sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Nikon versus Canon: qual é a melhor marca de câmeras Reflex?


Os usuários destas duas marcas, Nikon e Canon, discutem há décadas sobre qual é a melhor e tentarão convencê-lo de que a que eles utilizam é qual você deve comprar.

Nikon e Canon são as duas principais fabricantes de câmeras fotográficas Reflex e empreendem uma batalha tecnológica ano a ano, numa corrida por inovações, por mais megapixels, por maior ISO e menor ruído digital, por uma melhor resolução de vídeo, por maior ergonomia, para fabricarem melhores lentes e assim por diante. Num ano, a Canon sai na frente e, por ligeira vantagem, ganha da Nikon, mas num ano seguinte, a Nikon chega na liderança, e assim por todo o sempre.

Não se engane, as duas marcas não são tão diferentes assim quanto se pensa e os modelos equivalentes, dentro de suas respectivas categorias, são muito semelhantes uns aos outros. Uma reflex introdutória da Nikon será praticamente tão boa quanto uma da Canon, e o mesmo vale para os modelos semiprofissionais e para os profissionais. As diferenças são tão sutis que nem mesmo um fotógrafo profissional saberia distinguir uma foto tirada por uma Canon de uma tirada por uma Nikon.

Quem deve ser o juiz desta disputa é apenas uma pessoa: você!

Na hora de comprar uma câmera Reflex, seja da Canon ou da Nikon, a palavra final deve ser sua. Se possível, vá numa loja onde você possa olhar as câmeras de perto e testá-las. Sinta como elas ficam em sua mão, se você gosta da sensação, como é o clique dela, se você consegue entender como funcionam os botões ou a lente numa primeira olhada.
Os modelos equivalentes das duas marcas costumam ter preços semelhantes, por isto, não dá para comparar diferentes categorias: uma câmera profissional da Canon será, sem dúvida, muito, mas muito melhor mesmo, do que uma Reflex introdutória da Nikon, mas também será, obviamente, muito melhor do que uma Reflex introdutória da própria Canon.
Saiba quais são suas necessidades e pesquise dentro da faixa de preço que você pode ou quer pagar.

E também não se esqueça que uma boa lente pode fazer toda a diferença na hora de se capturar uma bela imagem.
A Canon fabrica as lentes da série L, que possuem qualidade ótica excepcional e ótima construção, muitas à prova de clima, como chuva, neve ou areia. São lentes para a vida toda e são reconhecidas pelo aro vermelho. As mais baratas custam a partir de 600 dólares e as mais caras podem chegar a algumas dezenas de milhares de dólares. A lente Canon 24-70mm f/2.8L é considerada a melhor desta linha e custa 1400 dólares (só a lente!), ou seja, mais cara do que muita câmera por aí.

Já a Nikon possui as lentes Nikkor da série G, que incluem algumas das melhores lentes feitas pelo homem. Tem um anel dourado ao redor da lente e os preços variam bastante, mas o céu também é o limite. Muita gente concorda que a melhor lente já feita pela Nikon é a Nikkor 105mm f/2.8G, que custa a bagatela de 900 dólares (nos EUA).

O que você precisa ter em mente quando for escolher uma destas duas marcas é que, depois que você começa a comprar equipamento, seja câmeras, lentes, flashes e assim por diante, você está quase casando com aquele sistema.
Após você investir uma quantidade considerável de dinheiro fazendo upgrades ou comprando lentes, será muito difícil você trocar de marca no futuro. Além disto, você acaba se acostumando com as funções e com o design da câmera de cada uma destas marcas, e não é tão natural na hora de fotografar com uma câmera da outra marca.

E jamais se esqueça de que o maior segredinho de uma boa foto é quem está atrás da câmera. Não adianta nada você ter a melhor câmera do mundo com a melhor lente se você não souber como usá-la nem como fazer uma bela composição.

Só para constar: sou um fotógrafo Canon e adoro as minhas câmeras e lentes!




***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá Henry,
    você saberia informar se há nos Estados Unidos alguma loja que envie câmeras e acessórios para o Brasil. Infelizmente a Amazon só nos envia livros e cd's. A canon 60d por lá tá na faixa de $ 799,00, no Brasil sai por R$ 3.500 a R$ 4.000, uma senhora diferença. Chega a ser desanimador.

    ResponderExcluir
  2. A B&H Photo envia equipamento para o Brasil, Moisés, mas não sei dizer quanto é a entrega.

    Você pode ver no ebay também, alguns vendedores enviam pelo correio pelo Brasil, mas depois você será assaltado pela aduana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ola Henry....primeiramente parabens pelo seus ite. Muito explicativo e claronas informacoes. Sou cirurgiao dentista e estou pesquisando para comprar uma camera reflex. Estava interessado na Nikon D5100, o que vc acha? Indicaria alguma lente especial e flash? Ou a lente do kit e flash da maquina sao suficientes?

    ResponderExcluir
  4. A Nikon D5100 é uma ótima câmera, Sergio. Além do lente do kit é sempre bom carregar uma 50mm, que é umas das lentes favoritas de muitos fotógrafos.

