segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tirando fotos melhores com sua câmera compacta

Camera compacta

Então você não é um profissional de fotografia nem pretende ser, tudo que você quer é uma câmera pequena, discreta e que tire boas fotos?

A boa notícia é que você não precisar ter uma Reflex nem trambolhos para obter boas fotos.
A má notícia é que quem tira boas fotos é o fotógrafo e não a câmera, ou seja, se você tiver uma baita câmera e não souber utilizá-la, as fotos serão ruins, mas se você souber como utilizar sua camerazinha, seus problemas estarão resolvidos.

Câmera Compacta - Central Park
(Foto tirada com uma compacta avançada da Panasonic)

Hoje em dia, existem trilhões de modelos e marcas de câmeras compactas, algumas são simples, baratas e com poucas funções, outras são caras, complexas e com mais funções do que você um dia conseguirá aprender a utilizar. Algumas câmeras compactas podem custar até mais caro do que Reflex introdutórias e, muitas delas, nem são tão pequenas assim. E se você estiver em dúvida se sua câmera é uma Reflex ou uma compacta, é quase certeza de que seja uma compacta.

A seguir, veremos algumas vantagens e desvantagens das câmeras compactas, para que você saiba quais são seus potenciais e limitações.

Vantagens
- as câmeras compactas costumam ser muito menores do que as Reflex, por isto, são mais discretas, fáceis de se carregar, cabem até no bolso e não fazem barulho na hora do clique.
Se você pretende fotografar dentro do metrô, ou em algum lugar que exija silêncio e discrição, uma compacta é uma ótima alternativa;

- costumam ser fáceis de usar, qualquer leigo pode apertar o botão e tirar uma foto. Se você está viajando e quer que alguém tire uma foto sua com uma bela paisagem atrás, será muito mais fácil encontrar alguém que saiba usar uma compacta do que alguém que use uma Reflex.

Câmera Compacta - Maragogi
(Foto tirada com uma câmera compacta à prova d'água da Panasonic, por: Denise Nappi)

- muitas tem qualidade de imagem satistatória e algumas chegam a ser excelentes. Além disto, existem modelos à prova de choque, ou à prova d'água, ou com funções especiais. Enquanto que comprar uma proteção para tirar fotos subaquáticas pode custar alguns milhares de dólares, com pouco dinheiro você tem uma alternativa razoável para se divertir.

Henry Bugalho
(Foto tirada em estúdio com uma câmera compacta avançada da Canon, por Denise Nappi)

- alguns modelos avançados podem ser tão bons que servem como câmera de backup para alguns professionais. Modelos top da Canon e Nikon não deixam nada a desejar a câmeras Reflex introdutórias, dentro de suas limitações. Se sua câmera tiver Modo Manual, você poderá aprender bastante e aperfeiçoar sua técnica fotográfica.

- como a maioria só fotografa em formato .JPEG, é ideal para quem quer clicar e pôr na internet para os amigos e parentes verem.

Desvantagens

- as câmeras compactas costumam ser lentas e dificilmente capturam bem movimentos rápidos. Em ambientes com pouca luminosidade pode ser um sofrimento obter uma foto que não esteja borrada.

- fotos tiradas com ISO alto costumam ter qualidade muito inferior (muito ruído digital) à câmeras Reflex.

- não proporcionam tanto controle ao fotógrafo, as funções são predeterminadas e limitadas.

- muitas são construídas com materiais fracos e não resistem a usos mais intensos, tendo problemas ou defeitos com frequência maior do que câmeras mais bem construídas. Além disto, o tempo de vida delas é inferior e se tornam obsoletas com incrível rapidez.

- A duração da bateria de uma câmera compacta tende a ser menor que uma Reflex.

- câmeras compactas não possuem, geralmente, aberturas de diafragma grandes, por isto é quase impossível obter um bom bokeh (aquele desfocado no segundo plano) com elas.

- Não impressionam os amigos! Ninguém vai pensar que você sabe tirar fotos se sair com uma compacta por aí.

