sábado, 30 de abril de 2011

Introdução à fotografia 9 - Retrato ou Paisagem?

Paisagem e retrato

As duas orientações básicas de papel para fotografia são retrato e paisagem, que derivam suas denominações do tipo de imagem que melhor se adapta às suas dimensões.

Retrato

Model Portrait

É um formato retangular que tem a altura maior que o comprimento. É mais apropriada a retratos porque o rosto e os ombros da pessoa retratada são enquadrados naturalmente.

Paisagem

Peru landscape

É um formato retangular que tem o comprimento maior que a altura. Utilizada para fotografias de paisagem porque amplia o campo de visão lateral, incluindo mais elementos de um panorama.

Vice-e-versa

Não isto não significa que você terá de fotografar retratos sempre em orientação de retrato, e paisagem em orientação de paisagem. Inclusive, às vezes, é até mais interessante quando você opta pela outra orientação.

Model Portrait

Para retratos, fotografar em orientação de paisagem dá uma sensação de mobilidade, além de incluir maior espaço ao lado, que pode ser apresentar algum tipo de fundo interessante ou simplesmente ser um espaço neutro.

Santos - retrato

Já para paisagens, fotografar em orientação de retrato delimita o tema e cria mais tensão, além de ser particularmente interessante para cenários urbanos, com altos edifícios.

Geralmente, eu acabo tirando duas fotos, uma para cada orientação e depois seleciono a que ficou melhor.

Formato Quadrado

Marta 6x6

Algumas câmeras, como algumas de formato médio, já fotografam em um formato quadrado, que elimina esta dúvida entre as orientações de retrato ou paisagem.
Se este é um formato que o agrada, você pode fotografar com sua própria câmera, recortar a foto durante a edição e fazer alguns testes com ela.

Exercícios práticos

1 - Tire duas fotos do rosto de uma pessoa:

a - uma em orientação retrato
b - uma em orientação paisagem

Qual das duas o agrada mais?

2 - Tire duas fotos de uma paisagem:

a - uma em orientação paisagem
b - uma em orientação retrato

Na sua opinião, qual das duas ficou mais interessante?

Por fim, experimente com estas duas orientações e analise suas fotos, questionando-se qual delas transmite melhor a sua mensagem.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Oi, tudo bem? sou eu de novo, será que você poderia criar um artigo explicando as funções da fotometria: Multi, Spot e Média. E também focagem: continuo e unico. Modo Af: centro, multi, área e acompanhar. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Isto ficará para os artigos sobre fotografia intermediária, OK, Thierry?

    Depois que terminarmos este série sobre introdução, iniciamos a série com dicas intermediárias.

    ResponderExcluir
  3. queria dizer que me ajdudou muito .as foto que vc usa com exemplo tem exposiçao das fotos ,mais que lente foi usada, na exposiçao muda em relaçao ter a mesma exposiçao ,so que lente diferente. ex : 1/125 f/9 ISO 100 nessa exposiçao pode ser tira com outra lente o que munda obrigado

    ResponderExcluir
  4. Via de regra, não muda muito qual é a exposição, Demétrio, a não ser que, como eu já expliquei no artigo sobre distâncias focais, se você tirar a foto sem tripé, a velocidade do obturador mínima deve ser igual à distância focal, por exemplo, com uma lente de 300mm numa câmera full frame, a velocidade do obturador deve ser 1/300.

    No entanto, se você estiver utilizando um tripé, daí tanto faz.

    Só tenho uma lente que chega a ser 1 f/stop mais clara do que as demais que é a Canon 50mm f/1.4, e um filtro polarizador também afetar a exposição, subexpondo-a.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Particularmente prefiro o modo paisagem, pois apresenta mais detalhes da foto.
    Gosto de fotos com muitos detalhes para que, os que virem a foto, não se prendam tanto a o que eu vi na imagem, acho que é bom elas verem outras coisas que eu as vezes eu nem percebi na hora de fotografar. ^^

    Mas também é bom colocar uma proposta simples em modo retrato e esconder um pouco dos detalhes, para variar e focar no ponto único.

    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto de vista, apesar de não concordar com ele, Walter.

      Para mim, o espectador tem de olhar aquilo que eu quero mostrar e é justamente para isto que existem as técnicas de composição, para conduzir o olhar das pessoas através do quadro numa hierarquia coerente e que conte uma história.

      Muitos elementos podem ser distrativos, ainda mais se forem detalhes que o fotógrafo não prestou atenção na hora de tirar a foto. Às vezes, uma pessoa com uma camiseta vermelha no segundo plano pode chamar muito mais atenção do que o tema principal, e isto é um problema.

      Abraços.

      Excluir
  6. legal mais poderi ter maisw

    ResponderExcluir