira tornar-se um fotógrafo profissional.

Depois, você tem de saber qual é um bom equipamento fotográfico e entender a diferença entre os diferentes tipos de câmera, para isto, dê uma lida nos artigos sobre câmeras compactas e câmeras profissionais, e também Então você decidiu comprar uma câmera Reflex?

Assim, você entenderá quais são suas necessidades e que tipo de investimento você terá de fazer, sempre lembrando que, quanto melhor for o equipamento, mais você terá de desembolsar. No entanto, sempre repito: uma boa câmera não faz de alguém um bom fotógrafo. Se você não souber utilizá-la, as fotos continuarão desinteressantes.

O que se segue é uma listagem de recomendações minhas, de câmeras boas e que lhe darão grande controle sobre a foto, permitindo-lhes aprender e desenvolver suas habilidades fotográficas.

Canon S100 - a melhor câmera compacta


Enquanto que, em tamanho e aparência, esta Canonzinha não impressione muito, bastante parecida com outras câmeras compactas do mercado, a Canon S100 é o que há de melhor em tecnologia, satisfazendo profissionais e amadores.
Possui controles manuais e tem impressionado muita gente com sua redução de ruído digital, permitindo fotos melhores em ambientes com pouca iluminação.
São 12.1 megapixels de resolução, fotografa em .JPEG e .RAW, faz vídeos em HD e tem GPS, marcando onde foram tiradas suas fotos. A distância focal da lente equilave de 24-100mm e a abertura máxima é de f/2 para 24mm. ISO de 80 a 6400 e flash embutido.

O preço médio desta câmera nos EUA é de U$ 420, o que pode parecer caro para uma câmera tão pequena, mas vale cada centavo para quem deseja praticidade e ótima qualidade de imagem.

Canon G12 - disputando a liderança entre as compactas avançadas



A verdade é que a maioria das pessoas não precisa mais do que uma Canon G12 para obter ótimas fotos. Esta câmera é a mescla perfeita dos recursos de câmeras compactas, simples e prática, com de câmeras profissionais, que permite controle total do fotógrafo.
São 10.4 megapixels, com fotos em .JPEG e .RAW, e lente com distância focal equivalente a 24-140mm. Possui Modo Manual e vários controles que fazem da G12 uma experiência bastante próxima de uma Reflex, quando se trata de controlar a exposição. Tem flash embutido e faz filmes em HD.

Está custando por volta de U$ 420 e, até o lançamento no mercado da Canon G1 X, com o preço previsto de 800 dólares, é o melhor que você pode encontrar nesta categoria.

Nikon 7100 - uma compacta avançada completa


A concorrente imediata da Canon G12 é a Nikon P7100, também um pequeno monstro no mundo das compactas avançadas.
Com 10.1 megapixels de resolução, distância focal equilavente a 28-200mm e ISO máximo de 2800, esta câmera disputa cabeça a cabeça a atenção de fotógrafos profissionais que necessitam de uma câmera mais portátil.
Também fotografa em .JPEG e .RAW e filme em HD. Sai na faixa de 410 dólares.

Fujifilm X100 e X10 - podem não ser as melhores, mas são legais pra caramba!


Duas câmeras que tem dado o que falar são as Fujifilm X100 e sua prima pobre, a X10.

A X100 é o sonho de qualquer fotógrafo que um dia usou uma câmera de filme na vida, no entanto, o pesadelo é o preço: são 1200 dólares para levar uma belezinha desta.
Uma câmera com 12.3 megapixels, com lente de distância focal fixa de 35mm e abertura de diafragma máxima de f/2.
A ausência de zoom pode desestimular alguns compradores, mas, sem dúvida, este foi o grande lançamento dos últimos anos e que provavelmente revolucionará esta categoria intermediária de câmeras fotográficas.



