terça-feira, 12 de julho de 2011

Introdução à fotografia 15 - Composição: Linhas, formas e cores

Chinatown

A fotografia se assenta sobre alguns dos mesmos princípios das demais formas de Arte e, além dos princípios técnicos sobre os quais já falamos - ISO, velocidade do obturador, abertura de diafragma, distância focal -, um dos maiores segredos de uma boa foto é como os elementos de um quadro estão dispostos, o que chamamos de composição.

Existem várias técnicas de composição, e mais de uma pode estar presente numa foto.

Linhas e Formas

Linhas e formas estão presentes de várias maneiras na natureza e a representação fotográfica delas determinará o tipo de efeito que você pretende no espectador.

Linhas horizontas e verticais
Mundau - CE

Linhas horizontais tendem a passar uma impressão de estabilidade e calma.
Quando se trata da linha do horizonte, como no caso acima, há uma divisão da foto, por isto, é muito importante evitar centralizar a linha, dando mais espaço para o elemento da foto que se quer destacar.

Flatiron Building

Já linhas verticais ressaltam a altura e dão a sensação de grandiosidade.
Elementos como árvores, edifícios, postes ou outras pessoas podem contribuir para estabelecer uma hierarquia de importância na foto, ou para quebrar um pouco a estabilidade de uma linha horizontal.

Linhas diagonais
Guggenheim Museum

Linhas diagonais são dinâmicas e proporcionam uma sensação de movimento. São excelentes para direcionar o olhar do espectador para algum ponto específico da foto, para forçá-lo a observar todo o conjunto de uma fotografia, ou para criar tensão.

Linhas curvas
Central Park

As linhas curvam atuam como as linhas diagonais, adicionando dinamismo e movimento a um foto, porém com um pouco mais de sutileza. São mais harmônicas e suaves e rompem delicadamente a rididez das linhas horizontais ou verticais.

Formas
Donuts

Circunferências, retângulos, losangos, triângulos e outras formas geométricas são facilmente reconhecidas pelas pessoas e podem ser elementos de atração, causar curiosidade, estímulo, ou identificação numa foto.

Table at South Seaport

A utilização de formas é mais simples do que pode parecer à princípio, às vezes, uma mesa com pratos, como na foto acima, já é o suficiente para intrigar espectador.
Rodas de bicicletas, balões de festa infantil, caminhões ou janelas, todo o universo é composto por formas geométricas ou linhas, basta observá-lo e apresentá-lo de uma maneira interessante através de sua fotografia.

Cores
Lower East Side

As cores podem ser as maiores aliadas ou as piores inimigas de um fotógrafo. Podem fazer com uma que imagem salte da tela, reforçando sua mensagem, ou pode distrair totalmente o espectador do que é o tema principal da fotografia.

Não é à toa que se recomenda aos fotógrafos iniciantes que saiam às ruas e só fotografem em preto e branco, pois assim não terão de se preocupar com cores fortes, nem como configurações de White Balance (Balanço de Branco) da câmera.

Chinatown

Assim como a presença de linhas e de formas, as cores devem contribuir para a melhor transmissão de sua mensagem, e não deve ofuscar o conteúdo.

Você deve ter percebido que, em todas as fotos acima, estes diferentes princípios de composição - linhas horizontais, verticais, diagonais, curvas, formas geométricas e cores - interagem e se complementam.
A combinação destes princípios é o que torna uma foto interessante.

Exercícios práticos

1 - tire várias fotos ressaltando diferente tipos de linhas:

a - horizontais
b - verticais
c - diagonais
d - curvas

2 - tire várias fotos com formas geométricas, como circunferências, retângulos, quadrados, losangos, etc.

3 - tire várias fotos de objetos ou paisagens coloridas. Qual foi o resultado final? Na sua opinião, as cores distraem ou reforçam o tema de sua foto?

Por fim, compartilhe conosco seus resultados, dúvidas ou comentários.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. adoro esse blog, muito bom o trabalho que você faz (:

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltaram, pra variar excelente post!! Henry, gostaria que falasse um pouco sobre os modos de medição, matricial, pontual, etc. Obrigada!! ;)

    ResponderExcluir
  3. muito bom o blog! estudo fotografia em casa mas ainda não tive a oportunidade de comprar uma câmera profissional,tenho uma fujifilme S3300 poderia dar umas dicas de como aproveitar minha câmera?

    ResponderExcluir
  4. Muito dinâmico o assunto!
    Me interesso bastante por fotográfia!
    Conteúdo profissional e claramente fácil de absorver, me ajudou bastante.
    Sou tatuador e estudo Arquitetura e Urbanismo vou conciliar os conceitos aos meus trabalhos.
    meu face: http://www.facebook.com/davidtattooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Davi, e continue acompanhando os novos artigos.

      Abraços,

      Henry.

      Excluir