sexta-feira, 8 de abril de 2011

Qual é a melhor câmera fotográfica? - Parte 2 (Câmeras profissionais)

Por favor, antes de pedir recomendações de câmeras, por favor leia o artigo Vai comprar uma câmera fotográfica? Confira quais são as melhores para 2012.

Continuando a explicação sobre os tipos de câmera, para ajudar na sua escolha, seguem as câmeras consideradas "profissionais".


Reflex introdutória (entry-level SLR)

canon_eos_rebel_xsi..........not XTI

Muita gente já considera este tipo de câmera o auge do profissionalismo, pois são cameras relativamente grandes, com lentes intercambiáveis e que permitem um controle total do fotógrafo.

O nome Reflex, ou SLR, deriva de single-lens reflex, e significa que, ao invés de você olhar pelo visor digital, ou por uma lente paralela (como em antigas câmeras de filme), você está vendo através da própria lente, graças a um espelho no interior da câmera.

A grande vantagem das Reflex, além da qualidade da imagem, é a possibilidade de trocar de lentes, que faz uma enorme diferença quando você decide investir em lentes de altíssimo padrão.

É neste nível de fotografia que o bicho começa a comer dinheiro, pois você vai querer comprar acessórios, lentes, flashes... Depois de contaminado pelo vírus da fotografia, não tem mais volta.

Apesar de haver várias marcas fabricando câmeras Reflex, apenas duas são realmente utilizadas por fotógrafos profissionais: Canon e Nikon. Elas tem a melhor qualidade, durabilidade e maior opções de lentes e acessórios.

A partir de 450 dólares, é possível encontrar uma Reflex remanufaturada ou do modelo anterior.

Reflex semiprofissional (semi-pro SLR)

Jostailua

São quase idênticas às Reflex introdutórias, porém tem uma melhor resolução, são mais resistentes e costumam ser mais rápidas.
As Reflex de uma determinada marca costumam ter lentes intercambiáveis entre si, portanto, se você comprar uma Reflex introdutória e decidir trocar por uma mais avançada, você poderá utilizar as mesmas lentes (desde que não mude de marca, câmeras Canon utilizam lentes feitas para câmeras Canon, Nikon usam lentes para Nikon).

Costumam custar mais de 900 dólares.

Reflex profissional (professional SLR)

Canon EOS 1Ds Mark III met Canon EF 200mm 1-2 L IS USM

Este é quase o topo da cadeia alimentar das câmeras. Possuem a melhor qualidade de imagem, são à prova de clima (resistentes à chuva, neve, areia, etc., mas não entram no mar nem no rio!), são monstrengos que, se jogar na cabeça de alguém, até mata!
O clique delas é de assustar qualquer um e, para muitos fotógrafos, este é o último degrau.
São câmeras pesadas e, às vezes, até um pouco complexas para um leigo em fotografia utilizar.

Uma usada está saindo por mais de 1000 dólares e, uma de último modelo, em torno de 4 mil dólares, sem a lente!


Formato Médio (Medium Format)

Mamiya 645 1000s + Sekor C 80/1.9 + Sekor C 45/2.8

Muita gente jamais pegará uma destas câmeras nas mãos. São tão caras que alguns profissionais as alugam por um dia ou dois, ou pagam altos leasings por elas.
Tem resoluções absurdas e com elas se tiram as fotos de revistas como Vogue, ou para anúncios da Chanel, Dior ou Louis Viutton.
São câmeras enormes e desengonçadas, geralmente utilizadas em estúdios.

As marcas principais são Hasselblad e Mamiya e comumente são antigas câmeras de filme (filmes 120, 220, 6x4 ou 6x6) com um um sensor digital adaptado. Alguns modelos mais novos já são digitais.

Podem custar mais de 20 mil dólares.

Conclusão
Se você está começando a estudar seriamente fotografia e está em dúvida sobre qual câmera comprar, a recomendação é uma Reflex introdutória.
Não deixa nada a desejar e ainda não é tão cara a ponto de arrombar sua conta bancária.

Se depois você vir que a paixão pela fotografia é séria, pode ir galgando até modelos mais avançados, vendendo a câmera anterior para comprar a próxima (como um carro usado...).

Mesmo assim, por mais que os fabricantes lancem um modelo atrás do outro, sua câmera durará alguns anos pela frente sem a necessidade de trocar por um modelo mais novo. Tem câmeras de 5 ou 6 anos que ainda causam estrago, principalmente nos níveis mais avançados, com câmeras resistentes e com boa resolução.
Agora, se sua meta é tirar foto das amigas na balada, do aniversário do filhão ou da sua viagem uma vez por ano, uma compacta, ou compacta avançada já está de bom tamanho.

Ainda falaremos de outras alternativas de câmeras, não muito práticas, mas bastante divertidas.



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Henry, boa tarde! Estou seguindo seu blog e seu Twitter. Quero fazer curso de fotografia e investi numa Canon T1i. Fiz bem em começar com ela? Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea.

    A T1i é um ótima camera, se enquadra nas Reflex introdutórias e você poderá aprender muito com ela.
    Provavelmente, aos poucos, você começará a sentir a necessidade de mais lentes e acessórios, mas dá para ir com calma.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Já comprei alguns acessórios: 1 Sigma 28-300mm f/3.5-6.3 DG IF Macro Aspherical Lens, 1 Canon EF 50mm f/1.8mm f/1.8 II Camera Lens, 1 Canon Speedlite 430EX II Flash e demais complementos: filtros, lens hood, etc... Segui indicações de um amigo. Já fiz alguns cliques e notei a qualidade, porém ainda preciso aprender a usar... rsrsr
    Obrigada pela resposta!!!

    ResponderExcluir
  4. Ih, então já ficou viciada!!! :D

    A lente 50 mm f/1.8 é simplesmente excepcional! Durante alguns anos foi a lente que usei 90% do tempo.
    E com o flash 430EX você pode fazer estrago também.

    Mas fique atenta porque a partir da semana vem entraremos nos aspectos técnicos da coisa. :D

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Henry. Nem sei mexer direito e já estou viciada. Gostei muito dessa lente, mas por ser fixa, me atrapalho ainda... rs... Vou acompanhar as dicas aqui!!!
    Alguns primeiros clicks AMADORES: http://www.flickr.com/photos/dealima

    ResponderExcluir
  6. O fato de ser uma lente com distância focal fixa ajuda bastante na hora de treinar o olho.
    Na verdade, boa parte dos fotógrafos profissionais optam por fotografar com lentes fixas, pois elas costumam ter qualidade ótica superior e são mais rápidas (entenda-se com aberturas maiores).

    Há algumas fotos bem bonitas no seu álbum, mas a do sanduíche abriu o apetite! :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Henry
    O que você acha de uma nikon d90 para quem esta começando?Quero compra uma, ela tem a possibilidade de trocar de lente?
    Tenho muito que aprender...
    Se possivel me responda por e-mail jose_gobato123@hotmail.com
    Grata

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria de saber se este modelo é indicado para iniciantes:
    Câmera Digital Canon SX30IS,

    grata

    ResponderExcluir
  9. COMPREI UMA OLYMPUS SP-600UZ QUERIA SABER SE ESSA CAMERA E BOA PARA FAZER UM CURSO DE FOTOGRAFIA?
    ESPERO SUA RESPOSTA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
    BRIGADA

    ResponderExcluir
  10. Oi, Josi.

    A Nikon D90 é uma ótima câmera para quem deseja aprender fotografia e permite adquirir outras lentes. É um ótimo começo para aqueles que pretendem se aperfeiçoar na área.

    Anônimo 1:
    Se você for fazer uso profissional, a Canon SX30 IS deve cumprir o que pretende. Tem modo manual, o que já ajuda se você se decidir a estudar fotografia mais profundamente, mas, para talvez você sinta necessidade de fazer um upgrade para uma SLR posteriormente.

    Anônimo 2:
    A OLYMPUS SP-600UZ é um câmera compacta, sem controles manuais, ou seja, é só apertar o botão e pronto. Provavelmente, num curso de fotografia, eles exigirão que você tenha mais controle sobre as funções da câmera, e esta Olympus deixará a desejar. Esta marca também não é reconhecida pela qualidade da imagem e li que acima de ISO 200 a foto já começa a ficar com ruído digital.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. olá amigo tenho uma duvida eu acabei de comprar um samsung ST5000,e nao sei se ela e uma boa camera tenho um pouco de duvidas sobre sua vida e resolucao!! grato

    ResponderExcluir
  12. A noção de "boa" é muito relativo para as câmeras.

    Boa para o quê? - eu lhe pergunto. Esta Samsung parece ser muito boa como câmera compacta, para carregar no bolso e tirar fotos cotidianas. A qualidade das câmeras da Samsung melhorou muito e são câmeras bem construídas, que podem durar bastante se você souber cuidar dela.

    Agora, você não aprenderá fotografia pra valer com uma câmera compacta, nem poderá fazer trabalhos fotográficos com esta Samsung. Para isto, precisará de uma câmera um pouco mais sofisticada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Henry, e quanto a samsung NV3? gosto bastante dela, aprendi a ajustar o iso e a compensação de exposição através das suas dicas e notei diferenças na fotos, mas infelizmente a abertura do diafragma e tempo do obturador são ajustados automaticamente pela câmera :/ Qual a melhor você me indicaria a comprar? [não para uso profissional, mas que faça boas fotos!]

    ResponderExcluir
  14. É, Karinna, esta samsung é uma compacta, por isto não possui o modo manual. Uma opção que lhe daria um pouco mais de controle é utilizar o comando de exposição (+/-), que permite aumentar ou reduzir a claridade da foto. Não tem nada a ver com abertura nem com o obturador, mas melhora a exposição em algumas condições.

    Eu recomendaria alguma compacta da Canon, Nikon ou da Panasonic que tenha controle manual, como da série S95 da Canon. Estas marcas fabricam câmeras pequenas e com ótima qualidade de imagem. Não são câmeras para uso profissional, mas lhe darão uma liberdade criativa maior do que com várias compactas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. olà Henri!
    Sou kira, tenho 16 anos e quero fotografar profissionalmente!! vou começar um curso e quero comprar uma câmera que não seja muito cara, mais que tenha qualidades precisas para uma iniciante... mais não tenho muita noção (ainda) de qual câmera comprar, pode me ajudar à respeito?

    obrigado pela atenção e boa tarde!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kira.

    Isto vai depender do que não é caro para você. O investimento inicial para comprar uma SLR introdutória da Canon ou na Nikon, que se encaixa no que você descreveu, será em torno de uns 450 dólares nos EUA, ou um pouco mais no Paraguay.

    Você não precisa comprar o último modelo, uma Canon XS ou XSI já é um ótimo começo, vem com a lente do kit e você terá de comprar o filtro para não riscar a lente (baratinho) e o cartão de memória, e está pronta para começar.

    Quando você começar a ganhar uns trocos com fotografia, pode comprar um flash externo e, posteriormente, outras lentes ou fazer um upgrade da câmera.

