domingo, 8 de maio de 2011

Introdução à Fotografia 10 - os Modos da Câmera

Dial canon XSI

As câmeras Reflex e algumas compactas possuem diferentes modos para se fotografar, tais como automático, manual e outros para diferentes situações de luminosidade ou estilos de fotografia.

Automático (Auto Mode)
No modo automático, o retângulo verde no dial*, a câmera determina qual é a melhor configuração de velocidade de obturador, abertura de diafragma e ISO sem nenhuma intervenção do fotógrafo. É a câmera que decide qual é a melhor exposição de acordo com a medição do fotômetro, por isto, como vimos, nem sempre obtemos a melhor foto.
Neste modo, se a câmera detecta pouca luminosidade, o flash embutido se abre automaticamente. Se você quiser fotografar sem flash, há um Modo Automático Sem Flash (que é um retângulo com um raio riscado), assim, o flash não se abre de maneira automática.
Sinceramente, não vejo nenhuma razão para alguém fotografar em Modo Automático com uma Reflex. Se a pessoa não está interessada em ter maior controle sobre as configurações da câmera, uma compacta já seria mais do que suficiente.

Modos Criativos (Creative Modes)
Os Modos Criativos das câmeras ajustam as configurações de velocidade de obturador, abertura de diafragma e ISO de acordo com diferentes situações.
Por exemplo:

- no modo "Esporte" (o homenzinho correndo) a câmera selecionará velocidades de obturador mais rápidas para poder congelar o movimento;
- no modo Macro (a flor) a câmera escolherá a melhor configuração para se fotografar objetos pequenos ou muito próximos da câmera;
- no modo Paisagem (as montanhas) a câmera ajustará a abertura de diafragma para deixar todos os elementos do quadro em foco;
- no modo Retrato (a carinha) a câmera utilizará a melhor configuração para se fotografar pessoas;
- por fim, no modo Retrato Noturno (a pessoa com uma estrela atrás) a câmera decidirá qual o melhor ajuste para se fotografar uma pessoa à noite. 

Estes modos criativos nada mais são que um Modo Automático um pouco mais espertos, dedicados a certas ocasiões. Em câmeras compactas, ainda é possível encontrar outros modos criativos, como Fogos de Artifícios (fireworks), Luz de Vela (Candlelight), Longa Exposição (Long Exposition) e assim por diante.
Já não é um uso tão básico, mas eu também não recomendaria a qualquer um interessado em aprender fotografia.

Os Modos Automático, Criativos e Automático sem Flash só fotografam em formato .JPEG, não possuem a opção de se fotografar em .RAW, um formato não comprimido que registra todas as informações originais da foto.

Program Mode (P)

Cierro Santa Lucia, Santiago, Chile

Neste modo, a câmera funciona, à princípio, como no Modo Automático, ajustando as configurações de velocidade do obturador e da abertura de diafragma de acordo com a medição do fotômetro.
No entanto, o Program Mode também permite que o fotógrafo altere as velocidades do obturador OU da abertura de diafragma, sendo que a outra configuração se ajustará automaticamente. O ISO é selecionado pelo próprio fotógrafo.

Por exemplo, numa determinada situação num dia ensolarado, a câmera em Program Mode (P) ajusta as configurações, para ISO 100, em 1/125 e f/16.
No entanto, se você desejar uma velocidade de obturador mais rápida, como 1/250, neste modo, a câmera automaticamente ajustará a abertura de diafragma para f/11 assim que você alterar a velocidade.
Agora, se você desejar uma abertura de f/8, a câmera em Program Mode ajustará a velocidade de obturador para 1/500.
Já é um grande passo para quem deseja a ter algum controle sobre como ficará sua foto.

Prioridade de Obturador/Shutter Priority (Tv)
Neste modo, o fotógrafo seleciona qual a velocidade do obturador e ISO desejados e a câmera ajusta a melhor configuração de abertura de diafragma de acordo com o fotômetro.
Ótima configuração para se fotografar pessoas, animais ou objetos em movimento, pois a velocidade do obturador permanece fixa, enquanto a abertura se modifica de acordo com a luminosidade da cena.

Prioridade de Abertura/Aperture Priority (Av)
Neste modo, o fotógrafo seleciona qual a abertura de diafragma e ISO desejados e a câmera ajusta a melhor configuração de velocidade do obturador de acordo com o fotômetro.
Esta é uma boa configuração para retratos ou fotos de paisagens, pois se determina qual é a abertura desejada, e a câmera ajusta a velocidade do obturador de acordo com a luminosidade da cena.

Modo Manual/Manual Mode (M)

Parque das Aguas Magicas, Lima, Peru

Este é o modo que utilizo 99,9% das vezes, pois nele o fotógrafo tem controle total da velocidade do obturador, da abertura de diafragma e do ISO, ajustando estas configurações de acordo com a proposta de sua fotografia.
Via de regra, você utilizará o medidor do fotômetro como indicativo da exposição correta e realizará ajustes posteriores caso necessário.
À princípio, pode levar um tempo até se acostumar a fazer todos os ajustes manualmente, mas depois você passará realizá-los de maneira quase espontânea. É preciso insistir!

Modo A-Dep
Neste modo, a câmera ajusta automaticamente qual é a melhor configuração de velocidade de obturador e abertura de diafragma para que todos os elementos do quadro fiquem em foco.
Acho que nunca utilizei o modo A-Dep na vida...

* - estes modos referem-se a uma câmera Reflex da Canon, em outras marcas podem ser indicados por nomes ou ícones diferentes.

Exercícios Práticos


1 - tire uma foto de um mesmo objeto, pessoa ou paisagem utilizando todos os modos de sua câmera. Compare-as e confire quais foram as configurações de abertura, ISO e obturador das fotos.
Qual delas ficou melhor, na sua opinião?

2 - tente fotografar apenas no Modo Manual, ajustando a exposição de acordo com o medidor de luz (fotômetro) da câmera.
Está conseguindo obter boas fotos, ou elas estão ficando claras ou escuras demais?

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.