Para agradar gregos e troianos, a Fuji então resolveu cortar o preço pela metade, lançando a X10, que apesar de ser mais barata, um pouco mais simples do que X100, ainda assim é uma câmera bastante impressionante.
Com 12 megapixels de resolução, lente com distância focal equivalente a 22-112mm, filmando em HD e fotografando em .RAW e .JPEG, esta é uma câmera a se considerar seriamente. Custa por volta de 600 dólares, que ainda é um pouco caro, mas é uma baita câmera, de cair o queixo.

Canon Rebel T3i (ou 600D) e Nikon D5100 - as melhores Reflex introdutórias


Canon e Nikon são as líderes do mercado em se tratando de câmeras Reflex e se você se ativer a alguma destas duas marcas, há poucas margens de erro.

A Reflex introdutória da Canon que você deve prestar atenção é a T3i, ou 600D na Europa, com resolução de 18 mp, filma em HD, fotografa em .RAW e .JPEG e, com a lente do kit, tem uma distância focal de 18-55mm f/3.5-5.6.
Pela faixa de 760 dólares, você está levando para casa uma câmera confiável, tanto para uso pessoal quanto profissional, depois, é só investir em lentes e acessórios, e você estará feito.


Ou, por um preço semelhante, você pode comprar uma Nikon D5100, com resolução de 16.2 mp e lente do kit de 18-55mm. No fundo, as especificações da T3i e da D5100 são bastante parecidas e a escolha entre uma e outra dependerá mais do seu gosto pessoal.

Canon 7D - o negócio está ficando sério


Com uma Canon 7D, você está chegando quase no topo das linhas desta marca, com uma câmera extraordinária, com 18 mp de resolução, lente do kit 28-135mm f/3.5-5.6, que filma em HD, dispara flash externo da Canon sem fio, à prova de clima e areia e com um desempenho de ISO impressionante para situações com baixa iluminação.
Está a um passo das linhas top, com um preço bem mais acessível, por volta de 1500 dólares. É uma câmera que não o deixará na mão.

5D Mark III, o novo objeto de desejo dos fotógrafos profissionais



A Canon está decidida a entrar este ano de 2012 derrubando os queixos dos fotógrafos profissionais, com o lançamento oficial da 5D Mark III, consagrando esta câmera que já é o xodó de muitos fotógrafos e que também se tornou de muitos cinegrafistas por sua estupenda qualidade de vídeo.

A 5D Mark III é uma maravilha com 22.3 megapixels de resolução, full frame, com o novo processador DIGIC 5+ e o incrível ISO máximo de 102400, fotografando em .RAW e .JPEG, filmes em HD com até 29 minutos de duração.
A novidade é um novo modo para fotografar em HDR, com até 7 exposições diferentes que são processadas pela própria câmera.

A câmera é protegida contra o clima e poeira e é um dos equipamentos mais fenomenais que você poderá encontrar no mercado atual.

Custará a bagatela de 3500 dólares, sem lente, e a pré-venda já começou. Ainda pode demorar um pouquinho para chegar às mãos dos fotógrafos, mas é sem dúvida o novo objeto de desejo.


1DX - melhor impossível!


Agora, se você só se contenta com o melhor do melhor, então estamos falando da novíssima 1DX, uma aberração tecnológica de apavorar qualquer fotógrafo: 18.1 megapixels de resolução, full frame, fotografa 12 quadros por segundo (uma compacta normal é por volta de 2), totalmente vedada contra o clima, ISO máximo de 204000 (isto mesmo, 204 mil!!!!), 61 pontos de foco, filma em HD, ou seja, é tudo de bom.

Ainda nem foi lançada comercialmente e tem gente se matando por uma!

O preço estimado é de 6800 dólares (sem a lente). Já posso tirar a faca?!

Se você pode pagar isto, tenha a certeza que terá uma das melhores câmera do planeta da atualidade. Não é para muitos, eu lhe garanto...

Conclusão

Só demos recomendações de câmeras que possuam o Modo Manual e, portanto, permitirão que vocês estudem um pouco de fotografia.