    O importante é dar um passo a cada dia, sem querer atropelar muito. Mas uma câmera vai durar tranquilamente uns 2 ou 3 anos antes de você querer trocá-la, talvez até mais.

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Henry,a Câmera Fujifilm S3300 é boa? tem alguma função profissional?

    att
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carla.

    Não sei qual é a qualidade da imagem desta fuji S3300, mas ela tem modo manual, que já é um bom começo para quem deseja começar a aprender a fotografar. Provavelmente não deve ser tão boa quanto os modelos equivalentes da Canon, Nikon e Panasonic, mas é bem mais barata.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá Henry, tudo bem?

    Me tornei leitora assídua do "Nova York para Mãos de Vaca", inclusive te escrevi um email pedindo o Guia impresso, mas como vocês estão viajando não teria tempo hábil de chegar até mim.

    Enfim, estou indo para NY este mês e eu gostaria de comprar uma nova câmera digital.
    Adoro fotografia mas confesso que sou super amadora neste assunto. Tenho uma compacta da Fuji, uma FinePix F70EXR (hoje existe até uma mais recente a F80EXR http://bit.ly/qCTbmc) É uma câmera com muitas funções, mas não sei usá-las adequadamente.

    Uma coisa que me deixa enfurecida é quando a foto fica assim: http://on.fb.me/pDZieT com esse ruído, esse noise.. Não sei a palavra certa, mas ela não fica lisa e limpinha.(Por que acontece isso?) Diferente dessa sua foto que está perfeita http://bit.ly/r0N3CB adoro quando o segundo plano fica desfocado e o primeiro plano hiper nítido.

    Diferente do Brasil em NY vou ter mais opções. Qual a melhor semi-profissional em relação custo/benefício na sua opinião?

    Aguardo seus comentários.
    Parabéns pelos blogs.
    Beijos,
    Nicolle Cezar

    ResponderExcluir
  20. Oi, Nicolle.

    Eu falo um pouco sobre isto, sobre as vantagens e desvantagens das câmeras compactas, neste post abaixo

    http://www.calabocaeclica.com/2011/07/tirando-fotos-melhores-com-sua-camera.html

    Realmente, o ruído digital é um problema em câmeras compactas e não há muito que possa ser feito neste sentido. Algumas câmeras lidam melhor com este problema, mas costumam ser bem mais caras, como a Canon G12 ou Nikon P7000, mas, mesmo assim, ainda não se comparam com uma câmera Reflex.
    O desfocado no fundo (bokeh) também é muito difícil de ser feito com câmeras compactas, porque a abertura de diafragma destas lentes não costuma ser muito grande. Em alguns casos, você pode usar uma distância focal de telefoto (um zoom maior), a maior abertura possível e o sujeito perto da câmera com o fundo distante. Talvez não fique um desfocado tão bom, mas já se sentirá um pouco o efeito.

    Já que você está em NY, dê uma olhada numa Reflex introdutória refurbished da Canon ou da Nikon, talvez você consiga um belo preço (em torno de uns 400 dólares com a lente do kit e filtro UV, sem garantia extendida), às vezes equivalente ao de uma câmera compacta mais sofisticada.
    Você fará um melhor negócio, se você estiver interessada em aprender a fotografar para valer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá Henry, td bem??
    Gostei muito do seu artigo, parabens! gosto muito de fotografia e de fotografar vou iniciar um curso profissionalizante de fotografia e gostaria que você me indicasse uma camera, de preferencia (Canon) a princípio pretendo fotografar em eventos.

    obrigado pela atenção
    Raquel

    ResponderExcluir
  22. Oi, Raquel.

    Se você não puder investir muito, eu sugeriria um SLR introdutória da Canon, como uma T3 (ou um modelo anterior correspodente, como a T2, T1 ou XSI) com a lente do kit, mais um flash externo, como um Speedlight 430EX II, e, se possível, uma lente 50mm f/1.8, que é ótima para ambientes internos.

    Mas, se você puder gastar um pouco mais, uma 60D, ou uma 7D com a lente do kit já causarão bastante estrago, mais o flash e a lente 50mm.

    E pratique muito, principalmente o uso do flash, antes de encarar o primeiro casamento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! qual sua opinião sobre a Câmera Sony HX5V? ou teria outra câmera que indicaria mais ou menos no valor desta da Sony, que tenha mais qualidade nas fotos, de preferência com controle manual. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Henry,

    quero iniciar um curso de fotografia e estou buscando informações de câmeras para iniciantes. não pretendo trabalhar na área, seria mais como um hobbie mesmo. Qual câmera você me indica nesse caso?

    adorei o blog.
    beijos
    Rafaella

    ResponderExcluir
  25. Oi, Cris e Rafaella.

    Os brasileiros tem um certo fascínio pela marca Sony, mas não quer dizer que seja a melhor marca para câmeras fotográficas. Nos EUA, este modelo mais atual é a HX7V.

    Nesta faixa de preço e com controle manual, uma Nikon Coolpix P300 é uma boa alternativa, se você puder gastar um pouco mais, a Canon S95 é muito mais câmera e com qualidade de imagem impressionante.

    As câmeras da Panasonic também tem se destacado, se você precisar de uma câmera barata e muito versátil (mas sem controle manual), modelos como a Lumix DMC-TS10 são à prova d'água, à prova de choque e frio, a qualidade de imagem é razoável e você não precisa ficar com medo de levar a câmera para a praia e entrar no mar com ela. Temos uma semelhante e é uma mão da roda, além disto o vídeo em HD é muito bom mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pela orientação!! a Canon S95 realmente é muito boa, mas, também um pouco cara no momento; a linha ZS da Panasonic, tipo ZS5, ZS8, por ter controles manuais, também seria uma boa compra?

    ResponderExcluir
  27. A série ZS da Panasonic também é muito boa, porém eu não sou um grande fã de como funcionam os controles manuais das câmeras Panasonic, não costumam ser muito práticos.

    ResponderExcluir
  28. ola amei o blog..
    queria saber qual a melhor camera profisional,, quero comprar pra fazer cursos..amo foto mais quero agora leva mais a serio este amor...bjos e obrigada

    ResponderExcluir
  29. Oi, Carmilla.

    Sugiro que você leia integralmente todos as postagens sobre as câmeras e os comentários. Provavelmente a resposta para sua pergunta já foi dada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Olá Henry,
    conheci seu blog a poucos dias, mas já li boa parte das postagens. Parabéns pela iniciativa, vc é muito didático e encontrei seu blog em boa hora...
    Eu tinha duas máquinas compactas uma da sony e outra da Nikon, mexia um bocado para lá e para cá, melhorava as fotos com balanço de brancos, exposição... mas sempre ficava a desejar... Acabei de adquirir um Nikon D3100 com objetiva 18-55mm. Ainda estou estudando, mas penso em um dia trabalhar profissionalmente (eventos). Queria saber qual sua opnião sobre a máquina.
    Desde já agradeço a a ajuda.
    mariana

    ResponderExcluir
  31. A linha SLR da Nikon é muito boa e você poderá tirar belas fotos com esta câmera. É só estudar e sair por aí clicando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Olá Henry.... estarei viajando mes que vem para o Canada e gostaria muito de comprar uma camera boa semi profissional, para que eu tenha qualidade nas minhas fotos. Ja tenho uma nocao basica de fotografia... qual camera barata você me sugere para eu ocmprar? Nào é para me profissionalizar, é mais para eu passar o tempo mesmo! Muito obrigada! Sophia.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Sophia.

    Pelo preço e pela qualidade das fotos, eu sugeriria uma SLR introdutória da Canon ou da Nikon, como a Canon T3, ou até modelos anteriores, como a T2, a T1 ou até uma XSI. Procure por câmeras refurbished, que são mais baratas e são idênticas às demais.

    Senão, uma boa alternativa é um point-and-shoot avançada como uma Canon G12 ou uma Nikon P7000.

    O ideal é ter um equipamento que a permita aprender mais, ao mesmo tempo que simples o bastante para você pedir a alguém que tire uma foto sua numa viagem (hoje em dia, na América do Norte e na Europa, qualquer um sabe mexer numa SLR).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. OLA.Pretendo adquirir uma boa maquina compacta,, nao sou profissional.. sou usuario que gosta de tirar foto com celular,,nokia n8 rsrsrs.
    estou de olho no modelo da NIKON P7000 E CANON POWERSHOT G12,, QUAL A MELHOR DAS DUAS?
    OU OUTRA NA FAIXA DE PREÇO$ OBG

    ResponderExcluir
  35. A G12 e a P7000 são câmeras excelentes, usadas como câmeras de backup por alguns profissionais. Você poderá tirar ótimas fotos com elas e aprender muito. Se for comprar a Nikon, recomendo que você espere um pouco, pois no final de agosto eles vão lançar a P8000.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  36. OK.. OBRIGADO,, VOU ESPERAR,,, A CANON DEVERAM LANÇAR TAMBEM G13 EU ACHO...RSARSR

    ResponderExcluir
  37. Olá,

    parabéns pelos seuas posts, muito dez!
    Amo fotografia e gosaria de fazer um curso profissional bom, mas não tão caro, vc tem alguma sugestão?
    obrigado

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde amigo,
    parabens pelos posts e obrigado por se dispor a responder as perguntas.
    quero comprar uma camera semi profissional, visto q sou amador mesmo, hj, ql a melhor opção de cameras? e q acessorios eu devo comprar? e vc pode m indicar tbm algum site o livros q eu posso aprender a fotografar? oq vc acha da camera nikon d7100?
    grato.

    Dálio

    dalio_demantova@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá Henry, sou iniciante no mundo da fotografia, mas n tenho grandes ambições, apenas quero tirar boas fotos nas minhas viagens e passeios. Pelo q andei pesquisando, algumas câmeras que trazem o custo benefício q procuro são: Canon Sx30, Sony Hx1 e Panasonic FZ100. Estou certo? Qual dessas vc recomendaria? E se tiver alguma outra, sou todo ouvidos. Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, Henry! Comprei recentemente uma Nikon D3000 e, acredito, ter tirados ótimas fotos com ela. Mas confesso que sinto falta de uma grande angular, para fotos próximas (flores) e paisagens. Encomendei uma Nikkor 10-21mm, que devo receber nos próximos dias. Acha que será um bom investimento?
    Rubens/Porto Alegre

    ResponderExcluir
  41. Oi, Victor.

    Se você está pensando numa Canon Sx30, recomendo que você gaste um pouquinho a mais e compre uma SLR introdutória remanufaturada da Canon que é muito mais negócio.

    Você terá mais câmera e fará estrago.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Oi, Rubens.

    Para o que você pretende, mais do que uma grande angular, você precisa de uma lente macro para as flores ou até uma tele para paisagens.

    Como expliquei nas distâncias focais, as teles comprimem o espaço, enquanto as grandes angulares dilatam o espaço. Geralmente, fotos de paisagens tiradas com tele ficam muito mais bonitas e interessantes do que as tiradas com grande angulares, que servem muito bem para ambientes apertados ou para cenários urbanos.

