sábado, 9 de julho de 2011

Introdução à fotografia 14 - Composição: Equilíbrio e Harmonia

Dragonfly

A fotografia se assenta sobre alguns dos mesmos princípios das demais formas de Arte e, além dos princípios técnicos sobre os quais já falamos - ISO, velocidade do obturador, abertura de diafragma, distância focal -, um dos maiores segredos de uma boa foto é como os elementos de um quadro estão dispostos, o que chamamos de composição.

Existem várias técnicas de composição, e mais de uma pode estar presente numa foto.

Equilíbrio e Harmonia

Ao contrário da Regra dos Terços, que é uma técnica bastante específica sobre o posicionamento do foco de interesse numa foto, o conceito de Equilíbrio e Harmonia é bastante subjetivo.

Basicamente, a ideia que sustenta o Equilíbrio é que algumas partes da foto possuam igual importância, seja porque possuem simetria (são iguais), seja porque são assimétricos (desiguais).

Abaixo, seguem dois exemplos de fotografias adotando este método de composição.

Simetria
Larcomar Shopping

Esta foto poderia ser dividida em quatro partes, duas acima da linha do horizonte, e duas abaixo. Nas partes acima, temos algumas pessoas, o céu e a marquise; estas partes são parcialmente simétricas, pois há o mesmo número de colunas, no entanto, o movimento das pessoas e as cores de suas roupas são diferentes, mas que não é tão perceptível no conjunto. Nas partes inferiores, temos o reflexo da marquise e do céu na água, um espelho da simetria das partes superiores.

Assimetria
Homeless and his dog in Cusco, Peru

Já nesta foto, o equilíbrio está no contraste entre as duas partes da foto: do lado esquerdo, temos um homem caminhando, do lado direito, um cão parado, mas somente aguardando-o para segui-lo. Uma linha ligeiramente diagonal, o meio-fio, separa-os, não apenas visualmente, mas simbolicamente enquanto ser humano e cachorro, enquanto dono e companheiro.
Eles estão juntos, mas apartados.

Menino de Porto de Pedras, AL

Nesta outra foto, temos mãe e filho, numa óbvia assimetria de tamanho, no entanto, num equilíbrio de importância. O olhar da mãe foje da câmera, enquanto que do menino nos atrae, além disto, o abraço os conecta e cria um vínculo na imagem, atando-os visualmente.

Downtown New York - Civic Center

Por fim, nesta fotografia urbana, temos dois edifício que se equilibram em sua assimetria. O da direita é alto, enquanto o da esquerda é baixo, porém a interessante arquitetura da fachada do menor equipara-o ao prédio maior, a outra construção intermediária também atua como uma transição entre as duas metades da fotografia.

Não existe uma regra matemática para a criação de harmonia, principalmente quando se trata de um equilíbrio assimétrico, pois depende muito da sensibilidade do fotógrafo e também do espectador.

Ainda falaremos mais detalhamente sobre simetria, já que esta é uma importante técnica de composição.

Exercícios práticos

1 - com sua câmera em Modo Manual, tente tirar várias fotos utilizando a técnica de composição equilibrando os elementos do quadro:

a - simetricamente;

b - assimetricamente.

2 - compartilhe conosco o resultado de suas fotos, dúvidas e comentários.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá Henry!
    Estou ADORANDO esse blog! Vou comprar minha semi-profissional em setembro e já estou pegando todas as dicas por aqui! O blog já está nos meus favoritos! ;-)
    Vou comprar minha camera na B&H de NY (e já comprei seu super guia NY para mãos de vaca tb!) e estou com algumas duvidas nos modelos... será que vc pode me ajudar?
    A primeira duvida é Canon ou Nikon!?! Entre a Nikon, estou entre a D90 e a D5100. O que vc acha? E qual Canon vc me recomendaria similar a essas? Lembrando que sou inicinate... sempre amei fotografia e faço alguns milagres com minha compacta! rs
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    *Mari

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo, Mari, obrigado pela visita.

    D5100 equivale à Canon T3, enquanto a D90 equivale à Canon 50D.
    Eu sou um fotógrafo Canon, por isto minha opinião sempre penderá para uma câmera Canon, mas as duas marcas são excelente e não deixarão nada a desejar.
    Se você preferir uma câmera mais avançada do que a D5100 ou a Canon T3, eu iria com uma Canon 60D.

    Só lembrando que a Nikon lançará vários modelos novos agora em agosto. É muito chato quando você acaba de comprar uma câmera, e no mês seguinte lançam uma melhor e com o mesmo preço...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas, Henry! Vou ficar de olho nos lançamentos tb e pesquisar melhor os detalhes de cada modelo!

    Abraços,
    *Mari

    ResponderExcluir
  4. Salve Henry!

    Parabéns pela sua foto do homem e do cachorro! Incrível mesmo!

    Um abraço,
    Gregório

    ResponderExcluir