Existem várias marcas e modelos por aí, algumas muito boas também, mas as recomendações acima são de câmeras que conheço e nas quais confio, e das quais vejo constantemente resultados excelentes de outros fotógrafos.
Nada impede que você consiga obter belas imagens com outros equipamentos, isto dependerá muito do seu talento e do seu conhecimento técnico, principalmente.

E neste ano de 2012 tenho a certeza que aprenderemos muitos juntos por aqui.

Imagens: divulgação

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. 204 mil de iso??? Meu queixo caiu!!!

    ResponderExcluir
  2. O que dizem é que a corrida dos megapixels acabou, Amyntor, agora é a corrida por um ISO maior...

    ResponderExcluir
  3. com securança tem se pode escolher a g1 X filha da g12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única questão que é a G1X custará o dobro da G12, com um preço equivalente a uma T3i. Neste caso, sinceramente, preciso uma Reflex, pois permitirá upgrades futuros e os acessórios poderão ser utilizados em outras câmeras da mesma marca.

      Abraços.

      Excluir
  4. só 204 mil de iso? hehe

    e eu achava 3200 da minha simples H-50 muita coisa haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jáfer, as minhas câmeras tem ISO máximo de 1600 e nunca achei que houvesse necessidade de mais. Raramente passo de ISO 400...

      Excluir
    2. Pois é, mas com uma câmera dessa em certas situações ela se sobressai na qualidade em situações de pouquíssima luz, pelo menos esse é o esperado né, acho que ela pode fotografar em ISO pra lá de 50 mil sem ruido, será possível ? Vou dar uma pesquisada a respeito de onde o ruido começa a se apresentar nessa ai.

      Excluir
  5. Fantastica, mas senti falta da Sony a77, alias, eu sinto muito pelo partidarismo desse blog, só Canon e Nikon. O que faz a foto é o fotografo e não o equipo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente: o que faz a foto é o fótografo e não o equipamento.
      No entanto, se esta fosse a única lógica, os grandes fotógrafos de moda e publicidade usariam uma Sony Cybershot e não Hasselblads e Mamiyas. Um ótimo equipamento nas mãos de fotógrafos competentes são capazes de fornecer resultados muito superiores do que se estivessem com uma camerazinha de brinquedo...

      Agora, sou parcial quando se trata de câmeras Reflex (eu e 90 e tantos por cento dos fotógrafos profissionais), é Canon ou Nikon. Você raramente verá um fotógrafo sério recomendando uma reflex da Sony, da Pentax, da Panasonic ou da Olympus, só se estiverem sendo pagos para isto. Canon e Nikon são os equipamentos que os profissionais usam e por vários motivos que já repeti em muitos artigos por aqui.

      Abraços.

      Excluir
  6. Também não vejo muita necessidade em ISO maior que 3200, mas deve ter quem use... Eu, por exemplo, não uso nem isso...só passo do ISO 400 em casos bem específicos e isso acontece raramente.

    ResponderExcluir
  7. o que é que achas da fuljfilm S1600?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço este modelo da fuji, então prefiro não opinar...

      Excluir
  8. Estou indo para EUA e quero comprar na Best Buy uma Canon EOS 60D, o que achas dela???? Ela vem com uma lente Canon EF-S 18-135mm IS, mas queria também comprar uma Tele por volta de U$ 800,00 dol. Qual me aconselhas?? Quero tirar fotos dos meus filhos brincando, nadando, paisagens e fotos noturnas. Me divertir , mas com belas fotos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A 60D é uma ótima câmera, da linha semiprofissional da Canon, entre a T3i e a &D.

      Com 800 dólares, você pode comprar uma lente da série L, que será o melhor investimento que você poderá fazer, como a 70-200 f/4 L. Tenho uma destas é a qualidade ótica é fenomenal.