    Mas uma grande angular é uma grande aquisição e tem sido o tipo de lente que tenho usado na maior parte do tempo recentemente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Henry
    você conhece algum curso de fotografia no Rio de Janeiro para me indicar?
    obrigada
    Rafaella

    ResponderExcluir
  44. >> ola quero me dedicar a fotografia . estou começando agora.ja pesquisei e tenho duvidas . é quais as melhores cameras para eventos sociais. as reflex/ ou as q nao trocan de lente .. a nikon 3100 e boa para eu começar ?
    obrigado ASS ewerton george

    ResponderExcluir
  45. Olá
    Estou na duvida entre comprar uma Canon 60d, Canon t3i ou uma panasonic gh2. Qual a melhor escolha considerando q sou iniciante em fotografia?

    ResponderExcluir
  46. Bem, Jeife, estas três câmeras são bastante diferentes.
    A T3 é uma reflex introdutória, enquanto a 60D é uma reflex semiprofissional. Já a GH2 está mais para uma compacta avançada do para uma reflex, pois apesar de ter lentes intercambiáveis, o visor é digital e não com um espelho como nas reflex, além do ser no padrão quatro terços, com lentes menores do que das reflex convencionais e com crop factor de 2.

    A escolha dependerá muito do seu grau de interesse e de quanto você poderá pagar. A 60D é um baita equipamento, mas pode ser um investimento alto se você for do tipo que desiste rápido de seus hobbies.
    Você pretende se profissionalizar ou será apenas para poder tirar fotos melhores nas viagens?

    De qualquer maneira, eu ficaria entre uma das duas Canon, e só deixaria as compactas da Panasonic em último caso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  47. Depende do tipo do evento social, Ewerton. Se você fotografar casamentos, batizados e coisas do gênero, precisará de uma câmera melhor e mais confiável, mas se for para fotografar gente em baladas, nem sei se precisar de uma câmera muito boa. Já vi muita gente com compacta...

    ResponderExcluir
  48. ENTRE A NIKONP500 E A CANON SX30IS, QUAL ME RECOMENDARIA !

    ResponderExcluir
  49. Neste nível de fotografia, eu me esforçaria para gastar um pouquinho mais e compraria uma Nikon P7000, será uma câmera muito mais versátil e melhor do que estes modelos nos quais você está pensando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  50. OI
    harry blz..
    eu irei pros estados unidos e queria saber se qual e a melhor camera pra min usar n sentido de fotografar como uso domestico mesmo familia
    viagens etx...pra fotografar como amador amador mesmo..como citei acima..

    uma eos rebel t3 ou eos rebel 3ti
    eu irei aos estados unidos e tenho duvida em que comprar
    qual delas tem mais qualidade e qual delas permite zoom.

    2 pergunta..

    os megapixel dela corresponde quanto ela pode fotografar de distancia sem por o zoom..
    porq quando vc compra umas cameras comum por exemplo 10 m.p ela aproxima 10x esse mega pixel esta dizendo que ela ja esta aproximado..

    vlw


    to em duvida nisso

    vlw

    meu nome e ;;; renan nunes

    ResponderExcluir
  51. e mais uma pergunta.
    camera como eu sitei rebel 3ti com 18 m.p ela ter qualidade nas fotos e bom zoom

    ResponderExcluir
  52. henry, minha duvida e nessas três cameras; sony hx100v e canon sx30is e nikon p500, gostei muito dessas maquinas

    ResponderExcluir
  53. Oi, Renan.

    Resolução (megapixels) não tem nada a ver com a distância focal da câmera (o zoom, por exemplo, de 10x).
    Como você indicou que a câmera será apenas para uso amador, não tenho muita certeza se compensa comprar uma T3, que é uma câmera relativamente grande e inconveniente para quem não deseja carregar tanto peso nas viagens, e chama atenção se for carregar pelas ruas do Brasil.
    Uma câmera compacta talvez seja de maior serventia para você, como uma Panasonic DMC-TZ20 ou, se você quiser uma câmera melhor mas ainda assim simples de usar, mas que o permitirá estudar fotografia mais adiante, você pode conferir uma Canon G12 ou uma Nikon P7000.
    Aparentemente, uma Reflex é muito mais câmera do que você precisa.

    Nesta faixa de preço da Canon SX30is, eu optaria por uma Nikon P7000, talvez não tenha o visual tão impressionante quanto esta da Canon, mas é uma baita câmera, usada como câmera de backup por muitos profissionais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Oi!!!Estou "devorando" suas dicas nos sites.Estou com viagem marcada para daqui uns meses para NY e só pra eliminar a dúvida:as máquinas que vc anda indicando acima (nikon p7000 ou canon G12) vem com tudo incluso quando compramos?Ou temos que pedir algum acessório ou lente para completar??
    Tbem adoro fotografar como hobby, nada profissional e tenho uma Sony T90.Continua valendo a dica acima ou tem alguma da sony para incluir na minha listinha??? Obrigada e parabéns pelos sites. Luci

    ResponderExcluir
  55. A P7000 ou a G12 são câmeras compactas avançadas, Luci, ou seja, não tem lentes intercambiáveis nem outras firulas existentes na Reflex, apesar de você poder conectar um flash externo nelas.

    Se você não tem pretensões profissionais, estas câmeras são mais do que suficientes e possuem controles manuais, o que é ótimo para quem deseja aprender um pouco mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  56. MAIS...CARA..


    se eu comprar uma camera t3i ou t3
    qual e a melhor tendo em vista que pra min n importa o peso essas coisas e pra min mesmo ter uma camera desse nivel pra levar em viagens especiais e bater fotos em coisas especiais entende porq eu tenho

    uma camera compact igual a que vc me sugeril so que eu queria comprar uma nesse nivel entende
    t3i ou t3

    ResponderExcluir
  57. Esta duas câmeras não são tão diferentes uma da outra, Renan, tirando que a T3i tem maior resolução, mas, para o que você precisa, até uma XS já estaria de bom tamanho.

    Mas, se você quiser comprar o último modelo do mercado, não sou eu quem vai convencê-lo do contrário. Só precisa lembrar que a lente do kit não tem uma distância focal muito grande (zoom), ou seja, você precisaria de uma segunda lente telefoto caso queira mais zoom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  58. Henry, vou começar agora em fotografia e gostaria de uma recomendação. Meu objetivo é profissional, quero fazer um investimento durável agora, uma câmera que não me limite muito no futuro. Já ouvi muito sobre as Canon T3i e 60D. Qual câmera, flash e lente você me indicaria para investir agora?

    ResponderExcluir
  59. Oi, Flavia.

    Dependendo do seu orçamento, eu investiria numa corpo mais antigo, como numa 50D ou até numa 40D usada em boas condições, e compraria lentes melhores. A lente do kit, uma 50mm (f/1.8 ou f/1.4) e um flash Speedlite 430EX é um ótimo começo, mas tudo depende em que ramo você deseja atuar, o equipamento necessário para fotógrafos de casamento não é necessariamente o mesmo para um fotojornalista, por exemplo.

    ResponderExcluir
  60. seria fotografia de estúdio, pensei em comprar um câmera usada mesmo e investir mais em lentes, tem algum problema de compatibilidade lente e corpo?

    ResponderExcluir
  61. Para fotografia em estúdio, Flavia, não sei quão útil seria um flash externo, a não ser que você queira criar um set de iluminação apenas com Speedlites, o que é possível, mas você precisaria de 2 flashes, um para master e outro para slave, como um 530EX e outro 430EX, ou um flash como luz principal e um refletor para luz de preenchimento.
    Mesmo assim, um kit com strobes não costuma ser tão caro assim e terá muito mais potência e modificadores do que com flashes.

    Já as lentes, você terá de comprar lentes compatíveis com a marca Canon, que podem ser da própria marca, ou de outras, como Sigma, Tamron, Tokina ou Carl Zeiss.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  62. Certo, obrigada pelas indicações. Parabéns pelo blog, vou seguir, rsrs.

    ResponderExcluir
  63. henry..

    qual lente vc me aconselharia pra obter mais zoom nas fotos tendo em vista
    que comprarei uma t3i

    vlw

    ResponderExcluir
  64. hanry..

    mais uma coisa..

    eu queria uma camera n caso t31 ..
    porq dizem que ela tem muita qualidade nas fotos.
    e e uma camera que eu iria guardar ela comigo por muito tempo.
    sabe aquela coisa que acompanha vc pra vida toda
    n sentido material..

    e tendo em vista que ela e o ultimo modelo ai n sairia de fabricaçao tao rapido vc me entende..

    ResponderExcluir
  65. Definitivamente, não é uma câmera para a vida toda, Renan, por várias razões:

    1 - a tecnologia se tornará obsoleta com o passar dos anos,

    2 - a construção destas Reflex introdutórias não é tão extraordinária como em alguns modelos mais caros;

    3 - o obturador tem um tempo de vida útil, em média 150 mil cliques, que parece ser bastante, mas se você fotografar bastante, pode chegar a tirar umas 6 mil fotos ao mês (ou mais), então é só fazer as contas.

    Eu diria que a vida útil de uma Reflex digital moderna como a T3i seria de uns 4 ou 5 anos, talvez um pouco mais se você cuidar bem. Já os modelos mais caros, como uma 5D Mark II ou uma 1D Mark IV já podem trabalhar bem por muito mais tempo.

    Câmera para a vida inteira, só se você comprar uma bela câmera de filme, como uma Leica M3. ;)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  66. Algumas lentes telefoto mais acessíveis são: Canon EF-S 55-250mm f4-5.6 IS, Canon EF 100-300/5.6L e Canon EF 70-210mm f/3.5-4.5 USM.

    As lentes telefotos costumam ser grandes, por isto, seria bom comprar também um mochilinha ou case para pôr a câmera e a lente juntas, para quando for sair fotografar.

    ResponderExcluir
  67. MAIS HANRY..

    se eu for pensar em ter uma camera por pelo menos uns 6 a 7 anos t3i e uma boa pedida em se tratando de qualidade de fotos.

    ResponderExcluir
  68. nao entendi..

    vc esta me dizendo que o obtirador da camera so serve pra bater 150 mil fotos depois tem que comprar outro..

    parabens pelo blog
    vc esta me esclarecendo muitas coisas...

    ResponderExcluir
  69. Entre 100 mil cliques para modelos introdutórios e 300 mil para os modelos mais avançados, esta é a expectativa de funcionamento das SLR digitais da Canon, Renan, isto não quer dizer que sua câmera deixará de funcionar quando você der o 100001 clique, mas é uma média de funcionamento do obturador. Há câmeras que quebram bem antes disto, e outras que duram bem mais.
    Uma opção é trocar o obturador, principalmente em modelos mais avançados, e a substituição geralmente custa o valor de uma Reflex introdutória... :D

    Mas se você for um fotógrafo de ocasião, dificilmente chegará ao ponto de esgotar a vida útil do obturador, ou da câmera, provavelmente trocará de câmera antes disto.