    Um flash externo talvez seja um pouco de exagero, a não ser que você pretenda cobrir eventos, ou seja muito interessado em fotografia e queira fazer retratos, natureza morta ou brincar com iluminação artificial, senão, se for apenas para viagens e para fotografar a família, o flash embutido deve ser mais do que o suficiente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela dica, Henry.... Agora, a lente que vem no kit ja nao e uma 50mm??? De qto e entao, estou confundindo!!! Gosto muito de fotos e estou interessado em aprofundar no assunto!! Outra duvida e se esta camera consigo tirar fotos de detalhes em ambiente escuro, como a boca? Ou preciso adquirir mais algum acessorio?
    Meu pai tem uma nikon antiga.... Reflex convencional (de filme) sera q os acessorios, como o flash externo, da para ser utilizado nestas DSLR novas?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sergio.

    Geralmente, a lente que vem nos kits da câmera são lentes de zoom, que vão de grande-angular até telefoto.
    A 50mm você terá de comprar a parte.

    Desculpe a curiosidade, mas por que você precisar tirar foto de boca em ambiente escuro? Você sempre pode jogar o flash...

    As lentes da Nikon antigas servem para vários modelos digitais da Nikon, mas não tenho certeza sobre os demais acessórios. Acredito que não.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. A CANON NO BRASIL COMO NO MUNDO CONQUISTA PELA TRADIÇÃO SEM MUITO MARKETING ,JA A NIKON INVESTE PESSADO NO SEU MARKETING ,JA A CANON NÃO PRECISA TER MUITO ISSO POR QUE A FURTUNA E O TAMANHO DA EMPRESA E 4 VEZES MAIOR QUE A NIKON ,OU SEJA QUALIDADE E BOM PREÇO EO QUE AS PESSOAS VEEM ,JA A NIKON NOSSA PARECE QUE QUER CHEGAR PERTO DA CANON COM VALORES ABSURDOS ,AE VOCÊ FALA E MAIS CARO POR QUE E MELHOR MITO PURO,OLHA A QUANTIDADE DE PREMIAÇÕES DA CANON ,E OLHE A NIKON ,CANON SEMPRE COM SUA SIMPLICIDADE CONQUISTA CADA VEZ MAIS AS PESSOAS NIKON AINDA TEM MUITO A CRESCER APESAR DE TAMBEM SER UMA MARCA BOA ,A NIKON SE ACHA A TOP PODE VER EM VARIAS ENQUETES FAZ DE TUDO PRA ULTRAPASSAR A CANON INCLUSIVE COLOCOU EM REDES SOCIAIS QUE E A MELHOR DO MUNDO SERÁ??????????

    ResponderExcluir
  8. Estava querendo uma nikon d40 ,, o que acha ? afc.andrea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. É uma ótima câmera, Andrea, será uma boa aquisição para aprender e mesmo se você pretender se profissionalizar.

    Não entendi nada, Daniel. O marketing é uma estratégia legítima para as empresas divulgarem e comercializarem seus produtos. Não é porque uma investe e outra não (aliás, isto é bobagem, pois a Canon também investe em propaganda e divulgação, só não contratou o Ashton Kutcher para isto), que uma empresa se torna pior e a outra melhor.

    Para mim, credibilidade e qualidade de um fabricante de câmeras só se resume a uma coisa, fotos bonitas. E bons fotógrafos conseguem isto tanto com Canons quanto com Nikons. Os fotógrafos precisam de equipamentos confiáveis, com variedade de acessórios e lentes, com tradição, e no mercado atual só confiaria nestas duas marcas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá Henry... novamente agradeço a resposta. Bom.... realmente estou em dúvida. Falei anteriormente que estava interessado na D5100 da Nikon, mas estive pesquisando também a T3i da Canon... Não sei realmente qual a melhor câmera. Segundo o comentário do Daniel, entendi que a Nikon tem os preços mais elevados, mas pesquisando em alguns sites de fotografia, dizem que as Canon são mais caras.... Agora, qual seria melhor?? Qual delas tem um custo-benefício melhor?? Mesmo que a primeira compra saia mais em conta, será q posterioremente os acessórios saem mais caros com uma ou com outra??
    Bom... respondendo sua pergunta, sou Cirurgião Dentista e precisaria registrar os casos clínicos, os trabalhos efetuados na boca dos pacientes. Precisaria registrar detalhes em dentes que são bem pequenos e, o ambiente bucal acaba sendo muito escuro. O grande problema que temos ao fotografar a boca, são as sombras que ficam devido a iluminação externa e que o flash convencional ou da própria máquina faz. Agradeço novamente a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sérgio.

    Isto varia muito. A Canon é mais cara para certas linhas ou lentes, e Nikon para outras. Tem de pesquisar caso a caso.

    Como não conheço as especificidades das condições nas quais você fotografará, fica difícil eu dar alguma sugestão exata, pois não sei se você poderá usar uma grande-angular, que distorce o espaço, ou se necessita de imagem mais fiel à realidade (isto seria uma 50mm numa câmera full frame, no entanto, este tipo de lente não permite fotografar muito de perto).
    O ideal seria uma lente com uma grande abertura, para situações com pouca iluminação e que fosse Macro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Henry, gostaria de saber porque existe tanto preconceito com as câmeras reflex da Sony por parte dos profissionais. Tenho uma alpha 200 e tiro belas fotos com ela. E olha que a fotografia é apenas um hobby. Estou pensando em adquirir um equipamento novo e estou em duvida entre a rebel T3i e a Alpha Slt-A 55. Vi alguns comparativos E a Sony sai melhor entre as duas, então porque esse preconceito? Me da uma luz....rs
    Ps. Seu blogue é fantástico, super instrutivo

    Att. Sérgio Henrique

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sérgio.

    Não é exatamente um preconceito, é apenas como estas duas marcas, Canon e Nikon, se estabeleceram, dominaram e se antecipam ao mercado.

