quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Introdução à Fotografia 26 - Composição: Enquadramento (Framing)

Grand Central, New York

A fotografia se assenta sobre alguns dos mesmos princípios das demais formas de Arte e, além dos princípios técnicos sobre os quais já falamos - ISOvelocidade do obturadorabertura de diafragmadistância focal -, um dos maiores segredos de uma boa foto é como os elementos de um quadro estão dispostos, o que chamamos de composição.

Existem várias técnicas de composição, e mais de uma pode estar presente numa foto.

Enquadramento (Framing)

Reflection on a pool, Fifth Ave, NYC

Esta é uma das técnicas de composição mais básicas e uma das mais simples de ser aplicada. Basicamente, o enquadramento (framing) é criar um quadro dentro de outro quadro.

Cusco, vista para a Plaza de Armas

Para tanto, você utilizará elementos da própria imagem, como pilares, árvores, muros, portas, janelas, pessoas, para delimitar o campo de visão de uma foto e conduzir ao tema.

South Seaport

Este é um dos casos nos quais centralizar o tema não é tão problemático, pois o enquadramento já serve para destacá-lo, ao restringir a área da imagem.

Nas fotos acima, vemos diferentes tipos de enquadramento.
Na primeira, a porta de entrada da estação de trem e o jogo de luz e sombras reforça a presença das pessoas que entram e saem pela porta.

Na segunda, temos um reflexo numa poça. Os limites da poça realizam o enquadramento, criando um ar misterioso e até absurdo, como se houvesse uma fenda no chão por onde passa a mulher.

Na terceira, vemos a praça principal de Cusco através das janelas de um prédio e, neste caso, é o jogo de cores que torna a imagem mais interessante.

E na quarta foto, há novamente o contraste entre o primeiro e o segundo plano. As sombras atuam como um quadro, salientando as silhuetas e os edifícios iluminados atrás.

Dog park on East Village, New York

Já nesta foto do cão correndo pelo parque, são as pernas das pessoas que compõem o enquadramento e destacam o cachorro, ao mesmo tempo em que o olhar do animal nos conduz a uma cena que não podemos ver, ou seja, a parte superior dos corpos das pessoas.

Exercícios práticos

1 - tente criar situações de enquadramento (framing), utilizando:

a - janelas e portas;
b - árvores;
c - pessoas;
d - objetos quaisquer.

2 - observe fotos de outros fotógrafos e tente perceber o uso do enquadramento. É uma técnica comum de composição?

Por fim, compartilhe conosco suas dúvidas, conclusões e comentários.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá Henry! Td bem?
    Tenho acompanhado seu site há pouco tempo pois sou inciante em fotografia. Queria parabenizá-lo pela inciativa e principalmente por compartilhar seu conhecimento.
    Gostaria de pedir para postar um capítulo sobre uso de flash externo, estou precisando comprar um e tenho dúvidas de para o meu momento precisaria já investir no Top 580II da Canon ou o 430II já resolveria. Trabalho com eventos corporativos.
    Obrigada desde já, abs
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana.

    Eu ainda não me decidi sobre o que vou falar de depois de encerrarmos o curso introdutório de fotografia, mas flash e iluminação artificial é uma das possibilidades.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! Posts quase que diarios e mais, técnicas de composição que nunca tinha ouvido falar. Conhecia a dos terços e bokeh mas não sabia que existiam tantas outras!

    Parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar!

    Pedro Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Henry!!
    Acho que me antecipei um pouco né rs
    Apesar de estar começando, trabalho com eventos corporativos e tenho intenção de fotografar alguns e o Flash externo é indispensável!! Vc se importaria de me orientar com relação a escolha do Flash para comprar? 580II ou 430II da Canon, considerando a pouca experiência....
    obrigada desde já!
    Mariana

    ResponderExcluir
  5. Se você pode investir num 580 EX, Mari, vale muito a pena. É mais potente, mais resistente e você poderá usá-lo como flash master num set de flashes, se for o caso.
    Mesmo assim, o 430 também é ótimo e deve ser o suficiente para a maior parte da situações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. ok Henry, muito obrigada, melhor investir no top logo....
    abs e bom final de semana!!

    ResponderExcluir