    ResponderExcluir
  70. mais eu acho 150 mil cliques como vc disse
    eu acho muito clique vc n acha.
    ainda mais que n fico dando clique a toa..

    e quanto mais ou menos em dolar custa

    o obturador..

    vlw

    e minha ultima pergunta..

    vlw

    ResponderExcluir
  71. Realmente é bastante, mas também não é tanto quanto parece. O preço da reposição do obturador deve ser consultado na loja autorizada da Canon, pois você não sai comprando obturador por aí na prateleira de mercado. :D

    Mesmo assim, não é o tipo de coisa com a qual você deve ficar se preocupando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  72. mais se eu henry
    bater umas 5000 fotos por ano nao chega nem a isso
    eu bato fotos de vez em quanto mesmo e so pra ter uma camera boa e se eu gostar mesmo estudar fotografia.
    e uma maqui na que posso conservar ela por uma bom tempo uns 7 anos

    vlw

    ResponderExcluir
  73. Oi Henry, adoro fotos e gostaria de comprar uma camera digital melhor do que as compactas, o que vc acha da Nikon D3100? Ou vc acha melhor uma outra marca?

    ResponderExcluir
  74. Se você se ativer a Canon ou Nikon, não tem muito erro. A D3100 é uma ótima câmera para quem quer aprender fotografia a sério e você poderá curti-la bastante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  75. Olá Henry!!
    Estou querendo comprar uma camera digital,vou usar para as férias, por isso gostaria de uma com ótima qualidade, que não fique tremula a imagem, coisas desse tipo. Pensei na Canon T3i mas vejo que essa seria para quem tem mais conhecimento. Hoje tenho uma sony t60 mas a qualidade das fotos não é boa. Se puderes me dar uma dica agradeço muito.

    ResponderExcluir
  76. Olá Henry, quero tirar uma dúvida com você. Qual marca e modelo você indicaria pra eu comprar, Nikon ou Panasonic? Lembrando que não quero câmeras muito sofisticadas e profissionais, apenas que atendam minhas necessidades cotidianas, como tirar fotos de aniversários, passeios, viajens.
    Abraço

    ResponderExcluir
  77. Oi Henry,

    Vou começar um curso de fotografia e pretendo trabalhar nos finais de semana em bares e baladas, vou esse mes para o EUAs, queria saber de você se a Nikon D3000 10.2Mp SRL 18-55mm é bom começo? Pois estou com pouca grana pra investir em uma camera cara, com isso, queria saber tambem uma lente que irei utilizar com mais frequência.

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo Blog!

    Abraços Jean!

    ResponderExcluir
  78. Nikon P7000,ela pega lentes !

    ResponderExcluir
  79. Se você acha uma T3 câmera demais para você, talvez uma Canon G12 ou até uma Canon S95 pudesse cumprir bem o papel. São câmeras pequenas, mas excelentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  80. A Panasonic tem feito câmeras compactas muito boas, inclusive são algumas das melhores do mercado.
    A Panasonic Lumix DMC-LX5 é incrível, por exemplo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  81. Acho que esta câmera seria mais do que suficiente para o que você pretende, Jean, depois, se você estiver fazendo um dinheiro que permita fazer um upgrade, você pode pensar numa câmera melhor.

    Basicamente, você tem duas opções: 1 - comprar uma lente rápida, como a 50mm f/1.8 da Nikon, que é barata e ótima para situações com pouca luminosidade, no entanto, pode ser uma lente um pouco complicada de se trabalhar em ambientes apertados, pois é longa em uma câmera com crop factor e pode dar uma dor de cabeça quando for fotografar grupos muito grandes tão de perto. É uma questão de se habituar com as dificuldades e as vantagens desta lente; a segunda opção é comprar um flash externo da Nikon (talvez o mais barato que houver), as fotos com flash ficarão muito melhores do que com o flash embutido da câmera, mas também tem de aprender a usá-lo bem.
    No caso de balada, será quase inevitável o uso de flash, então talvez seja melhor você começar no ramo e, aos poucos, descobrir qual é o equipamento que você vai precisar mais e comprá-lo depois.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  82. Olá Henry, parabéns pelo Blog. Traz ótimas informações. Sou iniciante no mundo das fotos de qualidade a minha primeira dúvida é: qual máquina comprar? Pretendo dar uso doméstico à máquina, com fotos de qualidade de minha familia e em viagens. Estou dividido entre as maquinas Canon T2i com Kit 18X135IS ou T3. Sem prejuízo destes modelos, se julgar outro mais interessante, por favor, me indique. Por fim, quais acessórios devo comprar (lentes, filtros, flashs, etc)? Obrigado e mais uma vez, parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  83. Henry, lendo as perguntas anteriores, vi que a minha pergunta anterior já foi respondida à exaustão. Específicamente entre dois modelos, G12 e Rebel T3, qual seria uma compra mais interessante uma vez que o preço de ambas se equivale? Qual lente seria necessária para estas fotos (retrato).

    ResponderExcluir
  84. Ola Henry. estou com uma grande Duvida. queria comprar uma camera pra usar no dia dia. nao entendo nada do mundo da fotografia. queria saber se a Canon SX30is é uma boa escolha. a principio gostei dela pelo ZOOM. mais vendo mais sobre fotografia começei a ver mais coisas interessante e senti vontade de me aprofundar mais. consegui essa camera com um fornecedor por R$ 850,00. o que voce me diz.

    ResponderExcluir
  85. ola henry, cannon t1i t2i t3i qual dessas voce indica para alguem que vai fazer curso de fotografia e pegar alguns trabalhos?

    ResponderExcluir
  86. minha camera digital da marca nikon . quando eu ligo estar aparecendo erro da objectiva eu não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  87. Olá,

    sei que minha pergunta é a mesma de muitos, mas eu gostaria de saber qual câmera apresentaria melhor custo x benefício para a minha situação. Sou leiga, mas apaixonada por fotografias, portanto pretendo começar a acumular bastante conhecimento. Procuro fazer fotos grandes em que posso dar zoom com o mínimo de noise possível, e que se adaptem bem à ambientes naturais ou noturnos, como em viagens e festas. Quanto aos valores, apesar de não querer gastar muito, estou disposta a juntar dinheiro para comprar uma boa câmera. Ouço muito sobre a D90, a D60, a T2i e a T3i. Qual seria indicada para minha situação? Existe alguma outra que se encaixaria melhor no meu caso?

    Muitíssimo obrigada,
    Renata. :)

    ResponderExcluir
  88. Priscila C. Schumann21 de setembro de 2011 01:21

    Oiii Henry!
    Sempre fui apaixonada por fotografia, mas com o tempo fui deixando isso passar ...
    Logo depois que eu me formar, pretendo fazer um curso, mais para hobby do que para profissão.
    e estou querendo comprar uma câmera Semi Profissional.
    Gostaria de saber sua opinião sobre Canon sx130 IS!
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  89. Ola sou o Carlos, qual camera Profissional para tirar foto de longo alcance e pra fazer books com a mesma camera???

    ResponderExcluir
  90. Oi, Rogério.

    Se você é amador e está começando no ramo da fotografia, uma T2 (ou até modelos mais antigos em bom estado) com a lente do kit é mais do que suficiente.

    Leia todos os artigos daqui do blog e aprenda a usá-la, se você sentir necessidade de mais acessórios posteriormente, você sempre poderá comprá-los, por isto, não há necessidade de se afobar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  91. Anônimo, se você conseguiu um bom preço pela Canon SX30is, vá adiante. Se você não tem pretensões profissionais, será uma câmera que lhe deixará satisfeito, além de poder aprender um pouco com ela.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  92. Oi, Fernando.

    Como já disse anteriormente, o que influencia mais numa boa foto são as lentes e nem tanto o corpo da câmera. Se você tiver um modelo mais antigo e uma lente excepcional, você fará muito mais estrago do que com um corpo ótimo e uma lente medíocre.

    Mas o equipamento necessário dependerá do tipo de trabalho, se é casamento, fotojornalismo, paparazzi, esportes, etc.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  93. Se sua lente está dando erro, anônimo, o melhor é testar outra lente e ver se ocorre o mesmo problema (o que significaria que é um problema da câmera e não apenas da lente), e mandar para a assistência técnica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  94. Oi, Renata.

    Os modelos mais recentes de câmeras Reflex costumam lidar melhor com o ruído digital (noise) do que modelos antigos. Hoje em dia, ao invés da corrida por mais megapixels, está ocorrendo uma corrida por mais ISO e menos ruído.

    Os modelos intermediários, como as Canon 50D, 60D e 7D são muito melhores neste sentido do que as da série introdutória.

    Não entendi o que você quiser dizer com "fotos grandes", mas para bastante zoom você precisará de lentes telefoto (leia o artigo sobre lentes e distâncias focais), que não são as melhores lentes para ambientes escuros ou noturnos, pois necessitam, normalmente, o uso de tripé. Para festas, você provavelmente optará por uma grande-angular, para captar um ângulo maior e chegar mais perto dos fotografados, porém tem distorção o que não é muito gentil com as pessoas, ou uma lente rápida, como uma 50mm f/1.8, ou seja, além da lente do kit, você precisaria de mais uma ou duas lentes para completar o que você deseja.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  95. Oi, Priscila.

    A Canon sx130 IS não é semiprofissional (pelo menos, não nos EUA), é uma compacta avançada, no entanto, você pode aprender com ela e, para hobby, deve ser mais do que suficiente. No entanto, não tem a versatilidade de uma Reflex.

    Mas eu sugeriria gastar um pouco mais e tentar comprar uma Reflex de modelos mais antigos, como uma Canon XS ou XSI, que sairá quase o preço desta outra e será muito mais câmera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  96. Oi, Carlos.

    Isto dependerá da lente que você comprar. Para longo alcance, você necessitará de uma telefoto, como 200mm ou 300mm, que até podem ser utilizadas em estúdio ou para retratos, se você estiver bastante espaço para se afastar.

    No entanto, para retratos, recomenda-se uma lente entre 50mm e 100mm, pois comprimem o espaço, tornando os traços faciais mais agradáveis e harmoniosos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite!!!
    Sou guia de turismo, e quero unir o util ao agradavel, fotografando minhas viagens, e tambem o grupo que em geral estou acompanhando, qual modelo você me aconselha, sou leigo no assunto.
    OBS: andei pesquisando preços da T31, D7000, D90, o que você acha dessas opçoes??
    Obrigado, boa noite!!!

    ResponderExcluir
  98. oi henry, estou fazendo curso de fotografia, com a camera CANON 60D, posso trabalhar profissionalmente? grande abraço

    ResponderExcluir
  99. Ola, bom dia, comprei uma Nikon D7000 e estou muito satisfeito com ela, mas tenho uma duvida, esta camara é á prova de chuva, pretendo fotografar jogos de futebol com uma nikon 70 - 200 2.8
    Tenho pesquisado foruns sobre o assunto mas ainda nao encontrei uma resposta
    Desde ja obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  100. É possível trabalhar com uma 60D, Robson, mas dependendo da área, talvez você precise de mais equipamento, como flashes ou outras lentes, ou até mesmo uma câmera backup se for trabalhar em casamentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  101. Oi, Sérgio.