    Não sei quais são os comparativos utilizados, pois número de megapixels, ou ISO máximo, ou densidade dos pixels, por si só, não dizem nada.

    Não duvido que você tire boas fotos com uma Sony, assim como existem inúmeros fotógrafos que fazem bonito com Pentax, Fuji, Olympus ou até com IPhone.

    No entanto, a Canon e a Nikon possuem a maior variedade de lentes e acessórios do mercado, tanto de fabricação própria quanto de outras marcas, como Sigma, Tamron, Tokina, bem como flashes. Além de que as melhores lentes da Canon e Nikon estão, ao lado da Leica, Mamiya e Hasselblad entre os melhores produtos óticos já fabricados. E sabemos que o mais faz diferença numa bela foto, além do fotógrafo obviamente, é uma boa lente, tanto que tem gente que ainda fotografa profissionalmente com uma boa lente e uma 10D por aí e faz estrago.

    Não é à toa nem por preconceito que a Canon domina 41% do mercado de câmeras Reflex, a Nikon 40%, e a Sony e a Olympus com 6% cada uma. Alguma razão deve haver...

    Mas uma coisa é certa, depois que você escolhe um sistema e começa a comprar lentes e acessórios, é muito difícil mudar para outro sistema depois por causa do investimento necessário. Por isto, é fundamental saber o que você precisa e para quê.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber qual a melhor lente para fazer fotos aereas, tenho uma Canon 5D Mark II. Parabéns pelo superinteressante site.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Aldo.

    Depende do que você pretende. Se você quiser uma lente com bastante zoom, terá de vera uma telefoto, como uma 70-300mm f/4-5.6 L, se for para tirar fotos grande-angulares, uma 17-40mm f/4 L seria ótima, já que a 5D é full frame.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Henry. Seu blog é ótimo, estou aprendendo muito aqui. Tenho uma Sony DSC-W180, e estou querendo uma semi-profissional, mas não quero gastar muito, pois não pretendo seguir carreira de fotógrafa, apenas quero para viagens, fotos com amigos e coisas do tipo. Estou em dúvida entre a Nikon L120 e a Kodak Easyshare Max Z990, poderia me dizer qual a melhor? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Estes modelos que você citou, Luana, são compactas avançadas. Os modelos semiprofissionais são de câmeras Reflex que estão entre as iniciantes e as profissionais, mas, no Brasil, as lojas vendem câmeras compactas como semiprofissionais para enganar as pessoas.

    Não conheço estes modelos, mas eu recomendaria a Nikon P7000 ou a Canon G12. São ótimas câmeras, discretas e com as quais você poderá aprender fotografia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana,
      Eu tenho uma Kodak Z990 e dei uma Nikon L120 para minha filha. As duas câmeras tem preços parecidos e posso afirmar que ambas são duas boas câmeras compactas "superzoom" e muito fáceis de utilizar no modo automático. A Z990 tem zoom de 30 X e tem os modos de operação manual e automático. A L120 é um pouco menor (isso é bom), tem um zoom de 21 X e tem apenas o modo automático.
      Ambas tiram boas fotos se as condições de luz forem favoráveis.
      Mas, em situações de pouca luz, as DSLR são bem melhores que as "superzoom".
      Antônio.

      Excluir
  18. Boa Noite Henry!
    gosto muito de fotos já possuir varias cameras,
    mais quero trabalhar com fotografias e ser um profissional, fazer casamento,festa de rua, batizados etc...
    uma canon 60d ou t3i ou outra nikon! (tenho quatro mil reais).
    Ha tenho que fazer um bom curso e queria comesar com uma boa maquina.
    valeu!!
    adriano siqueira

    ResponderExcluir
  19. Oi, Adriano.

    Eu recomendaria comprar uma câmera mais barata, como a T3i, e investir em lentes e acessórios, como um flash externo que é imprescindível neste tipo de trabalho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. oi, tenho uma pergunta a panasonic lumix fz50,lente leica,é uma camera reflex? entre canon e nikon qual vc recomenda para eu iniciar meu curso de fotografia.abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leila.

    Esta câmera da Panasonic é uma compacta avançada. Se você quiser uma Reflex da Canon ou Nikon sugiro que dê uma olhada na Canon T3i ou Nikon 5100, ou até modelos anteriores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Ola Henry, estou com uma duvida cruel... nikon ou canon, a nikon tem uma definiçao de imagem melhor,porem peca no video hd e vice - versa, na sua opiniao qual seria a melhor soluçao, quero uma maquina que tenha uma excelente imagem e video hd(stereo), qual seria?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Ola Henry tenho varias duvida seu poste a judou bastante
    Mais moro numa cidade pequena e mesmo se for na cidade grande mais próxima eles não oferece estas marca que eu penso em compra a única profissional que peguei era muito pequena ficou desconfortável minha mau e dedos ficou em colhidos vou ter que fazer isto pela internet mais não posso errar na compra por causa do orçamento você poderia dar uma idéia destas câmeras.
    Canon Eos Rebel T3lente 18-55mm R$1600 reais.
    Ou
    Câmera Canon Eos Rebel T3i lente18-55mm R$2300 Reais.
    Flash Canon Speedlite Yn-468 Ttl Automatico C/ Lcd E Zoom R$360 Reais.
    Lente Canon 50mm F1.8 Para Câmeras Digitais Eos R$360 Reais.
    Lógico que tenho que compra bateria extra cartão de memória
    eu quero para fotografar casamentos baile de debutante estes fins.
    O que você acha das minha escolha desdeja obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Cara, que boa vontade em responder sobre fotografia. parabéns. vou abusar de sua paciência um pouco também, o que eu procuro é preço porque penso que as marcas se equivalem. to pensando em gastar até mil reais numa câmera comprada em Londres. um amigo mora lá e vai trazer uma pra mim. não entendo nada de fotografia, mas como sou curioso vou me dedicar depois de comprar a câmera.

