sábado, 2 de julho de 2011

Introdução à fotografia 13 - Composição: a Regra dos Terços

Regra dos Terços
(1/2500 f/4 ISO 160. Foto por: Denise Nappi - http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5894346191/)

A fotografia se assenta sobre alguns dos mesmos princípios das demais formas de Arte e, além dos princípios técnicos sobre os quais já falamos - ISO, velocidade do obturador, abertura de diafragma, distância focal -, um dos maiores segredos de uma boa foto é como os elementos de um quadro estão dispostos, o que chamamos de composição.

Existem várias técnicas de composição, e mais de uma pode estar presente numa foto.

Regra dos Terços



Se você já estudou um pouco sobre pintura ou artes plásticas, já deve ter ouvido falar da "proporção áurea", uma proporção geométrica usada há séculos e que dizem ser esteticamente agradável ao ser humano. Esta proporção áurea já estava presente nas obras de arte da Grécia Antiga, do Renascimento, e pode ser claramente percebida em pinturas modernistas como nas de Mondrian.


 A Regra dos Terços é basicamente uma simplificação desta proporção áurea e funciona assim: divida o quadro da foto com duas linhas horizontais e com duas linhas verticais, como na figura abaixo.

Regra do Terços

Geralmente, nossa primeira reação ao fotografarmos um objeto ou pessoa é posicioná-lo no meio do quadro e clicar. Isto é o que quase sempre ocorre quando pedimos para alguém tirar nossa foto com uma paisagem no fundo, como quando estamos viajando, por exemplo. As pessoas ficam centralizadas e o segundo plano fica ao seu redor.

O problema é que o objeto centralizado é quase sempre o menos interessante na fotografia. Os estudos de composição indicam que, na maioria das vezes, nossos olhos tendem a se fixar nos elementos que estão na interseção daquelas linhas horizontais e verticais (nos pontos vermelhos), que se aproximam bastante da proporção áurea.

Por isto, ao utilizarmos a Regra dos Terços aumentam nossas chances de tirar uma foto mais atraente ou interessante.

Veja como a primeira foto se enquadra neste princípio.

Regra dos Terços

O principal na foto é a pessoa (neste caso, eu). A intenção é mostrá-la diante do rio e da ponte. Ao posicionar o sujeito nas interseções, você estabelece a hierarquia de importância na foto, primeiro a pessoa, depois o plano de fundo.

A Regra dos Terços também pode ajudar na hora de se fotografar uma paisagem, como o mar ou um cenário urbano. Recomenda-se que a linha do horizonte esteja na altura de um das duas linhas horizontais.

Cierro Santa Lucia, Santiago, Chile

Na foto acima, o destaque é para a cidade, depois para a montanhas e, por fim, para o céu, por isto, o horizonte está enquadrado mais para cima, na altura da primeira linha da regra dos terços, para reforçar a presença dos prédios e do cenário urbano.

Mundau - CE

Nesta outra fotografia, o tema é o jipe dos guarda-vidas na praia, por esta razão, o carro vermelho se encontra na intersecção da Regra dos Terços.

San Telmo, Buenos Aires

Nesta última foto, o tema é a igreja. As duas torres se encontram na intersecção da Regra dos Terços, enquanto o telhado da igreja situa-se na divisão inferior do quadro, reforçando o ângulo diagonal das torres.

Quando utilizar a Regra dos Terços?

Então quer dizer que os meus problemas acabaram? Basta usar a Regra dos Terços que minhas fotos ficarão boas?

Não exatamente. Como dissemos no início, a Regra dos Terços é uma das ténicas de composição. Ao utilizá-la, você já perceberá uma diferença grande no resultado de suas fotos.

Esta é uma ótima técnica para criar uma noção de hierarquia, do que é mais importante no enquadramento, ou para qual segmento da foto devemos olhar primeiro.
Não se preocupe em posicionar o objeto exatamente na intersecção, posicioná-lo nas proximidades da intersecção já é o suficiente.

Mesmo assim, tende a ser um recurso tedioso se você abusar demais dele.

Nos próximos artigos, veremos outras técnicas de composição, que o ajudarão a fotografar melhor.

Exercícios práticos


1 - Tire duas fotos de um mesmo objeto ou paisagem:
a - centralizando o tema ou o horizonte;
b - posicionando o sujeito que você deseja destacar numa das intersecções da Regra dos Terços.

Qual das duas fotos ficou mais interessante?

2 - Pratique a Regra dos Terços em várias situações diferentes, com pessoas, objetos, animais, paisagens, etc. e compartilhe consoco o resultado.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. OBRIGADO PELAS DICAS, PRETENDO ESTUDAR PROFUNDAMENTE FOTOGRAFIA E ESSA DICA ME AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  2. Leio copio guardo na minha pasta ,engulo todas as dicas!!!!!obrigada mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse blog. Super interessante e ÚTIL. Quando teremos o prazer da próxima postagem???

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Comecei ha duas semanas a estudar todas as dicas que aqui estão postadas e como sou novo no assunto tem me ajudado muito... Excelentes matérias, em uma linguagem facil de compreender...
    Essa tecnica dos terços achei o máximo... Começei a praticar e realmente estao ficando boas... obrigado.. segue o link no face de uma das fotos....

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=145695972193742&set=a.118938824869457.21885.100002600202048&type=1&ref=nf

    ResponderExcluir
  5. estou estudando estas dicas e estou maravilhado com tudo.
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Valeu, cara! Começou a estudar um pouco de fotografia?

      Abraços.

      Excluir
  7. Venho estudando essas suas dicas, e cada vez mais me impressiono com a arte da fotografia.
    Esta última da regra dos terços, me deixou bastante motivado para experimentar novas composições.
    Obrigado mesmo!!

    ResponderExcluir