    Aqui você está comparando dois níveis diferentes de câmera, a Canon T3i e a Nikon D90 são reflex introdutórias, enquanto a Nikon D7000 é uma reflex semiprofissional, comparável à 60D da Canon.

    No seu caso, para começar, eu compraria uma câmera mais barata, às vezes até de um modelo anterior, como uma T1, T2 ou até uma XSI, e investiria em alguma lente legal, depois que você aprender, há sempre a possibilidade de fazer um upgrade do corpo, enquanto a lente durará para sempre, se você souber cuidar bem dela.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  102. Oi, Alberto.

    A D7000 possui alguma proteção contra o clima, então é provável que sobreviva a uma chuva leve, mas a lente também tem de ter isolamento.

    Eu não tenho muita confiança de sair com uma câmera na chuva, mesmo com a minha 1D da Canon, que é totalmente à prova de clima. O melhor é você ler o que os usuários deste modelo falam por aí antes de sair com ela em condições extremas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  103. Henry, ótimo conteúdo. Sou iniciante, mas ja apaixonado por fotos com qualidade. Estava olhando as Canon- gostei muito da EOS 5D Mark II. O que mais Preciso??
    ...Estava vendo (lente EF50mm f/1.4 USM e Flash 430ExII ).
    Abraço

    ResponderExcluir
  104. Oi, Ivan.

    A 5D Mark II é uma baita câmera, mas, como você disse ser iniciante, vale a pena considerar se um investimento como este compensa logo de cara. Eu optaria por uma 7D, por exemplo, e compraria outras lentes boas para completar.

    Pelo mesmo valor de uma 5D mark II, uma 50mm e um flash, você pode comprar uma 7D, a mesma lente 50mm, o flash e ainda uma lente canon 24-105mm f/4L, e fará muito mais estrago.

    Mas se você puder comprar a 5D e todo o resto, melhor ainda! :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  105. boa noite Henry, gostaria de uma imformação , preciso de uma camera que possa fotografar cenarios internos, pois farei uso da camera fotografando moveis e estofados para fazer mostruario, por isso preciso saber de uma camera que atenda essa necessidade , para eu levar o material para grafica e ter um bom resultado. Obrigado e parabens pelo bom trabalho.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite henry, agardo a resposta para uma camera para tirar fotos com boa definição para montar mostruario de moveis e estofados,gostaria de lembrar que as fotos serão feitas em ambientes internos e fechados. Grato desde ja e sucesso no Blog. (vagner)

    ResponderExcluir
  107. Para móveis e ambientes internos, a lente vai importar mais do que a câmera, Vagner, que neste caso deverá ser uma grande-angular, pois alonga o espaço e lhe servirá melhor neste tipo de condições, porém não pode ser uma grande-angular muito curta, pois distorcerá o espaço.

    O segredo mesmo é a iluminação, mas geralmente ambientes decorados já possuem uma iluminação que favorece o espaço, mas, mesmo assim, você terá de equilibrar a luz ambiente interna com a luz do sol quem vem das janelas e, talvez, você necessite de um flash externo para acrescentar mais luz.

    Fotografar bem ambientes internos mereceria um curso à parte.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  108. OK muito obrigado henry, sua opinião muda tudo,pois não imaginava que tinha uma complexidade maior para ambientes internos ,vou me preocupar mais com as lentes agora que tenho essa informação. Sucesso no Blog .
    Abraço :
    vagner

    ResponderExcluir
  109. Boa noite Henry, gostaria de uma informação, gostaria de saber se voce conhece um programa para montagem das fotos ,pois vou usar cenarios 3d ,mais não conheço nenhum, sei apenas que posso utilizar esses cenarios nessas fotos dos moveis que irei fotografar , assim meu gasto sera apenas com a grafica.
    Grato . Vagner

    ResponderExcluir
  110. Não saberia lhe indicar nenhuma, Vagner, pois acredito que o fotógrafo deva passar mais tempo atrás da câmera do que editando as imagens. Eu só uso o Adobe Lightroom para edições básicas e, às vezes, cada vez mais raramente, o Photoshop.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  111. Ola Henry me chamo Marcio, moro em Boston EUA,vou comecar a fazer o curso de iniciante,ja fiz a pesquisa sobre as cameras,to em duvida entre a Canon 7D e Nikon D7000 sei q a Canon e uma baita camera,mas em iSO Nikon D7000 pra Noite e melhor?

    ResponderExcluir
  112. Oi Henry, adorei os seus comentários. Gostaria de comprar uma câmera mais compacta, acho que a Panasonic Lumix é a melhor opção para mim, o que vc acha? E qual delas eu deveria comprar, estou um pouco perdida, pois tem várias referências da mesma. Obrigada, Juliane Benevides.

    ResponderExcluir
  113. aí Henry, muito boa a explicação mas tem uma coisa que ainda nao consegui achar na net.eu quero comprar uma camera que tenha uma shot rapido, por exemplo: que possa tirar fotos de objetos em movimento e nao aconteca borrões.eu sabia de uma compacta da panasonic ate que a propaganda foi com a shakira mas eu quero uma introdutória ou semi-pro pq quero fotos em HD.pelo q eu li ate agora acredito q seria mais satisfatório uma lente q comecasse com 35mm ate 200 ou 300 seila.o que tu me indica?quero gastar de 1000 ate 1500 reais.os acessórios compro depois.quem sabe uma p100 ou p500 da nikon?nao esquece q a camera precisa tirar fotos de objetos em movimento.pode me indicar mesmo que passe do orçamento pois dai aguardo um pouco mais para comprar.abraço

    ResponderExcluir
  114. Oi, Marcio.

    A Canon 7D e a Nikon D7000 são quase equivalentes, sendo a 7D melhor construída do que a câmera da Nikon.

    Sinceramente, não sei se o fato da Nikon ter ISO máximo de 25 mil e a Canon ISO de 12 mil faça alguma diferença. Eu, por exemplo, raras vezes fotografei acima de ISO 800 e quase nunca precisei mais disto em situações normais. Devo ter usado ISO 1600 umas duas vezes na vida.

    Prefiro uma lente rápida e manter o ISO o mais baixo possível.

    Mesmo assim, qualquer uma destas duas câmeras, tanto a Canon 7D quanto a Nikon D7000 serão grandes aquisições.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  115. Oi, Juliane.

    A Panasonic Lumix DMC-LX5 é considerada uma das melhores compactas do mercado. Não sei quanto está custando, mas não deve ser tão barata. Dê uma olhada na Canon S95 também, pois é muito boa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  116. Oi, Anderson.

    Estas câmeras que você está em dúvida são compactas avançadas. Eu jamais confiaria numa câmera compacta para capturar movimento, geralmente o autofoco destas câmeras é lento e a imagem acabará ficando borrada. Eu também não confiaria muitos nas propagandas das câmeras, pois elas sempre são perfeitas! :D

    Eu investiria um pouco mais e compraria uma Reflex introdutória da Canon ou da Nikon, que cumprirá o papel que você precisa muito melhor. Não tem erro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  117. Olá, Henry.
    Como muitas pessoas acima, estou pretendendo começar a fotografar e tenho muuuitas dúvidas. Quero sua opinião sobre a diferença entre uma T1i, T2i e uma Nikon d5100. Em relação a custo/benefício, qual a mais indicada? Elas cumprem as mesmas funções?
    Além disso, tenho um primeiro projeto em mente e vou precisar de acessórios para fotografar pessoas em ambiente fechado e com pouca iluminação, quais os que você me indica?

    O seu blog é ótimo e ajuda bastante! Sucesso! :)

    ResponderExcluir
  118. Olá, eu queria uma máquina que pudesse tirar ótimas fotos em viagens e que me premitisse fazer um curso de fotografia, porque gosto muito, estou na dúvida entre a Canon XS e a Nikon P7000. Qual vc me indicaria?
    Obrigada.
    Um abraço Marcia

    ResponderExcluir
  119. Estas câmeras são, Helena, todas da mesma categoria, Reflex introdutórias, ou seja, são bastante semelhantes em construção e qualidade. A diferença entre a T1 e a T2 é que uma é o modelo mais antigo, mas nada que justifique muito pagar à mais.
    Para ambientes com pouca iluminação você tem 2 opções: 1 - uma lente rápida (com abertura grande), ou 2 - um flash externo.

    O segundo seria o mais recomendado, mas tem de aprender a mexer bem no flash, o que pode ser um pouco complicado a princípio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  120. Oi, Marcia.

    Este modelo da Nikon é mais recente, mas, dependendo da diferença de preço, eu iria por um modelo mais antigo e investiria em lentes.

    Entre Canon e Nikon, tanto faz, ambas são ótimas marcas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  121. tah henry vou investir um pouco mais entao a camera precisa pegar imagem em movimento. mas entao a p500 da nikon nao é uma reflex introdutoria?me indica uma reflex introdutoria boa ai com um preço bom entao da nikon pq canon nao estou interessado.mas tu acredita q com uma reflex introdutoria eu conseguria tirar uma foto por exemplo de um cara dando um salto de skate sem ficar borroes?ou teria q ser uma semi-pro pra conseguir isso?se for esse o caso dai eu compro uma introdutoria e depois compro uma lente melhor ou a lente nao tem nada a ver com a velocidade da camera para tirar a foto?estou recem comecando me ajuda ae.abraço

    ResponderExcluir
  122. Definitivamente, a P500 não é uma reflex, Anderson. Leia o artigo sobre Reflex que foi ao ar hoje.

    A lente pode ajudar a evitar uma foto borrada, pois se for uma lente rápida, f/1.8, por exemplo, ela lhe permitirá uma velocidade de obturador mais rápida.

    Veja a série de câmeras D(alguma coisa) da Nikon, todas elas são Reflex.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  123. Bom dia Henry, ótimos seu blog!..
    estou precisando de uma lente Canon 50mm, e estou procurando na internet!...sob algumas dicas de desconfiar controlar o peso e dar preferencia nas marcas da própria Câmera, me vem algumas perguntas, exemplo: seria possível comprar um (gato por lebre), comprar uma Lente Canon e depois descobrir que é um falso?
    Minha desconfiança , é devido a grande diferença de preços do mesmo produtos de uma loja para outra, diferença de verdade grande, de desconfiança, sem sitar os nomes da loja te passo um exemplo neste comparador, http://www.shoppydoo.com.br/ofertas-objetiva_para_maquinas_fotograficas-canon_ef_50mm_f_1_4_usm.html?sort=price&sortdir=asc ,
    veja se as diferenças!
    Se uma pessoa compra online não tem como verificar o peso e outros detalhes, tem alguma indicação para compras online?..
    Abraços

    ResponderExcluir
  124. Obrigada! Então vou na canon xs mesmo que já vem com um kit de lentes.

    Bom dia

    Marcia

    ResponderExcluir
  125. Oi, Júlia.