    vi uma promoção no site do amazon, veja se a câmera é boa,

    http://www.amazon.com/Fujifilm-FinePix-HS30EXR-Digital-Camera/dp/B006T7QSVS/ref=bt_atcg_mine_pl_2?pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=gp-center-3&pf_rd_r=08STZGA43JXRB5WJBQVX&pf_rd_t=101&pf_rd_p=1341994742&pf_rd_i=502394

    parece que o display é retrátil

    se puder me ajudar, favor responder para

    ahcor.sevla@gmail.com


    Henrique Alves da Rocha, Aracaju - SE

    ResponderExcluir
  25. Oi, Marcelo.

    Como não faço vídeo com minhas câmeras fotográficas, não posso opinar sobre a qualidade deles, mas não acho que a Nikon ou a Canon sejam inferiores uma à outra de maneira considerável tanto em qualidade de imagem fotográfica quanto de vídeo. Para um leigo, acredito que não haja diferença alguma. Vai mais do seu estilo, do que você pretende pagar e quanto você pretende investir no futuro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo,

    Não vale pagar quase mil reais por uma T3i.

    Cuidado que este flash que você mencionou, o Yn 468 não é da Canon, é um outro fabricante compatível com a Canon. Eu recomendaria pegar os 800 reais que sobrarem da câmera e comprar um flash da Canon de verdade, como o Speelite 430 EX ou até um 580 EX, se der.

    E a 50mm, sem dúvida!

    E não se esqueça de praticar bastante, testar bastante seu equipamento e estudar antes de sair cobrindo eventos. A pior coisa é um fiasco logo de cara!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente, Henrique, acho um equívoco comprar uma câmera destas por este preço, que é exatamente o mesmo preço de uma Canon T3, uma câmera que serviria até para uso profissional.

    Mas, se você prefere um compacta, eu recomendaria uma Nikon 7100 ou uma Canon G12.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. o meu amigo de londres encontrou uma camera canon eos 1100d por

    356 libras, 970 reais, com lente

    http://www.amazon.co.uk/Canon-Digital-18-55-Lens-Kit/dp/B004MPQXZA/ref=sr_1_13?ie=UTF8&qid=1327237853&sr=8-13

    bom negócio?

    valeu pela atenção

    Henrique, Aracaju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henrique.

      A 1100D é a T3 na nomenclatura européia. Acho que o preço está bom, só não se esqueça de pedir para seu amigo comprar um filtro UV para a lente, mas acho que o vendedor tentará vender isto de qualquer maneira.

      Abraços.

      Excluir
  29. Valeu Henry,

    feliz ano novo

    câmbio final,

    desligo

    Henrique

    ResponderExcluir
  30. Posso falar uma grande besteira, mas fui fotografar uma competição de natação e perguntei a um dos profissionais que lá estavam do por que de tanta Canon em eventos esportivos e a resposta foi rápida. Melhor assistência técnica, preço de lentes e facilidade de uso. Até concordo quanto a assistência, pois a da Nikon está nas mãos da T Tanaka, que é recordista em reclamações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente, nunca precisei da assistência da Canon até agora e espero não precisar. Além disto, se você quiser assistência internacional, tem de pagar a mais por isto, e não é tão barato.

      Até onde percebo, o preço das lentes Canon são equivalente e até um pouco (ou muito) mais caras que as Nikon, especialmente nas lentes top.

      E sobre facilidade de uso, isto é relativo. Você saberá usar bem aquela câmera com a qual se acostumou. Estou acostumado com Canon, talvez demorasse um pouquinho para aprender a mexer numa Nikon.

      Não sei, não me pareceram argumentos tão convincentes, pois existe uma porção de fotógrafos profissionais com Canon e Nikon, e cada um tentará justificar sua escolha de alguma maneira, mas basicamente é uma questão de apontar o dedo e selecionar uma marca...

      Abraços.

      Excluir
  31. Henry voltei,

    apenas para informar que optei pela Canon PowerShot SX30 IS

    por 300 libras, um pouco menos de 850 reais.

    fiz bom negócio?

    abraço

    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não, Henrique, nesta mesma categoria de câmera eu iria por uma Canon G12 ou por uma Nikon 7100. Não chamam tanta atenção visualmente, mas são câmeras melhores, usada por vários profissionais como câmeras de backup.

      Abraços.

      Excluir
  32. mas não tem o zoom de 35 vezes.
    lembro que to falando como leigo, não entendo muito
    a sx 30 is me chamou a atenção visualmente e pelo zoom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A G12 não é superzoom, mas se este fosse um fator determinante, eu iria numa Panasonic, como a Lumix DMC-FZ100.

      Mas, sinceramente, nunca precisei de uma lente equivalente a 800mm na minha vida, na verdade, raras vezes necessito de 100mm.

      Por uma diferença de 50 libras, eu iria numa Reflex de olhos fechados, a não ser se eu preferisse uma câmera discreta, então certamente não seria nenhum destes modelos de compactas avançadas, que ainda assim são meio trambolhosas...