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado Henry, andei olhando os preços dessa lente,na Best Buy ele está US$ 1.249.00, já passa bem do meu preço. O que achas da 70-300 f4-5.6 IS USM, ela está por US$ 649,00. Claro , não é uma série L, mas também não sou profissional. O que achas dessa??? Estaria servido para os meus propósitos??? A Canon 60D , está entre a T3i e qual??? Grande abs Fernando

      Excluir
  9. Olá amigo,

    Recentemente comprei uma Nikon S2500 para presentear meu irmão. A questão é que ele raramente tira fotos e só vai querer uma coisa que não dê trabalho (regulagens, nem pensar). Fiz boa compra? Minha mãe, esposa e sogra têm cybershots já dessa leva acima de 10mp e acho as fotos péssimas. Então, o modismo da sony não interessa.

    Estou prestes a comprar minha primeira câmera. Meu tio já teve experiência ruim com a Canon (elas quebraram. As fotos eram boas. 2 câmeras powershot A alguma coisa. Achei muito superior às sonys mais modernas).

    Já vi a recomendação da S100 e da S95, mas os preços que encontro na internet (acima de R$1000) estouram o orçamento. Quero algo até R$500. A Canon A220 parece interessante. O que recomenda entre as compactas? Desde já, muito obrigado e parabéns pelo site. É fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo.

      Não conheço este modelo da Nikon.

      500 reais restringirá bastante sua compra, ainda mais no Brasil onde os preços são mais altos. Dê uma olhada nas câmeras da Panasonic, que tem fabricado algums das melhores compactas do momento. No entanto, como não tenha muita ideia de quais são os preços de câmera no Brasil, não posso lhe ajudar muito com a escolha.

      Abraços.

      Excluir
  10. oi henry ,
    quero uma câmera profissional ,pelo seu post a canon 7D me agradou mto e acho q vai cair bem para o q desejo!(quero tirar fotos profissionalmente,como book de noiva ,gravida entre outras...quando me aperfeisoar.)
    amo fotografia e vou começar a fazer materias nessa area no proximo periodo na facul,então presciso comprar uma camera!
    vc acha q a 7D e boa pra mim ou vc tem outra pra me indicar posso comprar uma de ate $$2500 reais .e vc acha q seria interresante tentar comprar nos EUA usada ou ñ compensa?
    e gostaria de saber se a canon 7D e facil de mecher?
    muito obrigada aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A 7D é uma ótima câmera e valeria a pena comprar uma usada se o preço estiver razoável. A dificuldade para aprender a mexer nela dependerá de você e da sua disposição para estudar fotografia.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá Henry, eu to em busca de uma câmera profissional pois quero ser fotografa e estou pensando em comprar uma Nikon D3100 queria saber quais suas indicações sobre ela.

    ResponderExcluir
  12. oi, eu sou iniciante em fotografia e gostaria de comprar uma câmera para tirar fotos de futebol. Me indicaram a canon t2i e a nikon d3100. Qual você me aconselha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Oi Henry,

    estou iniciando na fotografia, apesar de já fotografar como amadora há algum tempo, e gostaria de saber se você acha que uma nikon d7000 é uma máquina boa para começar. Minha intenção é fotografar em estúdio...

    Agradeço a atenção...

    Renata.

    ResponderExcluir
  14. Ola Henry,
    vc indica alguma loja que venda maquinas usadas?
    Obrigada.
    Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika.

      No Brasil, não conheço nenhuma, mas você pode conferir a seção de câmeras usadas da B&H Photo e da http://www.keh.com/. A primeira, com certeza, entrega no Brasil.

      Abraços.

      Excluir
  15. Oi Henry ,
    Parabéns pela iniciativa de ajudar.... Sao poucos , raros pra se falar a verdade que tem prazer em ajudar como vc. A 2 meses faz depois de algumas pesquisas comprei uma d90 na italia, a d5100 e melhor???? Talvz vc se referia 2012? Porq a d90 é antiga mas muitos disseram que ê melhor que a d5100. Me deu um branco !! Sou novata e to começando.... Aforo fotografia !!!!!!! Bjs
    Grata
    Emiliana Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto acontece, Emiliana, de uma nova câmera ser um downgrade da anterior, como ocorreu na série da Canon com a D40. A construção da D50 era um pouco inferior à da câmera precedente.