    Olha, o pessoal está metando a faca, heim! 1300 reais por uma lente que custa 370 dólares.

    http://www.bhphotovideo.com/c/product/12140-GREY/Canon_2515A003_50mm_f_1_4_USM_Autofocus.html

    Eu nunca ouvi esta história de sentir o peso, e nem sempre as lentes da Canon são as melhores. Há lentes bem ruins feitas pela Canon, o que não é o caso desta 50mm.

    O que pode acontecer, se a pessoa for desonesta, é vender uma 50mm f/1.8 como se fosse uma f/1.4.
    A qualidade ótica é praticamente a mesma, mas a construção da lente é muito diferente.
    Eu tenho uma f/1.4, mas mesmo assim estou pensando em comprar uma segunda 50mm, desta vez f/1.8, porque é mais barata, mais leve e posso levar para viajar sem me preocupar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  126. Ola Henry...adorei seu blog ,muito interresante,me interesso muito por fotografias,mais nao tenho cursos ainda,quero comprar a camera primeiro,me indicaram a canon T3i o que vc acha dela pra mim que ainda nao tem nenhum curso.

    Obrigada..vou sempre acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
  127. valew henry desculpa incomodar ae de novo.com aquele artigo sobre reflex entendi um pouco mais agora. o que eu quero é uma camera q tenha shutter speed(velocidade de obturador) 1/1000.vi um review do Ken Rockwell sobre a D3000 da Nikon dizendo q é a pior reflex ja fabricada pela Nikon.entao agora estou meio confuso sobre qual camera adquirir.sabe me dizer quais modelos ja vem com lentes 35mm-70mm e shutter speed de 1/1000?abração muito bom o blog mesmo to aprendendo bastante aqui só falta compra de uma vez e botar na prática.

    ResponderExcluir
  128. Isto deve ser um exagero do Rockwell, Anderson, principalmente porque ele tem umas opiniões bem extremistas em alguns casos.

    Duvido que seja a pior reflex já fabricada, talvez até seja a pior reflex da Nikon, mas de todas as marcas, acho muito difícil.

    Quase todas as reflex modernas tiram fotos em 1/1000 ou até mais rápido do que isto, então não é algo para se preocupar. Já sobre a configuração da lente, você tem de conferir nos kits das câmeras, pois alguns modelos vem com lentes diferentes, isto é geralmente indicado junto com a câmera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  129. Uma T3 é uma ótima câmera para quem deseja começar na fotografia para valer, Glenda, mas, como eu disse, você até pode se arriscar num modelo mais antigo que as diferenças não são tão grandes (tirando o preço).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  130. Olá Henry,

    Seu blog é show. Gostaria de saber o que voce acha dessa camera:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205918350-canon-sx30-is-sx30is-sx-30-is-32gb-bolsa-brindes-nf-_JM

    Estou começando a entrar no ramo de fotografia, e ela vai ser usada em: casamentos, batizado ,festas, paisagens e animais.

    O que voce acha? É esse modelo que devo começar com uma semi profissional?

    Obrigada e fico no aguardo!!!
    Elaine Duarte

    ResponderExcluir
  131. A Canon SX30 não é uma câmera semiprofissional, Elaine, é uma compacta avançada.

    Isto aqui é uma câmera semiprofissional (uma 60D da Canon)

    http://www.bhphotovideo.com/c/product/732048-REG/Canon_4460B004_EOS_60D_DSLR_Camera.html

    Definitivamente, uma Canon SX30 não é um equipamento adequado para quem desejar se tornar um profissional de fotografia, muito menos para quem deseja trabalhar com casamentos.

    Para começar, eu sugeriria uma Reflex introdutória, como uma T3, T2, XS, ou similar, seja da Canon, como os modelos mencionados, ou da Nikon, comprar também um flash externo, e posteriormente fazer upgrades de lentes e de câmera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  132. Boa tarde gostaria de saber se a Câmera Digital Canon T3 com 12 megapixels é boa????se se compara mais ou menos com a Nikon 3100

    ResponderExcluir
  133. Boa para quê? - é o que eu sempre pergunto, anônimo.

    Se você quer se enfiar no mato com, sob chuva, umidade, lama e areia, a T3 vai te deixar na mão, mas se você quiser uma câmera confiável, que lhe permita aprender fotografia, a T3 é boa.

    Agora, se você quiser uma câmera que caiba no bolso, seja discreta e leve, a T3 é ruim...

    Quer dizer, tudo vai depender do que você precisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  134. Eu quero compra para dar de presente pro meu namorado ano que vem ele pretende fazer um curso de fotografia qual camera vc me indicaria??e que seja boa para tirar foto de eventos tb?

    ResponderExcluir
  135. Henry,

    E qual eu poderia começar com uma faixa de preço de 1500? Já que essa compacta avançada (no site estava como semi profissional)que voce me aconselha?

    Obrigada
    Elaine Duarte

    ResponderExcluir
  136. Anônimo 1,

    Eu recomendaria qualquer Reflex introdutória, seja da Canon ou da Nikon, como uma T3, T2 ou T1, ou uma D3100.

    Anônimo 2,

    1500 reais ou dólares? Se você comprar no Brasil, qualquer Reflex deverá custa bem mais do que isto, mas, se você comprar no Paraguai ou nos EUA, você poderá encontrar ótimas Reflex, como a T1, por bem menos do que isto (em reais), com a lente do kit.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  137. Obrigada pelas dicas que estas me dando.....a camera que tu me orientou pra começo é essa aqui?

    http://www.edfilmadoras.com.br/?produto=975&origem=novo_buscape

    O preço mais baixo que achei na net foi esse.

    É esse o caminho?

    Obrigada
    Elaine Duarte

    ResponderExcluir
  138. É esta mesma, Elaine, e até que o preço não está dos piores. Já vi loja no Brasil vendendo câmera inferior mais cara do que esta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  139. Olá Henry sempre fui fascinado por fotografia, antes como apreciador, mas agora quero viver pra valer a fotografia, mas hoje praticamente não sei nada sobre máquinas, e dando uma olhadinha por aí simpatizei com a Nikon d5100, gostaria que falasse se estou fazendo uma boa escolha, se tem outra que possa ser melhor e que não esteja tão distante do custo da d5100, e claro se vou poder com esta máquina fotograr em casamentos, eventos, fazer books.Henry aceito qualquer comentário seu e fico muito grato, pois agora estou numa outra fase da minha vida e agora sim quero viver e fazer as coisas que meu coração sempre pediu!! obrigado seu você está de parabéns!!

    ResponderExcluir
  140. A Nikon D5100 é uma boa escolha, já é um modelo um pouco mais bem construído e com resolução do que a linha introdutória da Nikon e, adicionando o flash externo, você estará pronto para cobrir qualquer evento.

    Desejo-lhe sucesso nesta nova fase.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  141. Muito obrigado Henry Valeu mesmo!! um abração e fica com Deus e saiba que agora estarei por aqui sempre tirando minhas dúvidas e aprendendo mais contigo. Um abração!!

    ResponderExcluir
  142. Olá Henry, na faixa de R$ 3.500,00 qual máquina vc me indicaria da Canon ou da Nikon ? Eu pretendo tirar fotos de paisagens da natureza, usando também o zoom e macro, bem como fotos de obras de arte. Abçs.

    ResponderExcluir
  143. Oi, Moisés.

    Como não moro no Brasil, não tenho muita ideia de qual a faixa de preço das câmeras aí.
    Sei que você vai pagar muito mais caro por menos, isto é certo, pois, com o equivalente em dólar (nos EUA), você pode comprar uma Canon 60D, mais um flash externo e talvez até uma lente 50mm f1.4.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  144. Lara (Goiatuba-GO)23 de outubro de 2011 12:53

    Olá,Henry,pretendo comprar uma camara NIKON D7000 com a lente 18-105,mas gostaria de ter uma outra lente também para fotografar shows o que vc me diz da 80-200? ou qual vc acha que é melhor?

    ResponderExcluir
  145. Olá Henry,

    Parabéns pelo blog, estou adorando todas as postagem, pois sou apaixonada por fotografia.
    E quero comprar uma maquina, como o dinheiro esta curto vou comprar uma semi-profissional. Estou na dúvida entre 2 e gostaria que com a sua experiencia me ajudasse a decidir.
    Quero uma maquina que me proporcione tirar fotos com qualidade e efeitos, filmar em full hd.

    Canon EOS Rebel T3 12.2MP DSLR Camera with 18-55mm Lens & Extra 55-200mm Lens ou
    Nikon D3100 Black 14.2MP Digital SLR Camera, Shoulder Bag & Extra 55-200mm Lens

    Qual vc recomenda?
    Super obrigada

    ResponderExcluir
  146. Olá Henry,

    Meu nome é Luiz

    Parabéns pelo blog !!!!!! Fico contente em saber que pessoas como você tem o prazer de ajudar as pessoas com dicas, opiniões, entre outras coisas ! Parabéns !!

    Estou indo ao Estados Unidos no próximo mês e a intenção é de comprar uma SLR. Li seus comentários mas são muitos modelos !!!

    Não quero ser um profissional (por enquanto, hehe) mas gostaria de aprender e fazer excelentes fotos !!!

    Não estou tão restrito no quanto pagar e sim no melhor custo e beneficio, considerando inclusive algumas lentas (olho de peixe, macro, entre outras)

    O que você recomendaria ?!?!

    Obrigado !

    Luiz

    ResponderExcluir
  147. Oi, Lara.

    Se for comprar uma tele, procure uma com estabilização de imagem (IS nos modelos da Canon e VR da Nikon), pois isto a ajudará a fotografar em condições de pouca luminosidade. Só lembrando que, quanto maior for a abertura de lente, melhor, mas também será mais cara.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  148. Estas câmeras são equivalentes, Vivi, e a diferença de resolução (MP) não é tão significativa a ponto de fazer muita diferença na escolha.

    Qualquer uma que você escolher será ótima, só lembrando que, uma vez que você escolhe um sistema, Canon ou Nikon, você está casando com ele, pois começará a comprar equipamentos, acessórios e lentes que só servem para uma das duas marcas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  149. Se você está indo para os EUA, Luiz, recomendo que você vá a alguma loja onde você possar pegar as câmeras e testá-las, como na Best Buy, ou na B&H em Nova York. Assim você pode fazer uma escolha melhor.

    Se for de Canon, veja as reflex introdutórias da série T, como a T1, T2 ou T3, e procure também pelas remanufaturadas (refurbished) que custam bem mais em conta.
    Eu destesto lentes fisheye! :D Acho que são muito exageradas e com pouquíssima utilidade prática, no entanto, uma grande-angular é sempre uma boa pedida, assim como uma tele.

    Acho que, para começar, se você tiver a lente do kit e uma 50mm, seja a f/1.8 ou a f/1.4, você já está meio caminho andado.
    Depois é estudar e, quando você já estiver com prática, descobrir quais são as suas necessidades.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  150. Oi Henry,

    Sou o Luiz que lhe perguntou acima referente o que comprar no próximo mês em viagem ao EUA.

    Primeiramente obrigado ! Obrigado pela pronta resposta !!

    Quando falei da Fisheye, é porque sou piloto comercial de helicóptero aqui no Brasil e muitas vezes gostaria de fazer fotos com grande campo de visão.