      Excluir
  33. Henry, são tantos modelos no amazon, que confesso estar meio doido

    muitos me dizendo a canon é a melhor câmera, outros que deveria escolher a nikon

    suas orientações bastantes pontuais e esclarecedoras

    sinceramente... não sei qual comprar

    uma certeza é não passar de mil reais, com capa, bateria e memoria

    o que voce compraria Henry?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu investiria numa câmera mais barata, como uma Canon t3 ou uma Nikon D5100, e depois, se necessário, comprarias lentes melhores.

      E não se esqueça de incluir o filtro UV nesta conta...

      Excluir
  34. já ia me esquecendo, mas já tava anotado

    voltamos então a canon eos 1100 d ou t3 como vc me explicou

    a nikon d5100 custa quase 550 libras, ultrapassa meu orçamento

    vou seguir seu conselho

    devo comprar então a canon, é mais barata

    é essa do link

    acho que vou ficar com ela mesmo

    http://www.amazon.co.uk/Canon-Digital-18-55-Lens-Kit/dp/B004MPQXZA/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1327717017&sr=1-1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final das contas, Henrique, é você que tem de julgar quais são suas necessidades. Se você deseja uma superzoom, pesquise os vários modelos existentes.

      Acho que, no caso da Nikon, a SLR mais barata seria a D3100, talvez esteja na mesma faixa de preço da T3.

      Excluir
  35. valeu, vou pensar com calma, tenho até o final de fevereiro
    a câmera é para uso doméstico

    não sou profissional, mas não gostaria de comprar uma que não fosse boa

    achei um site com comparações, vou ler alguma coisa depois

    www.cameraversuscamera.com.r

    perece interessante

    li que todas as cameras tem pros e contras, kkk

    vamos ver

    mas no final o que vai falar mais alto é o custo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é verdade. Mesmo as câmeras top possuem pontos contra, como o tamanho, arquivos enormes, dificuldade de uso, e assim por diante.

      Você tem de saber o que serve para você.

      Abraços.

      Excluir
  36. Ola Henry tudo bem ? tenho lido teu blog e gostado bastante eu atualmente moro na europa mais precisamente na Irlanda e adoro fotografia porem minha compacta acho que ja deu o que tinha q dar ja ate tiro boas fotos mais nao e isso da forma que eu gostaria qual nikkon ou Canon seria mais indicada para eu comecar agora ? Gostaria de avancar mais depois talvez umas fotos sub-aquaticas.desde ja agradeco

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.

      Dê uma olhada nas SLR introdutórias, como a Canon T3i (acho que na Europa é 600D) ou uma Nikon D3100.

      Abraços.

      Excluir
  37. Olá sou novo aqui no site e não intendo muito de camêras mesmo assim acabei comprando uma canon sx 230 hs, paguei 220 dólares por ela em torno de 400 reais, não aprendi a mecher muito bem em seus recursos mas a qualidade de imagem da mesma é muito boa.
    Você como expert nessa área poderia me dizer se fiz um bom negócio?

    Prabéns pelo site.
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliano.

      Eu entendo de fotografia, mas estou longe de ser expert em câmeras. Existem milhares de modelos por aí e este da Canon que você comprou não conheço, por isto, prefiro não opinar.

      Abraços.

      Excluir
  38. Oi Henry.!!!Meu nome eh Paula,
    Parabeeens pelas explicações meega esclarecedoras e objetivas.!!!!
    Comprei semana passada uma nikon5100,ela vem no kit duas lentes uma 18mm 55mm e outra 55mm 300mm,paguei em tudo 1600 reais nova.Valeu a pena?
    E mais uma coisa..essas lentes sao boas?
    Pq vejo muitos comentarios sobre as lentes 300..70 300...mas ate agora nw vii nenhum sobre essa 55 a 300mm da nikon..
    ja a 18 55mm acho q eh f/3.5 5.6..
    e ouvii falar q quanto mais baixa tipo 1.4 eh melhor..
    eh isso mesmo..?desculpa pelo bombardeio de perguntas..mas estou saindo da minha sony 10.1 normaliissima porque ja nw estou mais satisfeita com os resultados entao achei que seria legal su

    avamçar um degrau...fiz bom negocio?
    atualmente estou morando no japao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você pagou bem, Paula.

      As lentes que vem com a câmera geralmente não são extraordinárias, mas com certeza são melhores do que a de qualquer câmera compacta.

      Uma abertura grande é boa para situações com pouca iluminação, no entanto, quanto maior for a distância focal, menor será a abertura máxima, afinal, não se pode ter tudo na vida...

      O negócio agora é estudar e praticar muito.

      Abraços.

      Excluir
  39. Desculpe novamente Henry mais so mais uma pergunta para eu poder adquirir minha camera tem diferentes kits com lentes qual e a lente apropriada para eu comecar ?
    muito obrigado pela atencao
    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compraria o kit básico, como 18-55mm, pois as lentes do kit não são extraordinárias e eu prefiro selecionar as boas lentes depois.

      Abraços.

      Excluir
  40. henry,eu tenho uma camera seme proficional samsung e sou apaixonado por uma boa fotografia ,quero comprar uma boa camera proficional porem queria que vc me indicasse uma marca e modelo.assina MILTON BRITO

    ResponderExcluir
  41. Oi, Milton.