      Neste artigo, estou me referindo a câmeras lançadas recentemente, mas isto não quer dizer que não haja câmeras anterior melhores ou tão boas quanto.

      Abraços.

      Excluir
  16. Olá Henry, excelente blog! Está de parabéns pelo seu incrível trabalho cara!

    Tenho 16 anos e desde pequenininho me encanto com a mágica que chamo de fotografia. Estou prestes a adquirir uma Sony Cyber-Shot HX100V, na faixa dos R$ 1000,00. Meu primeiro investimento na área. Como ainda sou bancado pelos meus pais (comprando ela economizando minha mesada já há algum tempo), não terei grana pra investir em lentes se optasse por uma SRL. Quero saber se farei um bom investimento?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Murilo.

      Mesmo com a lente do kit de uma Reflex você obterá fotos muito melhores do que com câmeras compactas. Depois, basta comprar uma 50mm f/1.8 que você já causará grandes estragos por aí.

      Para quem deseja se aperfeiçoar, não recomendo a aquisição de compactas...

      Abraços.

      Excluir
  17. Henry,
    Estou muito propenso a d500 mais do que a p7000. Entre as duas, qual deixa a foto mais nítida e maior nivel de detalhe?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Amei o blog... Mais tive tantas dúvidas com tantas câmeras excelentes e gostaria de uma ajuda maior. Não sou fotografa, sou apenas uma mamãe coruja que adora tirar fotos do bebezão de 1 aninho, e gostaria de adquirir uma câmera boa e que tenha uma imagem excelente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Não vi ninguem aqui comentando sobre as EVILs (eletronic viewfinder intercheangeble lens) como as Sony NEXs, Olympus PENs, Panasonic Gs, entre outras. Sem dúvida, elas revolucionaram o mercado fotográfico. Sensores grandes, ISOs altos de boa qualidade, lentes intercambiáveis (com adaptadores é possivel usar virtualmente quaisquer lentes...), isso tudo a um preço entre as compactas e as SLR, e ainda, tamanho reduzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, pelo valor de uma câmera destas, eu prefiro investir numa Reflex de segunda-mão, que será mais câmera e ainda poderá ser utilizada profissionalmente.

      Os reviews destas câmeras bridge não me convenceram, é verdade que elas são menores do Reflex, mas ainda são grandes o bastante para pesarem e chamarem atenção, além da ergonomia não ser das melhores.

      Para mim, ou é uma câmera pequena, leve, discreta e barata, ou é um trambolho com a melhor qualidade possível (e, de preferência, barato). Ficar no meio do caminho, não dá. :D

      Abraços.

      Excluir
  20. Henry, uma dúvida: você acha que é importante que a câmera tenha motor de foco embutido? A Nikon 5100 não tem, né? Por isso tava pensando na 7100...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amyntor.

      Nunca tinha ouvido isto de "motor de foco embutido". Fui pesquisar e vi que é uma coisa das câmeras Nikon, pois na Canon não existe isto.

      Pelo que entendi, a ausência de motor de foco embutido barateia a câmera, mas encarece as lentes (estas sim precisam ter o motor de foco), ou seja, acaba ficando elas por elas, a não ser que você invista pesado em lentes e compre uma porção delas.
      No entanto, para quem está comprando a primeira reflex introdutória com a lente do kit, não acho que seja um grande dilema.

      Abraços.