    Vou passar por Los Angeles, Las Vegas, Orlando e Miami. Qual seria o melhor lugar para comprar já que você mora ai e conhece ???

    A lente do Kit seria uma lente intermediaria ? Esta de 50mm é uma de longo alcance ?

    Entre a Canon e Nikon pelo que percebi você fica com a Canon. É exagero comprar uma 60D por exemplo ? Tem umas com a palavra DIGITAl no nome, é diferente ?

    As lentes são caras ?? (Canon X Nikon)

    Obrigado mais uma vez !!!!!

    Luiz

    ResponderExcluir
  151. Oi, Luiz.

    Nestas cidades, eu não saberia lhe dizer. Se você estivesse indo para NY, com certeza seria a B&H Photo, que é mais importante loja de fotografia do mundo.

    Como assum uma lente intermediária? Você se refere à construção ou distância focal?
    A lente do kit vai depender de qual câmera você comprar. Reflex introdutórias vem com uma lente, reflex semiprofissionais vem com outra e reflex profissionais vem com outra (que neste caso não é lente do kit, geralmente são lentes das melhores séries).

    A 50mm é uma telefoto curta, mas a verdadeira distância focal dependerá do crop factor da câmera.

    A 60D é uma ótima câmera, portanto acho que você não vai se arrepender.

    Sugiro que você leia dois artigos que já estão no blog e que talvez o ajude neste decisão.

    http://www.calabocaeclica.com/2011/10/entao-voce-decidiu-comprar-uma-camera.html

    e

    http://www.calabocaeclica.com/2011/09/nikon-versus-canon-qual-e-melhor-marca.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  152. Oi Henry,

    Estava me referindo a distancia focal !!!!!

    Você acha que a Fisheye não vale a pena para fotos aéreas ??

    Para terminar e não ficar lhe enchendo de perguntas:

    Poderia me falar um Kit bom de lentes que devo ter para começar ? (Marca e modelo). Quais ?

    E entre a Canon e Nikon, ficaria mesmo com a Canon ? Li que as lentes para a Canon tem melhores preços, certo ?

    Vou ler os artigos !

    Obrigado !

    Luiz

    ResponderExcluir
  153. Oi, Luiz.

    Acho que uma Fisheye é um pouco de exagero, pois distorce demais a imagem, mas tem gente que gosta.
    Se você quer uma grande-angular, veja uma lente como 10-22mm da Canon, que nem é muito cara e será uma baita grande-angular. Geralmente, estas lentes realmente se destacam em câmeras full frame, mas neste caso você terá de desembolsar uma grana para um 5D, por exemplo.

    As lentes do kit geralmente variam de grande angular até telefoto curta, por exemplo, 18-55mm e são lentes medianas, sem grande qualidade ótica, mas que quebram um galhão.

    A Canon tem ótimas lentes por preços acessíveis, mas os valores costumam ser equivalentes. Talvez as boas lentes da Nikon sejam um pouco mais baratas, pois algumas lentes da Canon podem custar 10 mil dólares ou mais.

    No seu caso, acho que além da lente do kit, uma 10-22mm e uma 50mm já estariam de bom tamanho para começar. Talvez você precisasse de uma telefoto, mas eu não saberia julgar. A lente 70-200mm f/4 L da Canon é uma lente extraordinária com o melhor preço da série L, mas também não é tão barata assim.

    ResponderExcluir
  154. Ok,

    Vou estudar tudo o que você me disse e qualquer coisa pergunto.

    Muito obrigado por todas as explicações e pronta resposta !!!!

    Obrigado !

    Abraços !

    Luiz

    ResponderExcluir
  155. Oi Henry você tem Facebook ? ou Email ? ou msn ?
    é q estou interessada na área de fotógrafos e queria tirando duvidas

    obrigada!
    AnaC.

    ResponderExcluir
  156. Henry,

    Por favor ?!
    Mais uma dúvida !!!

    Qual seria a diferença entre:

    EOS 50D Digital $1,099.00
    EOS 60D $999.99

    Preços no site da canon.

    A 60D parece ser mais atual e por que a diferença de preço ? O que significa o Digital no caso da 50D ? Isso faz diferença ???

    Obrigado mais uma vez !

    Luiz

    ResponderExcluir
  157. Oi Henry,
    Tô adorando o Blog, graças a Deus achei um lugar pra tirar minha dúvidas e já to viciada nos posts... Então eu tenho algumas dúvidas e vou ficar giga feliz se vc me ajudar!
    Lá vai:
    - Você me indica qual curso aqui no RJ? Eu vi no senac, e lá tem 2 opções, a introdução e o profissionalizante... quero começar esse ano ainda o que faço? o de introdução é uns 500 reias, e o prof. 2 mil... eu nao tenho experiencia nenhuma, e uma fotografa me indicou começar pelo intro. o que vc acha?

    - Eu sou formada em Eventos, e gostaria de seguir esse caminho, de casamentos, aniversários, eventos, pessoas sabe... quero gastar uns 2 mil reais. Qual câmera eu compro? Minha única certeza é que eu quero muuuito uma canon! Mas fico dividida, sei la... me da uma dica!!!???

    Vc tem face, ou twitter?


    Parabéns pelo site!

    Carol Alves (dinhacrag@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  158. Henry, parabéns pelo blog!!!

    Estarei indo ao Paraguai, e gostaria de comprar uma máquina de mais ou menos U$600,00.
    Busco para lazer, tirar fotos em viagens, festas, etc.
    gostei muito da Sony HX1, mas sei que esta saindo de linha, teria outra para me recomendar similar neste valor?
    obrigada

    Daiana

    ResponderExcluir
  159. Oi, Ana.

    Você pode tirar suas dúvidas por aqui mesmo, através da comunidade do Cala a Boca e Clica! do flickr.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  160. Este "Digital" não quer dizer nada, Luiz, e o que acontece às vezes, com os novos modelos de câmera que, ao invés de ser um uprade do modelo anterior, ele é quase um downgrade.

    No caso da 60D, a construção dela é inferior à da 50D, por isto a diferença de preço. Aconteceu a mesma coisa quando lançaram a 50D, que era pior do que a 40D em alguns aspectos. Vai entender?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  161. Oi, Carol.

    Não sei qual é o currículo destes dois cursos do SENAC, mas, para ser bem sincero, acredito que se você fizer o curso introdutório e depois fizer uns workshops à parte com quem realmente sabe, você estará investindo melhor seu dinheiro.
    Fique de olho em quem é o melhor fotógrafo da sua área de interesse e veja quando eles estará dando workshops em sua região. Isto valerá muito mais para seu currículo e também para o conhecimento prático daquela área específica.

    Se você for comprar a câmera no Brasil, 2 mil reais não vai levá-la tão longe.
    Eu recomendaria uma Canon XS ou T1, com a lente do kit, e pelo menos um flash externo, como um Speedlite 430EX. Se você vai trabalhar em eventos, é o mínimo que você precisa ter.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  162. Eu não recomendo comprar Sony, Daiana, nem quando se trata de câmeras reflex nem de compactas.

    Com este valor, você pode comprar uma Canon XS com a lente do kit, ou se você não quiser uma câmera muito grande (bem, esta Sony já é trambolhosa por si), que tal uma Nikon P7100?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  163. Henry,

    Tudo bem ?!

    Agora complicou (hehehe), Brincadeira !

    Estava pensando em comprar uma 60D sem lente $999.99 mas será que a EOS Rebel T3 EF-S 18-55IS II Kit $599.99 estaria de bom tamanho para começar ?

    Ouvi muitos dizendo que preferem um corpo barato e lentes de melhor qualidade, você concorda ? E se tratando de lentes trocar a do Kit por uma 18 -125 seria melhor ???

    Como lhe falei, estou indo para o EUA no próximo mês e poderei comprar uma câmera já mais barata que aqui no Brasil.

    O que você acha, fico mesmo com a T3 ou T2i, ou ja vamos para uma T3i ou 60D ????

    Obrigado mais uma vez !

    Luiz

    ResponderExcluir
  164. Oi Henry

    Obrigada pela resposta, to bem mais tranquila.

    Então, eu estava querendo mesmo era uma T2i, depois ia comprando as “melhorias”, a princípio seria o flash speedlite 430ex, e a lente 50mmf /1.8. Só sei até ai... De resto quero aprender no curso e na prática também!

    Mas vc me indicou a T1, qual a diferença, entre a T1 / T2 / T3 ??? Eu fico na duvida de fazer um sacrifício maior pra comprar a mais nova, e não ser tão necessário, para esse ramo de Eventos.

    O que acha? Pq eu talvez consiga comprar fora do Brasil. Aqui no Rj eu achei a Canon Eos Rebel T2i 550d + Lente 18-55mm >> por 2.100,00 / essa lente é inferior a 50mmf /1.8??? Achei o Flash 430 ex por 800,00... o que acha?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  165. Olá Henry...É que eu vou ter bebe, e eu gostaria de saber qual camera é boa, que tenha uma imagem perfeita pra mim poder tirar lindas fotos do meu bebe!qual voce me indicaria, a Canon ou a Nikon?e qual o modelo?queria uma que filmasse tbm...obrigado aguardo a resposta !

    ResponderExcluir
  166. Vai de regra é assim, Luiz. Nestas câmeras da Canon ou Nikon, via de regra, a lente vai fazer mais diferença na qualidade da imagem do que a própria câmera.

    Há várias fotos que publiquei aqui no Cala a Boca que foram tiradas com uma Canon XS e uma lente da série L, e não dá para distingui-las das tiradas com a 1D.

    Se você comprar um modelo anterior, só o corpo e puder comprar uma lente melhor, eu acho que será um negócio mais interessante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  167. Oi, Carol.

    A diferença principal destas câmeras é a resolução e alguns pequenos updates de um modelo para outro, mas não acho que valha pagar muito pelo modelo mais recente.

    O flash 430EX custa 300 dólares nos EUA, então 800 reais não é tão caro em comparação aos preços absurdos praticados no país por este tipo de equipamento.

    Já a câmera está cara. A T2i está custando 660 dólares no EUA, ou seja, menos de 1200 reais. Você estará pagando praticamente 1000 reais a mais para comprá-la no Brasil.

    A lente do kit, esta de 18-55mm, é muito inferior à 50mm, mas é a lente que vem com a câmera e bastante versátil.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  168. Se você não fizer questão de uma câmera Reflex, Manu, eu sugeriria uma Canon G12 ou uma Nikon P7100, com as quais você poderá tirar ótimas fotos e filmar em HD.

    Senão, você terá de embarcar numa reflex, como uma T3, e aí o bicho começa a comer dinheiro... :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  169. Oi Henry!!
    Obrigada por tudo viu? to bem mais segura depois que falei com vc !
    Estou vendo se consigo alguem pra comprar lá fora.. mas ta fogo!
    Eu tenho um amigo que quer vender por 1650 reais uma Nikon D60 + Kit 02 Lentes: Lente 18-55mm; Lente 70-300mm Sd, pouco tempo de uso, vem duas baterias, cartao de 8g e a mochila.