    Escrevi recentemente um artigo com recomendações de câmeras, dê uma conferida em

    http://www.calabocaeclica.com/2012/02/vai-comprar-uma-camera-fotografica.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Henry, parabens pelo site... tenho uma T3i comprei ela sem nenhum conhecimento em fotografia muito menos em maquinas...depois que me aprofundei mais no assunto descobri que realmente a camera do meu sonho atual é 7D. enfim, com o passar comprei lentes sigma 10-20mm f/3.5 HSM da linha EX e tambem uma sigma 18-250mm f/3.5-6.3 IS HSM. minha pergunta é estou bem servido de lentes? sei que as canon serie L são os top, logo, logo estarei comprando uma 7D, ou voce acha melhor desfazer dessas lentes citadas e partir tambem para as canon serie L? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu manteria a grande-angular da Sigma, Alex, e aos poucos trocaria pelas L. Se você puder comprar lente 28-105mm f/4 L, então você terá uma lente extraordinária em mãos, e que cobrirá boa parte de suas necessidades.

      Abraços.

      Excluir
  43. Olá Henry, primeiramente gostaria de parabenizar pelo site. Eu gosto muito de fotografia, porém nunca me aprofundei muito e estou disposto a estudar mais e praticar. Estou pensando em adquirir uma Nikon d3100 o q vc acha? é uma boa para iniciantes ? Uma cam não muito cara, pq estou disposto a investir meu orçamento em lentes e acessórios. Futuramente pretendo trabalhar com fotografia em eventos sociais, ensaios...

    muito obrigado;

    Willian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Willian.

      Uma D3100 será uma boa câmera para começar e aprender a fotografar. Depois, se você sentir necessidade, pode fazer upgrade aos poucos.

      Abraços.

      Excluir
  44. Qual a melhor nikon d5100 ou canon 600d ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Estas duas câmeras estão no mesmo nível de Reflex introdutórias, então não há grande diferença entre elas.

      A decisão por Canon ou Nikon dependerá do seu gosto pessoal.

      Abraços.

      Excluir
  45. Boa noite, Henry.
    Gosto muito de fotografia e todo lugar que eu vou levo minha câmera compacta (shows, bares, eventos, festas, etc.)
    Quero dar uma profissionalizada nesse meu hobby, comprar uma boa câmera e futuramente viver disso. Pretendo investir em cursos e equipamentos. Sempre leio a respeito, baixo apostilas e, em uma dessas minhas buscas, encontrei teu blog.
    Ele me deu uma boa esclarecida a respeito da escolha da minha câmera, estava totalmente perdida.
    Agradeço se você puder me dar uma dica. Em qual câmera devo investir? Quais lentes para acompanhar? Flash externo?
    Desde já agradeço.
    Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia

      Você pode conferir minhas recomendações de câmeras para 2012 no link abaixo

      http://www.calabocaeclica.com/2012/02/vai-comprar-uma-camera-fotografica.html

      Se você costuma fotografar muito em ambientes internos ou com pouca iluminação, um flash externo pode ser uma boa, mas é preciso dominá-lo, o que é uma coisa à parte.

      E uma lente que todos os fotógrafos deveriam ter é uma 50mm f/1.8.

      Abraços.

      Excluir
  46. Obrigada, Henry! Lívia.

    ResponderExcluir
  47. Henry, Boa noite.

    Atualmente tenho uma camera sony cyber 14MP com foto panoramica.
    Adoro fotografar, viagens, festas familiares, etc, estou querendo comprar uma camera melhor.
    Ainda nao vou entrar no mundo profissional, mas futuramente quem sabe...
    Me indicaram Canon T3, Nikon D3100, P500, sx30IS.
    Nao conheço nenhuma delas.
    Poderia me ajudar nas indicações?

    Grata

    Sueli

    ResponderExcluir
  48. Bom Dia Henry.!! Admiro pessoas como vc com tanta boa vontade de ajudar seu semelhante...Parabéns mesmo!!
    Tenho umas dúvidas a respeito de fotografias e de máquinas
    gostaria de comprar uma máquina que pudesse me atender em dois segmentos fotos de viagens passeios com a familia e que fizesse fotos ótimas de dentes dentro e fora da boca pois sou técnico em prótese dentária e gostaria de documentar meus trabalhos e talves publicar num futuro blog ou site..estou buscando informações e vou fazer cursos mais específicos ..a nikon ou canon tem lentes para fotos intra bucais com flash circular na lente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Orídio.

      As minhas sugestões de câmera para 2012 podem ser encontradas no link abaixo

      http://www.calabocaeclica.com/2012/02/vai-comprar-uma-camera-fotografica.html

      Como não sei quais são as especificidade da fotografia de próteses, não saberia lhe recomendar que tipo de lentes adquirir, provavelmente uma macro e, para isto, o ring flash também seria interessante.

      Abraços.

      Excluir
  49. Olá. Boa noite Henry. Sou um profissional da área da odontologia e estou pensando em comprar um equipamento mais em conta, mas que garanta uma boa qualidade para fotos intra-bucais e principalmente quando for projetar essas imagens em slides em projetor. Bom estou pensando em comprar uma lente macro e um flash circular sigma e uma canon T3i ,mas ela sai bem mais cara que a canon T3. Se eu optar pela canon T3 eu saio perdendo mto em qualidade nas minhas fotos. O q vc acha ?? qual seria sua opinião ?? Qual deveria comprar em termos de custo benefício ?? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Plínio.

      Apesar de ligeiras diferenças, a T3 e a T3i são câmeras bastante parecidas, no mesmo nível de tecnologia. O que importará mesmo serão as lentes.