      Excluir
    2. Pois é. Depois que descobri que a Nikon tem lentes sem motor de foco achei que deveria comprar uma reflex com o tal motor. Até porque a marca tem uma grande variedade de lentes sem o motor (o que faz delas mais baratas) que numa 5100, ou 3100 (como é a minha), só funcionaria no manual. A finada d90 tem o tal motor. Salvo engano a 7100 também tem.
      Mas então quer dizer que nenhuma Canon tem? A Nikon tinha que complicar? Kkkkkk

      Excluir
  21. Boa noite! Quero saber dentre as marcas Nikon, Canon, Samsung e Sony qual a melhor câmera digital COMPACTA,se possível indicação de modelo com custo de até $400,00.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia. Está de parabéns pelo blog. Muito bom =)
    Sou iniciante e estou indo pros EUA no final de agosto e quero muito comprar uma câmera para aposentar a compacta da Sony que tenho. Entre a T3i da Canon e a D5100 da Nikon, acabei escolhendo a Nikon para comprar, porque li em sites que ela é melhor para fotografar, enquanto este modelo da Canon é melhor em filmagens, mas ambas são excelentes cameras para iniciantes. Acredito que fiz a escolha certa.
    Estou em dúvida em qual dos 3 produtos abaixo da Nikon irei comprar. Alguém pode me ajudar?
    Eu vi que na BestBuy tem a Nikon - D5100 com 18-55mm + 8GB Memory Card 8GB por $649. Tem também a Nikon - D5100 com 55-200mm + Memory Card 16GB + Bolsa, por $749.96. E por último, vi que vendem também a Nikon - D5100 com 55-300mm + Memory Card 16GB + Bolsa, por $849.96.
    Eu não entendo nada de lentes, não se vale a pena pagar numa 55-200mm ou 55-300mm, ou ficar com a lente do kit(18-55mm) Me ajudem, por favor. Não entendo nada dessa área de câmera. Eu so quero essa camera pra tirar fotos das viagens, festa em família, dos quadros que pinto e das arvores. Obrigado. Abraços. Raul =)

    ResponderExcluir
  23. olá fui indicada e perguntar a vc sobre a sony hx200v , estou querendo uma semi que tenha a disponibilidade de tirar varias fotos em sequencia, acompanho eventos de moda e gostaria que vc me indicasse uma para editoriais, catálogos..., estou na duvida , pois penso tb em deixar a sony e comprar, a nikon d 5100, mas a mesma eu não sei quantos quadros tira por segundo, e creio que não tenha panoramica, vc pode me ajudar, sei que as duas são bem distintas, não se comparam, pd nikon é nikon, mas a tecnologia da sony me prende a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maira.

      O brasileiro tem um fascínio pela Sony, mas, sinceramente, eu não recomendo a compra de uma câmera desta marca para ninguém. Para Reflex, as duas únicas escolhas razoáveis são Canon ou Nikon, já para compactas, dá para incluir Panasonic e talvez até a Olympus neste jogo. Estas são minhas recomendações. Se você pretende trabalhar, o ideal é uma Reflex.

      Abraços.

      Excluir
  24. Dúvida: entre a Canon G12 e S100, são as melhores opções dentre as portáteis? Qual a melhor?

    Obrigada,

    Fernanda

    ResponderExcluir
  25. Henry to cursando uma disciplina de Fotografia I na facul, e to a cada dia mais apaixonada, quero me profissionalizar... to querendo comprar uma câmera, super em dúvida entre a nikon D90 e a D5100 e a Canon 7D e a 600D help me, please! (: desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  26. Olá Henry, não sei se você pode me ajudar, ou alguma outra pessoa que acompanha seu blog, mas vi uma camera que me interessou muito que é a Câmera de 16MP L810 Filmagem HD LCD 2.7" Zoom Óptico 26x Foto 3D da Nikon, gostaria de saber se você conhece alguém que tem uma destas, se ela é boa ou como é. Procurei até no google comentários sobre ela, mas não tinha nenhum que fosse interessante para fazer eu comprar ou não comprar a máquina.
    Meri