    O que vc acha???? Consigo ser feliz profissionalmente com essa pelo menos no começo???

    Obrigadaaa!!!

    ResponderExcluir
  170. Esta câmera é um modelo antigo, Carol, de 2008, mas está com um preço razoável, principalmente porque vem com uma segunda lente.
    Uma nova está custando em torno de uns 600 dólares no EUA, então você não estará pagando muito acima do preço de mercado.

    Ele sabe lhe informar o número de cliques? Isto é muito importante quando se compra uma câmera usada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  171. Obrigada Henry!
    Mas meu amigo já vendeu essa D60.

    E eu tive uma ótima notícia! Minha tia vai pra NY em janeiro. Então é melhor esperar mais um pouquinho e comprar tudo por la...

    Já que eu encontrei essa facilidade de gastar menos, o que vc me diz de comprar uma melhor... sei lá, pra aproveitar que ela ta indo né?

    Quero gastar até 2 mil reais, o que deve dar 1300 dólares, é? será? não sei... rsrs

    Com esse valor daria pra eu comprar uma canon show, mais o flash?

    Tô animada agora! haha E vou parar de te perturbar, mas me diz o que eu faço afinal... T2i, t3 , 7D.... + um flash 430ex...

    O que vc acha?

    ResponderExcluir
  172. Oi henry,tudo bem,
    Quais as principais diferenças entre as câmeras compactas digitais e as câmeras reflex como a D-40.

    bju...







    Quais as principais diferenças entre as câmeras compactas digitais e as câmeras reflex como a D-40.






    Quais as principais diferenças entre as câmeras compactas digitais e as câmeras reflex como a D-40.









    Quais as principais diferenças entre as câmeras compactas digitais e as câmeras reflex como a D-40.

    ResponderExcluir
  173. Não tenho certeza se, com este orçamento, você terá bala na agulha para comprar uma 7D, Carol, que, convenhamos, é uma baita câmera.

    Na sua situação, eu faria o seguinte: compraria uma T2i com a lente do kit, um flash 430EX e uma 50mm f/1.8 (isto sem contar o filtro UV para as duas lentes e um kit de limpeza).

    E fala para sua tia pesquisar nas duas principais lojas de Manhattan, a B&H Photo e a Adorama. Provavelmente na adorama sairá mais barato e ela pode ver se encontrar uma câmera remanufaturada ou em gray market. A vantagem da Adorama é que eles ainda vendem baterias genéricas extras baratinhas e boas. Tenho uma meia dúzia de baterias que comprei lá e são ótimas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  174. Oi, Elisângela.

    Sugiro que você leia na íntegra estes dois artigos sobre "Qual é a melhor cãmera fotográfica?", e também "Tirando fotos melhores com sua câmera compacta" e "então você decidiu comprar uma câmera reflex?".

    Foi justamente para apresentar as diferenças entre as compactas e as reflex que escrevi estes artigos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  175. Muuuito Obrigada Heenry!! E Vou comprar o Guia NY para mãos de vaca pra ela!! rsrs

    Vou fazer isso mesmo t2i + Frash + lente!

    Me ajudou muuuito Heenry!! Coloquei a pág nos meus favoritos, qlqr coisa eu griito socorrooo!!

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  176. Henry, desejo me aprofundar no ramo da fotografia e, apesar de já ter uma certa noção do ofício, tenho apenas uma compacta (Samsung ES70). É um grande passo comprar uma reflex semiprofissional ou deveria adquirir uma reflex introdutória? E para começar a cursar fotografia devo ter no mínimo uma introdutória ou uma compacta basta?
    Seu blog é muito esclarecedor e suas fotos incríveis, parabéns!!

    ResponderExcluir
  177. Henry,
    Tudo bem ?

    Poderia me ajudar em uma coisa ?

    Você me indicou uma 50mm f/1.8 ou, mas o fato de uma 50mm "transformar-se" em 80mm num sensor "cropado" seria melhor pegar uma 35 ou 28mm.

    Depois de tanta dúvida, penso em comprar uma Canon 60D ou um T3i ou T2i. Para essas câmeras ficaria legal a de 50mm f/1.8 ???

    Além dessa, que me parece ser obrigatória te-la (hehe), qual mais você indicaria:

    18-55mm
    18-135mm
    28-135mm
    70-200mm f/4L
    EF-S 15-85mm f/3.5-5.6 IS USM
    10-22mm

    Se puder numerar em ordem do seu gosto ou qualidade ficaria muito agradecido !!!

    Muito obrigado !

    Luiz

    ResponderExcluir
  178. Henry,

    Completando minha pergunta...

    Um conjunto 18-55mm + 55-200mm é um bom conjunto para versatilidade em lentes ?

    Me de algumas dicas por favor !!!!!

    Obrigado !

    Luiz

    ResponderExcluir
  179. Ola Henry!
    Parabens pelo blog!
    Nao sou profissional e estou precisando de uma camera para eventos e viagens.
    Entre uma Canon G12 e uma Nikon d3100 18x55 qual a melhor para o que pretendo?
    Obrigado.
    Israel

    ResponderExcluir
  180. Boa noite Henry!!
    Estou pensando em comprar uma Nikon D5100 e uma lente 55-200mm, você acha que é uma boa escolha para uma iniciante em fotografia????

    Obrigado.
    Bianca.

    ResponderExcluir
  181. Ola Henry venho seguindo teu site e estou adorando, ja aprendi algumas dicas bem legais.eu amo fotografar, mas a grana no momento nao permite uma profissional rs.Eu peguei a Sony H55 que tem a função manual e com a ajuda do teu site pode aprender sobre como configurar ela.Segui ate alguns exercicios, mais ainda falta pratica rs.
    no momento quero aprender sozinha, sem curso, tirar fotos de natureza e animais.O que vc me diz dela?? É uma compacta semi =)
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  182. Oi, Angie.

    Para um curso de fotografia, o ideal seria uma Reflex, pois você poderá aprender muito mais com ela, ainda mais se pretender trabalhar um dia no ramo.

    Uma Reflex introdutória é um ótimo começo. É uma câmera que lhe dará bastante liberdade criativa e, se um dia você necessitar de um equipamente melhor, é só vendê-la e fazer um upgrade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  183. Oi, Luiz.

    A recomendação de uma 50mm, independente de qual distância focal ela ficará num sensor com crop factor, é porque é uma lente excepcional, ótima para ambientes com pouca iluminação e que cria uma profundidade de campo incrível, além de ser barata.

    Uma lente fixa com outra distância focal e grande abertura sairá uma grana!

    Se você puder pagar a lente L 70-200mm, será uma aquisição para a vida toda. Tenho uma, não uso tanto, mas a qualidade ótica é incomparável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  184. Oi de novo, Luiz.

    Com esta combinação, você está cobrindo todo o espectro de grande-angular, normal e telefoto.

    No entanto, se você tiver uma lente muito boa, há grandes chances de você não trocá-la quase nunca...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  185. Estas são câmeras bastante diferentes, Israel.

    A G12 é uma compacta avançada. É uma ótima câmera, mas não é uma Reflex.

    Já a D3100 é uma Reflex, com possibilidade de trocar lente e tudo o mais.

    Não dá para comparar dois equipamentos completamente diferentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  186. Oi, Bianca.

    Esta lente + a lente do kit?

    Então sim, se for apenas esta lente, acho que você deveria dar uma olhada numa lente mais curta também, pois fará falta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  187. Oi, Dani.

    Não conheço esta câmera, mas são tantos modelos de compactas no mercado e que se renovam mês a mês que é impossível conhecê-las todas.

    Se ela possui o Modo Manual, provavelmente é uma compacta avançada, ou seja, já ajuda na hora de aprender fotografia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  188. Parabens Henry

    Uma camera para boas fotos. Ainda nao semi profissional. Qual voce indica entre a Nikon P500 ou a P7000, e porque.

    ResponderExcluir
  189. Olá Henry.
    Parabéns por compartilhar o seu conhecimento.
    O que você acha de uma Nikon D5000?

    Abraços,
    Sérgio Machado

    ResponderExcluir
  190. Henry

    Parabens pelo site e obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    Direto ao assunto. Entre uma Nikon P7000 e uma D3000. Qual voce recomndaria. Aqui em londres no amazon elas custam quase o mesmo preco.

    Abcs Luis

    ResponderExcluir
  191. Olha eu não tenho nenhuma profissional,quero comprar a melhor no mercado,so que pra falar a verdade não sei qual e a melhor,o que eu faço?

    ResponderExcluir
  192. Olá Henry espero que esteja tudo em paz contigo. Já postei perguntando-lhe sobre a escolha que fiz na compra da Nikon 5100 e você falou que o fato de eu estar iniciando seria sim uma boa escolha e com o flash externo completaria o meu objetivo. Agora gostaria que me desse referência sobre o flash pois estou adquirindo a máquina e já queria também adquirir o flash externo, mas não tenho experiência nenhuma, me ajuda mais uma vez. Um abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  193. Oi,

    Um flash Speedlight SB-700 da Nikon é uma boa aquisição, pois é meio caminho entre o modelo mais poderoso e o mais simples, e lhe permitirá grande liberdade criativa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  194. Oi Henry!
    adoro fotografar, não sou uma profissional e acho que tambem não vou ser,mais quero comprar uma camara semi profissional, dei uma pesquisada nos sites e vejo falar muito da nicon, não quero uma das mais caras então estou querendo comprar a nicon L120. Ainda não a conheço pessoalmente, só pela net mesmo. Então o que você me diz dela.
    Abraços

    ResponderExcluir
  195. Grande amigo Henry mais uma vez muito obrigado e que Deus continue abençoando sua vida em tudo amigo!! um abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  196. Olá,
    Sempre gostei de fotografias e finalmente resolvi investir nessa área. Estou começando agora e estou indecisa qual Nikon devo adquirir. Pensei em comprar uma semi profissional porque quero me aprofundar.Apesar de ler o artigo de reflex introdutória, fico insegura qual escolher.POderia por favor me orientar? Pensei na nikon d90 ou d5100.
    Nena
    Obrigada

    ResponderExcluir
  197. Nesta faixa de preço, Miri, eu optaria por desembolsar um pouco mais e comprar uma Nikon P7100, é muito mais câmera.

    Abraços.

    Oi, Nena.

    Os comentários sobre estes dois modelos indicam que a D5100 é melhor, é que o que escolheria, se estivesse em sua posição.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  198. Boa noite.
    Será que alguem pode me ajudar?
    Comprei uma canon 130is e gostaria de saber como tira aquela foto em que o segundo plano fica desfocado?
    Obrigada, abços
    Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  199. Boa tarde Henry!
    não estou encontrando onde vende esta máquina
    P7100.
    me ajuda?
    abraços

    ResponderExcluir
  200. Oi, Miri.

    Não tenho certeza se a P7100 já chegou no Brasil, pois ela foi lançada no final de agosto. Mas dê uma olhada então na P7000, que é o modelo anterior.

    Abraços.

    ResponderExcluir