      Abraços.

      Excluir
  50. ola Henry tudo bem?
    eu tou começando a fotografar pessoas
    ja tou me dando muito bem com uma camera simples e compacta
    e gostaria de investir numa DSLR e pensei em comprar uma canon t3 com lente 18-55mm,vi algumas fotos postadas no flickr,e achei a qualidade de imagem dela perfeita,tb andei dando uma olhada
    na canon sx40hs uma superzooom maravilhosa,mais vi que os ruídos dela são muito visiveis em algumas fotos!!!
    Vi num tópico vc falando sobre pedir junto na compra com o filtro UV!!pq terá alguma complicação se eu usa-la sem o filtro!!!Quero uma opinião sua!!Agradeço desde ja!!

    ResponderExcluir
  51. Oi Henry...amei esse post...muito válido!!parabéns!!
    Uma pergunta: tenho um amigo nos EUA e que vai trazer uma camera para mim, mas o orçamento é curto, entre 350 e 500 dólares. O que você indicaria entre nikon e canon profissionais? Vi uma Canon T3 por 600U$...mas queria mais barato...estou iniciando e ainda nem fiz curso, mas quero uma básica que dê pra trocar a lente depois. Um abraço e obrigada!
    Déia.

    ResponderExcluir
  52. Olá Henry, estou adorando ler o seu blog. Já percebi uma melhora em minhas fotos. Tenho no momento uma Olympus SP-800UZ, mas estou querendo trocá-la. Motivo: observação de aves. Poderia me dar uma orientação sobre uma máquina boa e lentes para essa atividade?? Lembrando que muitas vezes a mata é fechada e os amiguinhos penosos ficam meio ariscos com a aproximação. Obrigada desde já. Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia.

      O mais importante nem é a câmera, mas a lente que você utilizará. Para aves, o ideal é uma telefoto longa, de 300mm ou superior, só lembrando que boas teles costumam ser caras.

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada, pela dica!!! Valeu!!

      Excluir
  53. Oi Henry em primeiro parabéns pelo blog hehe...
    Bom eu tenho uma dúvida, eu quero comprar uma Canon T3i mas não no BR por causa do preço e minha dúvida é se alguem ja comprou camera no Amazon, se deu tudo certo, e vale a pena?

    ResponderExcluir
  54. Boa noite Henry, ha tempos venho pesquisando muito sobre slr's, e aqui no seu espaço foi onde mais me esclareceu duvidas. Mas ainda há o aquela duvida eterna: canon ou nikon, creio q a resposta seja impossivel! Mas assim.. de inicio nao tenho muito oque investir,entao procuro custo beneficio nos acessorios por exemplo, como sou iniciante quero uma camera que de pra inicio quanto de uso a trabalhos mais serios futuros, de principio, eventos e estudios. Estou pensando entre Nikon 5100 e Canon t3i, é uma boa pra este tipo de trabalho?? E qual a diferença entre a T3i e a T2i ??
    Abraço;

    ResponderExcluir
  55. OlA, Henry tenho uma nikon d5100, e gostaria de comprar uma melhor com um preço bom, qual vc me indica... e qual marca NIKON OU CANON...obrigada

    ResponderExcluir
  56. Olá Henry. Estou nessa fase de grande dúvida entre Canon e Nikon. Sou apenas iniciante, já fiz curso de fotografia e pretendo realizar outros para entrar no mercado profissional. Problema é que esse "grande passo" de qual câmera comprar está me deixando louca. kk. Entre essas câmeras: Canon T3i, 60D / Nikon D90, D300s, D7000, qual você me indicaria? Lembrando que sou uma iniciante na área mas também quero realizar uma boa compra, pois pretendo ficar um tempo razoavel com a futura câmera que eu comprar. Agradeço pela atenção e ajuda.

    ResponderExcluir
  57. Nossa, nossaih... nossa... estava pesquisando no google que câmera comprar e achei seu site, parabéns muito bom adorei e vou visitar sempre, então sou bem leiga neste assunto e estou entrando agora na blogosfera da moda, fico encantada com as fotos de minhas amigas blogueiras e queria uma câmera bacana pra mim, não muito cara mas de boa qualidade, pode me indicar alguma e o site onde posso comprar aqui no Brasil, sou do Paraná abraços a vc e sua esposa, fico no aguardo de um e-mail samantha.dorabiato@hotmail.com

    Acesse meu blog www.tucafashion.blogspot.com pode deixar a resposta lá tbm, até...

    ResponderExcluir
  58. Olá! Tenho uma superzoom da sony, a HX100v que comprei por 350 dólares e gostaria de saber se ela já atende os requisitos mínimos pra aprender fotografia, visto que ela tem modo Manual, mas o anel do foco é lento e desengonçado, e se o sensor muito pequeno (1/2,3") pode me atrapalhar. Adoro seu blog, ótimo o seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael.

      Apesar de ter modo manual, nem sempre uma câmera é apropriada para quem deseja se aprofundar no assunto. O ideal, para quem pretende se profissionalizar um dia, é uma Reflex da Canon ou Nikon.

      Abraços.