    ResponderExcluir
  27. Olá Henry, o que vc acha da Canon SX 40is? Afinal, ela é considerada uma semi profissional ou compacta avançada? Parece que é muito boa, tem grandes funções. concorda? Parabéns pelo blog e obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Henry
    Me chamo Roberto, sou amante da fotografia, apesar de não possuir nenhum curso para tal, pois na minha cidade não possui. Gostaria de comprar uma máquina para fotografar de tudo, porém com qualidade boa para impressão e que possa me agradr, que consiga fazer boas fotos, não que nenhuma máquina que precise de lentes, quero uma máquina boa de qualidade, o que voce me indicaria? Pois na hora de comprar você fica sempre na dúvida. O que acha da canon Power Shot G11, ou da Nikon coolpix P510 ou ainda s600, ou existe outra com preço acessível e boas realmente, fico muito grata se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  29. Oi gente boa noite.
    Estou com uma dúvida pois quero uma camera que filma em HD e tire fotos sem perder foco,tenho dúvidas entre Nikon e Canon. Usarei ela mas pra tirar fotos videos pretendo fazer alguns exe: festas de crianças e casamentos e ai Henry qual vc me indicaria?

    ResponderExcluir
  30. oi, gostaria de saber o que tu achas da nikon D3100.

    ResponderExcluir
  31. Estou procurando uma camera pra comprar mas como eu estou começando um curso de fotografia agora eu não quero investir muito, gostaria de uma dica de qual camera devo comprar.

    ResponderExcluir
  32. Olá henry,

    O meu nome é Nuno e estava muito inclinado para a compra da Nikon P510 mas agora recentemente saiu a Canon SX50 HS... fiquei indeciso... qual me aconselha a adquirir...?

    Muitos parabéns pelo blog...

    Um grande abraço de Portugal... :-)

    ResponderExcluir
  33. Ola Henry, pretendo iniciar no mundo da fotografia, sou amante da arte. suas dicas sao fundamentais, pois sao muitas as duvidas no inicio, e nada melhor que uma pessoa com vivencia de causa para ajudar!! preciso de uma camera, pois com relação a lente acho que estou mais definido, pois gosto de fotografar pessoas, o que a 50mm f/1.8 faz com maestria, e paisagens e pessoas com longa distancia, a 75-300mm f/4-5.6, acho que vou ficar bem satisfeito com relação custo/beneficio. minha duvida fica quanto ao corpo. Compro a T3i, ou a T4i compensa? veio com mudanças significativas, pois tenho interesse em foto, nao video!
    Cara seu Blog é fantastico!!

    ResponderExcluir
  34. Henry, qual a melhor em resultado fotográfico e recursos, não em portabilidade, a Canon S100, Canon G12 ou a Canon G15?
    Muito bom seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Olá Henry,

    Adorei seu blog, meus parabéns!!!

    Gostaria de uma ajuda na compra da minha 1ª maquina fotográfica avançada, estou com muita duvida entre a S100 e a SX50 HS.
    Quero me aperfeiçoar em fotografia nada pra trabalho profissional, mais amo tirar fotos e agora que tenho condições de comprar uma maquina mais avançada fiquei com muita duvida.
    Pretendo utilizar a maquina pra fotografar de tudo (Família, Viagem, crianças brincando, Festa de Aniversario...).
    Mais uma vez parabéns pelo blog

    Abs

    ResponderExcluir
  36. Olá, tenho interesse em começar a tirar fotos de surf, gostaria de uma camera que tirasse fotos em sequencia, queria saber se a Canon rebel T3i é uma boa opção para isso.

    ResponderExcluir
  37. Por favor qual é a melhor a canon G12 ou a Sx500? A T3i acho muita coisa p mim. Nao tenho tanta necessidade é só para fotos bonitas de familia

    ResponderExcluir
  38. Ola Henry
    Me chamo Rita sou amante da fotografia.
    Estou amando e curtindo o que as pessoas estão comentando aqui. Quero muito aprender a tirar fotos comprei uma canon T3i. É uma boa câmera?

    ResponderExcluir