Como tirar fotos melhores com sua câmera compacta

Câmera Compacta - Public Library
(Foto tirada com uma compacta avançada da Panasonic)

Mesmo que você não veja ou não entenda, os princípios por detrás do funcionamento de uma câmera compacta são idênticos aos de todas as demais câmeras: ISO, abertura de diafragma e velocidade do obturador.
Mesmo que sua câmera não tenha Modo Manual e não lhe permita controlar todas estas configurações, boa parte delas possuem as seguintes funcionaliadades.

Exposure Compensation

Camera compacta

Por mais inteligente que sua camerazinha seja, nem sempre ela dá uma bola dentro. Às vezes, com cenas muito escuras ou muito claras, ou com contraste alto, ela tem dificuldades para determinar qual a melhor exposição. No entanto, você pode ajudá-la na função "Exposure" (compensation), deixando a foto mais clara ou mais escura, dependendo do efeito desejado.

Controle de Branco

Camera compacta

Já explicamos que os diferentes tipos de iluminação possuem temperaturas distintas que afetam a tonalidade de suas fotos. Se você perceber que alguma coisa não está legal com as cores das fotos que você está tirando, tente ajustar a função White Balance (controle de branco). O efeito pode ser milagroso.

Macro

Camera compacta

Se você for fotografar um objeto ou pessoa muito perto da lente de sua câmera, como um inseto ou uma flor, por exemplo, ajustar a função Macro pode ajudar a obter uma foto mais interessante (às vezes, câmera nem enfoca objetos muitos próximos se não estiver em Macro), mas não se esqueça de desligá-la quando for fotografar paisagens.

Outras funções

Câmera Compacta
(Foto tirada com uma compacta da Ricoh)

As câmeras compactas comumente possuem Modos Criativos, para diferentes situações, preparando a melhor configuração da câmera para elas. É muito importante testar e aprender a utilizar estes Modos Criativos, pois é o único tipo de controle que você terá neste tipo de câmera.

Algumas também permitem controlar o ISO, que já é um ótimo começo, pois a qualidade da imagem pode se tornar imprestável depois de certo grau (que varia de câmera para câmera).

Conclusão

Câmera Compacta - Maragogi
(Foto tirada com uma câmera compacta à prova d'água da Panasonic. Eu é que não entraria com minha Reflex no mar)

Uma câmera compacta pode ser uma ótima ferramenta, tanto para um fotógrafo amador quanto para um profissional, se você souber como utilizá-la bem.

É impossível falarmos de todas as marcas e modelos do mercado e de suas funções, por isto, é fundamental que você leia o manual do fabricante do começo ao fim e explore sua câmera. Vá para a rua e tire a foto de tudo em diferentes condições de dia ou de noite.

Câmera Compacta
(Foto tirada com uma compacta da Nikon e com pós-processamento "pesado" em Photoshop)

Se você souber usar o Photoshop ou algum outro programa de edição de imagens, muitas fotos de câmeras compactas podem ser melhoradas, tanto em contraste, nitidez, saturação ou reduzir ruído digital no pós-processamento.

As técnicas de composição de uma boa foto são exatamente idênticas às de uma câmera Reflex, ou seja, basta estudar um pouco e praticar.
Com o tempo, você notará uma melhoria considerável em suas fotos e talvez até se interesse em avançar mais um passo e comprar uma câmera melhor, ou simplesmente perceba que uma câmera compacta é o suficiente para suas necessidades.



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Será que não existe um macete para enganar a máquina compacta e fazer o efeito bukeh? Sei que nunca ficará bom, mas tem alguma ajuda?

    ResponderExcluir
  2. Você pode tentar usar a função Macro, ou o Photoshop depois, você simplesmente não pode enganar as leis da Física... :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Henry...
    Não sou fotógrafa, mas pretendo um dia fazer o curso. queria comprar uma máquina legal, mas no momento não posso comprar uma profissional. gostaria de saber se essa máquina é uma semi-profissional e se é recomendável:
    Câmera Digital NEX - 3K/B com Lente Intercambiável 18-55mm, Filma em HD, Panorâmica 2D e 3D, Face Detection, Smile Shutter, LCD de 3``, Flash Removível e Estabilizador de Imagens - Sony.

    quero mt uma máquina pra iniciar... mas tbm não quero comprar agora uma profissional. srsrs
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Hebry...
    Quero comprar uma camera seme proficional mas estou em duvida, qual comprar, vc tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  5. Oi, a Sony NEX não é uma câmera semiprofissional, ela é quase uma compacta avançada, o que alguns tem chamado de mirrorless system, um meio termo entre as compactas e as Reflex.

