quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quanto mais megapixels melhor, né?

paris-15

Assim que você começa a desbravar o mundo das câmeras digitais, a primeira coisa que um vendedor vai tentar lhe empurrar goela abaixo é uma câmera com a maior resolução possível, ou mais megapixels.

Quase todas as pessoas pensam que quanto mais megapixels uma câmera tiver, melhor ela será, o que é um grande equívoco.

Uma câmera pode ter uma resolução monumental, mas ter, por exemplo, uma qualidade ótica medonha, e isto influenciará muito mais como ficará sua foto do que os megapixels.

Para começar, o que é megapixels?

O pixel é um ponto numa imagem digitalizada e é a menor unidade através da qual uma imagem pode ser representada.

Uma foto tirada por uma câmera digital é uma combinação de pixels, ou seja, destes pequenos pontinhos, que juntos formam a imagem que vemos.

1 megapixel é equivalemente a 1 milhão de pixels, ou seja, é pixel pra caramba!

Quando você olha uma foto como aquela do topo, jamais imaginaria que, no fundo, é apenas um montão de pequenos pontinhos coloridos reunidos.

Para você ter uma ideia, aproximaremos a foto pouco a pouco.

Recorte 1
Pont des Arts, Paris, crop 1

Aproximamos um pouco a imagem, mas como ela foi tirada com uma câmera de 10 megapixels, ainda é possível recortar a fotografia sem perda considerável de resolução.

Recorte 2
Pont des Arts, Paris, crop 2

Neste segundo recorte, podemos perceber uma pequena perda de resolução, mas ainda é uma foto utilizável, seja na internet e talvez até para imprimi-la em 10x15.

Recorte 3
Pont des Arts, Paris, crop 3

Neste recorte já podemos notar uma perda considerável de resolução, os contornos já não são tão definidos e podemos começar a perceber os pontinhos (pixels) da imagem.

Recorte 4

Agora o bicho já começou a pegar pra valer. Há uma grande perda de resolução e os pixels são bastante visíseis.

Recorte 5

Por fim, neste último recorte, temos uma imagem com resolução tão baixa, que mal daria para reconhecer a pessoa na foto.

No entanto, se você reparar o quanto uma imagem de 10 megapixels foi ampliada e até quanto pudemos recortá-la, você perceberá que o desespero por megapixels é infundado.

Para imprimir uma foto no formato tradicional de 10x15, uma câmera de 2 megapixels já é mais do que o suficiente. Você só precisará de maior resolução (mais megapixels) se você precisar imprimir a foto em tamanhos maiores.
A maior vantagem de uma câmera com mais megapixels é o fato de você poder recortar mais a foto, como fizemos acima, ou se você necessitar imprimir em grandes formatos com qualidade de resolução superior.

Se você usa sua câmera apenas postar fotos no Facebook ou para imprimir em formatos pequenos para mostrar aos amigos, você jamais precisará de uma câmera com 65 megapixels (nem de 10 megas, se pararmos para pensar), como algumas câmeras usadas por profissionais de moda.

Pont des Arts, Paris, crop montage

Então, respondendo à pergunta inicial:

"Quanto mais megapixels melhor, né?"

Não necessariamente. São tantos os fatores que influenciam em uma boa foto, sendo o fotógrafo o primeiro deles, que se você tiver uma boa lente e uma câmera antiga com menos megapixels, você poderá obter imagems muito melhores do que várias câmeras modernas com altíssima resolução.

Resolução não é tudo, meus amigos!


http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Giselle Iokilevitc27 de outubro de 2011 08:23

    Voce tem razão. Alias, antes de existirem as digitais, ainda na época das cameras que usavam filmes eu já passei por uma situação interessante: a primeira viagem de avião que fiz na vida foi em 1972, e naquela época haviam tambem várias cameras boas, de lentes e objetivas super super....pois bem: eu nessa ocasião tinha uma camerazinha "caixote", a mais simples e barata possível. E tirei fotos incríveis mesmo com essazinha e filme comum e barato. Claro que era pra ser ampliado só mesmo em 10 x 15, mas considerando-se o equipamento ficaram ótimas as fotos, e as pessoas que as viram não acreditavam que foi nesse equipamento...rs

    ResponderExcluir
  2. Ainda que nas câmeras de filme a situação era bastante diferente, Giselle.

    A resolução de um filme 35mm (este que se comprava para uso normal) equivale a de uma câmera com 25 megapixels, ou seja, muito superior do que a maioria das câmeras profissionais disponíveis hoje.

    E existiam muitas câmeras de filme com lentes excepcionais. Aliás, hoje é possível comprar ótimas câmeras de filme a preço de banana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Henry, boa tarde. Primeiramente parabéns pelo blog. Foi muito útil em meu exame de fotojornalismo. Chamo-me Juliana e estou no segundo ano de jornalismo. Quero me aprofundar mais na disciplina. Tenho em vista um câmera para compor meu primeiro portfólio. Entretanto me encontro numa dúvida cruel: preciso de uma eficaz para meu trabalho e que o custo beneficio seja a curto prazo. Estive pensando numa Nikon D7000. Poderia me sugerir o que devo fazer?
    Mais uma vez parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Esta é uma boa câmera para quem deseja entrar no mundo das Reflex, Juliana, e você poderá trabalhar com ela, se for o caso.

    Aos poucos, você poderá comprar outros acessórios, lentes e fazer upgrades no corpo da câmera, mas não precisa ter pressa. Estude, aprenda e tire bastante fotos por aí.

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Este teu site é muito bom! Muito legal de ler e aprender uma infinidade de coisas!
    Pergunto... teria como a gente conversar por email?
    Um grande abraço e tudo de bom pra ti!
    Fernando Cercato

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita, Fernando.

    Você pode tirar suas dúvidas por aqui mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a explicação sobre os Mega Pixels, parabéns, tenho acompanhado todos os seus artigos, muito bons mesmo.

    Abração

    ResponderExcluir