domingo, 31 de julho de 2011

Introdução à Fotografia 18 - Perspectiva

Macy's

A fotografia se assenta sobre alguns dos mesmos princípios das demais formas de Arte e, além dos princípios técnicos sobre os quais já falamos - ISO, velocidade do obturador, abertura de diafragma, distância focal -, um dos maiores segredos de uma boa foto é como os elementos de um quadro estão dispostos, o que chamamos de composição.

Existem várias técnicas de composição, e mais de uma pode estar presente numa foto.

Perspectiva

Perspectiva é a representação numa superfícia plana (bidimensional), como num papel ou numa tela, de uma imagem como nossos olhos a veem (tridimensional).
Duas características da perspectiva são: que suas propriedades se acentuam quanto mais próximo do objeto estiver o observador, e o "escorço", que é a distorção das formas.

Felizmente, para o fotógrafo, a proposta não é tanto reproduzir o que os olhos veem, já que a câmera funciona basicamente como os nossos olhos, mas sim utilizar a perspectiva da maneira mais eficaz para transmitir nossa mensagem.

Perspectiva de um ponto de fuga

Escape line in Tudor City

Ponto de fuga é o ponto de convergência das linhas de uma figura. Na foto acima, por exemplo, o ponto de fuga é o final da rua, que concentra toda as linhas da imagem, como podemos ver abaixo.

Tudor City - 1pt Perspective

Esta é uma situação bastante comum, especialmente em fotografias urbanas e conhecida como "perspectiva de um ponto de fuga".
Estas linhas convergentes conduzem o nosso olhar por toda a extensão da fotografia até o horizonte.

Perspectiva de dois pontos de fuga

Macy's - New York

Esta também é uma situação bastante comum ao se retratar edifícios ou objetos, principalmente quando se está a um nível inferior ao objeto fotografado.
Neste caso, temos dois pontos de fuga, um em cada lado do edifício, onde as linhas convergem.

Macy's - 2 pt Perspective

Não vemos a convergência do lado esquerdo, mas sabemos que, em algum ponto, as linhas se encontrarão.


Perspectiva de 3 pontos de fuga

Lower East Side

Por fim, esta é uma situação um pouco mais incomum, pois o objeto precisa ser fotografado de cima. Nesta imagem, temos três pontos de fuga, um para cada convergência das linhas deste edifício, como veremos abaixo.

Lower East Side - 3 pt Perspective

Neste caso, é um pouco mais difícil visualizarmos quais são os três pontos de fuga, mas na figura abaixo é possível ter uma noção mais precisa.

Lower East Side - 3 pt Perspective

Perspectiva, ponto de vista e distância focal

Como você já deve ter concluído, a perspectiva é também influenciada pelo ponto de vista. Fotografar um cenário ou objeto de diferentes pontos de vista criará diferentes efeitos de perspectiva, que poderão afetar dramaticamente a percepção da imagem pelo espectador.

Além disto, a distância focal de sua lente pode acentuar ou reduzir as característica da perspectiva. Como já dissemos, lentes grande-angulares tendem a alongar as formas e as linhas, dilatando o espaço, enquanto que as lentes telefoto tendem a comprimir o espaço, achatando as formas e as linhas.

A perspectiva, o ponto de vista e a distância focal devem ser decisões conscientes do fotógrafo para obter uma foto melhor. E quando bem utilizadas podem produzir imagens poderosas.

Exercícios práticos

1 - procure por situações de perspectiva de um ponto de fuga e tire várias fotos com diferentes distâncias focais, normal, grande angular e telefoto, e também com diferentes pontos de vista.

2 - procure por situações de perspectiva de dois pontos de fuga e tire várias fotos com diferentes distâncias focais e também com diferentes pontos de vista.

3 -  procure por situações de perspectiva de três pontos de fuga e tire várias fotos com diferentes distâncias focais e também com diferentes pontos de vista.

Por fim, confira a fotos que você obteve e as analise. Quais delas ficaram mais interessantes?

E não se esqueça de compartilhar conosco suas dúvidas, conclusões ou comentários.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Bem legal esse post, qualquer mudança na cam, tudo muda né? Tenho dúvidas sobre perspectivas, ao fotografar pessoas, é que algumas posições deixam os gordinhos ainda mais gordinhos,e isso dá problema rsrsrs e ficá-los fotografando só de longe não acho muito justo...Tem algumas dicas sobre isso??Obrigada e Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez que estou tento acesso a informaçoes tao praticas e eficazes parabens amei.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Claude.

    Ainda vou falar um pouco mais sobre retratos e técnicas para posicionar os modelos, por isto, peço um pouquinho de paciência. :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cada dia amo mais esse blog

    Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Vanessa, e continue acompanhando os novos artigos.

    Abraços.

    ResponderExcluir