    Com o mesmo preço que você compraria uma NEX, você pode comprar uma Reflex introdutória da Canon ou da Nikon, com a lente do kit, e será muito negócio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. eu estava pensando em comprar a canon g12 ou a sx30 da canon, qual delas você acha que é melhor?

    ResponderExcluir
  7. Olá Henry,

    estou muito interessado em saber um pouco mais sobre fotografia... estou gostando muito do seu blog...

    Pois bem, estou começando agora e ainda não conheço muito sobre câmeras, acabei de comprar uma NIKON Coolpix P500... você acha que essa é uma câmera boa pra começar a aprender, visto que eu não tenho condições de comprar uma semi-profissional agora? você a classificaria como uma compacta avançada ou uma mirrorless system?

    ResponderExcluir
  8. Eu não classifico nada, Erick! :D

    Quem faz isto são os fabricantes. Este modelo da nikon é uma compacta avançada.

    Mirrorless system são as câmeras que possuem lentes intercambiáveis (como a Olympus EP), mas que não tem visor ótico nem o espelho dentro (que seria uma Reflex).

    Basicamente é isto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Ok, Henry (ri muito aqui com a classificação...hehe)...obrigado pelas informações, mas, você acha que essa é uma boa câmera para começar o aprendizado???

    ps: procurei seu facebook e não encontrei.

    ResponderExcluir
  10. Tendo o Modo Manual já é um bom começo para quem deseja aprender, Eric.

    Talvez você sinta a necessidade de comprar uma Reflex no futuro, talvez não, mas acredito que você poderá aprender bastante com esta câmera, pois os princípios básicos da fotografia valem para todas as câmeras.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!!
    Ai meu Deus...estou enlouquecida com esse blog, esse tanto de informações e fotos lindas, rsrs!!!
    Comprei a 2 meses uma Panasonic zs10 nos EUA mas ainda não sei usar direito :(
    Sempre amei fotografar e ser fotografada, mas a grana era bem curta, agora melhorou, comprei uma compacta superzoom, para no ano q vem progredir para uma melhor, que com certeza pedirei uma dica p vc...rs
    Estou lendo tudo p ver se aprendo um pouco! Agora vim só pra elogiar e dizer q seu blog é d+!!!Depois venho com as dúvidas :D
    Abraços Bruna

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela visita, Bruna, espero que os artigos possam ajudá-la a aprender mais sobre fotografia.

    Não se esqueça de compartilhar conosco o resultado de seus experimentos através do nosso grupo no flickr.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu queria a gentileza de me esclarecer sobre a camera Câmera Digital Nex - 3k/B Com Lente Intercambiável 18-55mm, Filma Em Hd, Panorâmica 2d E 3d, Face Detection, Smile Shutter, Lcd De 3'', Flash Removível E Estabilizador De Imagens - Sony. Quero saber se ela é boa para atender as necessidades de quem gosta de fotografar por esporte e não tem noção sobre esta arte maravilhosa. Estou para comprar uma e consegui pelo preço de 1.300,00. Mas minha verba é curta e quero arriscar em algo que valha a pena. Obrigada. Malu

    ResponderExcluir
  14. Oi, Malu.

    Geralmente este tipo de câmeras - compactas avançadas ou as mirrorless system - não são muito apropriadas para esportes ou imagens com movimentos rápidos. Uma Reflex terá um resultado muito melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá Henry adoro o seu blog e por isso já comprei o livro. Quero comprar a Canon SX40HS, poi não posso comprar um reflex, você a considera um boa câmera ela é uma compacta avançada? Existe alguma compacta avançada da Canon menor e tão boa quanto ou até melhor? Obrigada pela ajuda. Márcia

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem sabe me dizer se a nikon l820 ou a l830 é uma boa opção para quem esta iniciando como fotografa?

    ResponderExcluir