      Excluir
  59. Oi Henrie!
    Gostaria que voce me desse uma opiniao .
    Eu comprei uma Nikon D5100 com lente de kit(18-55mm)!
    Eu começei agora a aprofundar a fotografia e me apercebi que o que mais gosto de fotografar é a fotografia macro!Esta lentes para macro, axo que em termos de fotografar insectos pequenos nao dá !
    Portanto gostaria que você me indica se uma lente Macro boa o suficiente para tirar boas fotografia de insectos pequeninos entre outras coisa, e que nao seja muita cara!(até 500€ = 1.245,31 reais)

    ResponderExcluir
  60. Quem quiser escolher uma marca - "Canon" ou "Nikon", determine as faces de uma moeda e jogue para cima. A face associada a marca que cair para cima é a melhor.

    ResponderExcluir
  61. Oi Henry, td bem?
    estou com muita dúvida, pretendo comprar uma camera esse ano e vi que a Nikon D5100+lente 18-55mm é boa pra mim e pro meu bolso, já estava quase decidida em levar essa...
    só que dai vi uma nikon D3100 +lente 18-55mm +lente 55-200mm+ bolsinha+ memorycard 16gb pelo mesmo valor da outra ....

    Daí bateu akela dúvida... qual dos dois kits vale mais a pena na sua opnião?

    Obrigada! ;)

    Mariana

    ResponderExcluir
  62. Oi Henry, Tenho uma duvida, comprei a pouco tempo uma Canon T3. e o vendedor me falou alguma coisa sobre a vida útil do obturador. isso me desanimou um pouco pois estou para começar um curso de fotografia, eu não tiro nem 1000 fotos por mês. será que o Obturador pode ser trocado quando ele quebrar, ou terei que comprar uma outra câmera. ou será que estou preocupado antes do tempo? rsrs

    Att.
    Leandro Ferrari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a vida útil das câmeras, recomendo a leitura deste artigo abaixo, Leandro.

      http://www.calabocaeclica.com/2012/02/qual-e-vida-util-de-uma-camera.html

      E o obturador pode sim ser trocado, mas precisa clicar muito antes disto.

      Abraços.

      Excluir
  63. Olá , sou um entusiasta em fotografia , acabei de comprar uma nikon D5100 e gostaria muito de umas dicas sobre lentes.
    Gosto muito de tirar fotos de paisagens , mas tambem de objetos distantes.
    Gostaria de saber sobre essas lentes mais baratas:
    Lente AF Nikkor 50mm f/1.8D
    Lente AF Zoom Nikkor 70-300mm F 4-5.6G ,ambas custam +ou- 550 reais , sendo que não me importo se tiver que focar manualmente , desde que a lente sirva em minha camera.
    Lembrando que apenas gosto de fotografar , não pretendo ser profissional.
    Desde já um Muito Obrigado
    ]unior

    ResponderExcluir
  64. Olá!
    Adorei o blog, mas estou com uma mega dúvida!
    Pretendo comprar esse mês minha câmera, mas não consigo me decidir sobre o modelo. Estu dividida entre uma Canon T3i que está 749 dolares e uma Nikon D3100 que está 579 dolares.
    Qual vc recomenda?!

    Obrigada
    Natane

    ResponderExcluir
  65. Olá, boa noite.,

    Estou querendo comprar uma Nikon D5100 ou Canon T3i, mas ando com diversas duvidas, qual delas sera a melhor para fotografias e videos.Por favor me ajudem!

    Grato!

    ResponderExcluir
  66. Olah>>

    Muito massa o blog>>>>
    Estou iniciando nesse mundo, mas ainda naum tenho câmera, estou acumulando teoria por enquanto>>>>

    Mas tenho dúvida quanto a câmera>>>>
    Naum pretendo ser profissional (axu que estah tarde), mas tenho gosto pelas foto macro.

    Entaum, vc recomendaria algumas????????

    ResponderExcluir
  67. POr favor estou querendo comprar uma maquina da Nikon L810, porem quando fui na loja e testei com o zoom (acredito que+ou- 10 mts) achei a imagem não muito nitida. Tornei a ir em outra loja e pedi ao vendedor para tirar uma foto minha em uma distancia tambem parecida (10mts) e ele não conseguiu colocar uma imagem legal. Ficou parecendo quando entra no zoom digital ( um pouco embassado).

    ResponderExcluir
  68. Tenho uma produtora de vídeo, mais agora estou entrando de cara! em fotografia. comprei uma Nikon D-7000 e um SB-910, Gostaria de saber se fiz uma ótima compra? trabalho com eventos sociais, gravação de shows, comerciais e outros.

    ResponderExcluir
  69. Olá Henry,
    Gosto de fotografia e suas explicações são excelentes. Tenho uma compacta Sony TX9 e no momento estou querendo comprar duas câmeras Canon: Canon Powershot SX-50 HS (por seu grande zoom) e Canon Rebel 650D T4i com kit 18 - 135 mm STM.
    Minha dúvida: Seria melhor investir na Rebel e comprar outras lentes do que adquirir as duas?

    ResponderExcluir
  70. Olá, Henry.
    Estou adorando o seu blog. Já faz um tempo que estou querendo aprender sobre fotografia. Acredito já ter explorado o máximo da minha camera compacta. E agora, como estou indo para os Estados Unidos, quero comprar um camera dessas denominadas semi-profissionais para começar a aprender mais. Queria pedir seu conselho. Andei pesquisando e me encantei com a Nikon-Coolpix P510. O zoom dela parece incrível e, como moro em Brasília, existem ótimas possibilidades de explorar esse recurso por aqui. Pelos sites que vi, ela vai sair algo em torno de US$400. O que vc acha? Será que ela é complexa demais para uma iniciante?
    Abs,
    Jolie

    ResponderExcluir