quinta-feira, 28 de abril de 2011

Introdução à fotografia 8 - horários e condições do dia para se fotografar

Se você fotografar ao ar livre e depender de iluminação natural, isto é, apenas da luz ambiente disponível sem a utilização de flashes, é fundamental entender a variação da qualidade da luz no decorrer do dia.

Existem horários melhores ou piores para tirar fotos, dependendo do efeito desejado, da relação entre luz e sombras, e da tonalidade, como veremos a seguir.

Antes de amanhecer

Pre Dawn Kiss of Blue

Este é o horário do dia para os madrugueiros. A luz é azulada, não cria sombras e é ótima para fotografar cenários sem pessoas, pois quase todo o mundo ainda está dormindo.
Não é exatamente a melhor iluminação para retratos.

Aurora

Sunrise in New York

Esta é considerada uma das "Horas Douradas" da fotografia, ideal para fotografar pessoas e paisagens, por causa da belíssima qualidade da luz, sombras alongadas e tonalidade rosada.

Manhã

Central Park

Até a metade da manhã, a qualidade da luz é boa e, em dias ensolarados, permite boa visibilidade.
Excelente para fotografar paisagens e retratos.

Meio-dia

India Independence Day Parade

As horas próximas ao meio-dia, quando o sol está acima de nossas cabeças, é o pior horário possível para se fotografar ao ar livre, pois as sombras são curtas e marcadas, causando grande contraste.
Em retratos, cria um efeito de "olhos de panda", graças às fortes sombras na região dos olhos.
Se você fizer questão de fotografar retratos neste horário, o melhor é escolher uma boa sombra e clicar por aí.

Tarde

East Village

Com uma qualidade de luz semelhante à de manhã, mas com tons um pouco mais quentes. Em grandes cidades, o ar pode começar a ficar um pouco mais poluído e a visibilidade para fotos panorâmicas pode já não ser das melhores.

Crepúsculo

Sunset at Union Square

A segunda "Hora Dourada" do dia, com características semelhantes às do nascer do sol, mas com uma tonalidade mais avermelhada. Perfeita para retratos e fotos de paisagens, por causa das sombras alongadas e pela belíssima qualidade da luz.

Noite

Empire State Building

Nos minutos logo após o pôr-do-sol, ainda é possível fotografar capturando uma auréola azulada no horizonte.

Manhattan Syline

No entanto, na escuridão da noite, será necessário um tripé e longas exposições, algum tipo de iluminação artificial, como flashes, ou lentes rápidas (com grandes aberturas de diafragma) e ISO alto.
É um ótimo horário para fotografar paisagens urbanas, com as luzes dos edifícios iluminando o cenário.

Condições especiais

Nublado

ny marathon

Aposto que, quando amanhece nublado, você já pensa: "que péssimo dia para se fotografar!".
Enquanto que isto é parcialmente verdade para fotos de paisagens, para retratos as nuvens podem ser grandes aliadas, pois elas difundem a luz do sol, tornando-a menos dura, suavizando as sombras e privilegiando os traços faciais.
Também são boas circunstâncias para fotografar em preto e branco, pois o céu fica totalmente branco e permite uma interessante gradação de tons de cinza.

Chovendo ou nevando

Rainy Day

Não vou sugerir que você saia com sua câmera num dia de chuva, principalmente se ela não for um pouco mais resistente ao clima. Mesmo assim, dias chuvosos são boas oportunidades para fazer alguns experimentos fotografando gotas, ou até mesmo pessoas e seus guarda-chuvas. Basta encontrar uma proteção, como uma marquise, de dentro de seu carro ou apartamento, assim você evita danificar seu equipamento.
Capturar as govas de chuva exige uma velocidade de obturador mais rápida, mas nem sempre é possível se a chuva for muito fina.

Blizzard in New York

Dias de neve, caso você esteja em países onde este fenômeno ocorre, são bem menos problemáticos do que dias de chuva, pois você não tem de se preocupar muito com a neve que cai na câmera, desde que você a remova com frequência, a não ser que seja neve molhada, como quando ainda não está tão frio e é quase uma chuva congelada.
Assim como com chuva, para capturar os flocos de neve você terá de usar uma velocidade de obturador rápida.

Exercícios práticos

1 - Tente realizar fotos de paisagens e retratos em vários horários do dia e em diferentes condições climáticas.
Conferindo os resultados, em quais horários do dia suas fotos ficaram mais bonitas?

2 - Compartilhe conosco duas fotos tiradas em horários ou condições climáticas diferentes.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Parabéns, adorei seu blog! Faz juz ao nome, vc vai direto ao que interessa! A "introdução à fotografia" está perfeita, apenas senti falta das medições de luz, fora isso está incrível!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Claude.

    Falamos da medição de luz na postagem sobre exposição

    http://www.calabocaeclica.com/2011/04/introducao-fotografia-4-obtendo-melhor.html

    Mas ainda vamos nos deter um pouco mais sobre como obter a melhor exposição em situações de alto contraste e, posteriormente, nos artigos mais avançados, acredito que falaremos um pouco sobre o Zone System do Ansel Adams, sobre o sunny-16 e também como usar um fotômetro manual.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por responder Henry! Desculpe,na verdade eu me referia aos "modos de medição", matricial, pontual, parcial, etc. Li algumas coisas, mas gostei da forma que vc explica, contundente e com exemplos fotográficos, sei que poderá nos explicar melhor. Sobre os outros posts, claroooo que os lerei!!Hummmm, o sunny-16 aquela tabelinha com o iso, muito legal!Parabéns e muitoooo obrigada!
    PS.Claude = Cláudia ;)

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeei o blog, me ajudou muito, acabei de comprar uma camera e tava atrás de boas dicas e de um aprendizado rápido e explicativo de como começar a fotografar, vou unir o que aprendi aqui com o que vou começar a estudar.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Renata, e continue acompanhando os próximos artigos.

      Abraços.

      Excluir
  5. obrigado sou muito novo nisto mas tenho aprendido muito com estas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nuno, e continue acompanhando os artigos daqui.

      Abraços.

      Excluir