sábado, 23 de julho de 2011

Introdução à Fotografia 17 - Composição: Contraste

Chinatown

Os nossos olhos são extremamente eficientes na hora de controlar o contraste, conseguimos nos adaptar facilmente a situações com alto contraste, isto é, quando há uma diferença muito grande de iluminação num mesmo cenário.
No entanto, nossas câmeras não enxergam o mundo exatamente como os nossos olhos, em situações de alto contraste, você será obrigado a decidir pela câmera o que você quer que ela enxergue melhor, a claridade ou as sombras.

Veja as três fotos abaixo:

Empire State Building, exposição correta

Na primeira, estamos expondo a foto para mostrar-nos o céu e a área iluminada pelo sol, que inclui o Empire State Building e alguns edifícios.
Por ser uma situação de alto contraste, temos nenhum ou pouco detalhe na região da sombra, que ficou completamente escura.

Empire State Building, sobrexposto 2

Nesta segunda foto, estamos expondo para mostrar-nos o que há na região das sombras, mostrar as pessoas nas ruas.
Por outro lado, isto faz com que o céu e os edifícios fiquem completamente sobrexpostos, sem nenhum ou pouco detalhe nas áreas iluminadas.

Empire State Building, sobrexposto 1

Por fim, nesta última, expomos para obtermos um pouco de detalhes tanto na região iluminada quanto na região das sombras, o que ocorre é que o céu fica um pouco sobrexposto, enquanto a região das sombras fica um pouco subexposta.

Qual destas três fotos é a melhor?

A princípio, nenhuma das três é uma foto excepcional, mas não existe uma resposta simples. Tudo dependerá do que você gostaria de mostrar às outras pessoas. Se você quer destacar os edifícios e o ceu azulzinho, a primeira será melhor, se você quer mostrar a rua e as pessoas, a segunda será a melhor, mas se você quiser mostrar os dois, mesmo que sem muitos detalhes, a terceira será a melhor.

Em dias ensolarados, o tipo de contraste mostrado acima será bastante comum, por isto, você sempre terá de escolher qual seção de uma imagem com alto contraste você destacará. Infelizmente, com câmeras digitais não há como obter tudo bem exposto com uma única imagem (falaremos no futuro sobre HDR, que é uma solução para isto).

Aproveitando situações com alto contraste

High Heels - contrast

Situações de alto contraste podem ser problemáticas se o seu objetivo for expôr corretamente todas as áreas de uma cena, tanto as claras quanto as escuras, no entanto, podem contribuir também para criarmos imagens bastante interessantes, talvez até mais interessantes do que uma exposição perfeita.

South Seaport

O jogo de luz e sombras, de claridade e trevas, podem ser altamente estimulantes para nossos sentidos e nossa imaginação.
A região de sombras pode servir para conduzir o nosso olhar até o ponto de interesse na foto, pode estabelecer uma hierarquia de importância ou pode criar tensão.

Aproveitando situações com baixo contraste

Huaca Pucllana, Lima - Peru

Em dias nublados, na sombra ou em ambientes fechados, geralmente se obtém fotografias com baixo contraste. Enquanto que, por um lado, há uma perda de detalhes, ocorre também um incremento de tonalidades e, no caso de fotografia em preto e branco, de gradações de cinza.

Casey and I

São ocasiões mais privilegiadas para retratos de pessoas, pois disfarçam as rugas, cicatrizes ou outras marcas, além de criar sombras mais suaves.

Exercícios práticos

1 - em dias ensolarados, fotografe cenários, paisagens ou pessoas em situações de alto contraste.

a - expondo corretamente a região iluminada pela luz;
b - expondo corretamente a região iluminada pelas sombras;
c - expondo numa configuração intermediária.

Qual das fotos ficou melhor, na sua opinião?

2 - em dias nublados, fotografe cenários, paisagens ou pessoas em situações de baixo contraste.

Depois, compartihe conosco o resultado de suas práticas, suas conclusões, dúvidas ou comentários.



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Henry, comprei seu livro virtual e está sendo muito utilizado nos meus primeiros passos! Ocorreu minha primeira dúvida, talvez um tanto leiga, vamos lá: Pra você controlar a maneira como deseja o contraste basta focar na área iluminada e regular o ISO, Obturador e Abertura normalmente (foto padrão) que a parte com sombras ficará bem escura (preta) automaticamente? Ou teria alguma outra maneira especial para conseguir deixar essas sombras totalmente pretas? Um abraço! T. Andriani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriani.

      Para as sombras ficarem pretas você terá de fazer isto que você falou: regular a câmera a partir das áreas iluminadas.
      Você pode tentar usar a técnica do Sol-16, isto é: velocidade do obturador = ISO, abertura em f/16. Ou fazer os ajustes desejados de acordo com os f/stops padrões.
      Há um artigo sobre o sol-16 aqui no blog.

      Abraços.

      Excluir