terça-feira, 26 de abril de 2011

Introdução à fotografia 7 - Balanço de Branco/White Balance

Balanço de Branco/White Balance - as shot

Os diferentes tipos de iluminação possuem temperaturas diferentes, que se refletem, na fotografia, em tonalidades pouco naturais, se você não configurar corretamente sua câmera.

Uma luz incandescente poderá deixar sua foto com uma tonalidade alaranjada, enquanto que luz fluorescente poderá deixá-la meio azulada. Mesmo um dia nublado pode alterar perceptivelmente a tonalidade da sua foto.

Estas variações não são perceptíveis pelo olho humano, que se adapta facilmente às temperaturas de luz, mas a câmera precisa ser "ensinada" a fazer iso. E é através da cor branca que percebemos com maior facilidade quando uma foto está com a tonalidade incorreta.

Balanço de Branco/White Balance

Quase todas as câmeras digitais, mesmo as compactas, possuem algum tipo de controle de Balanço de Branco (White balance), geralmente são pequenos ícones, com a forma de sol, de nuvens, de uma casa projetando uma sombra, com uma lâmpada, etc., mas, em outros casos, pode ser indicado pelo efeito que causa nas fotos, como Warm (quente, ou seja, alaranjado), ou Cold (frio, ou seja, azulado).
Além disto, sua câmera também possui um ajuste de balanço de branco automático (Auto White Balance), que é a configuração padrão e funciona relativamente bem na maioria dos casos, julgando por si só qual é melhor balanço de branco para sua foto.

Só para se ter uma noção de como o Balanço de Branco pode afetar suas fotos, abaixo seguem exemplos de uma mesma foto em diferentes configurações de White Balance.

Dia ensolarado/Daylight
Balanço de Branco/White Balance - daylight

Nublado/Cloudy
Balanço de Branco/White Balance - Cloudy

Sombra/Shade
Balanço de Branco/White Balance - Shade

Luz incandescente/Tungsten
Balanço de Branco/White Balance - Tungsten

Luz fluorescente/Fluorescent
Balanço de Branco/White Balance - Fluorecente

Você percebe a enorme diferença de tonalidade entre estas fotos?

Enquanto que esta fotografia fica totalmente azulada na configuração de balanço de branco para luz incandescente (Tungsten), ela ficaria com as tonalidades corretas se houvesse sido tirada num ambiente iluminado por uma lâmpada incandescente, por exemplo.

Algumas câmeras possuem um balanço de branco automático bastante confiável e talvez sejam raras as situações em que você terá de selecionar este controle manualmente, porém, em circunstância com vários tipos de iluminação juntas, como num ambiente interno com luz fluorescente e entrando luz do sol pela janela, a câmera pode se confundir e selecionar um balanço de branco pouco fiel.
Então você terá de testar outras configurações até encontrar alguma que lhe agrade.

Arquivo .RAW e o balanço de branco

Se você fotografa em formado .RAW, ao invés de .JPEG, você não precisará se preocupar muito com o balanço de branco na hora de tirar a foto, pois o formato .RAW permite alterar esta configuração na pós-produção.

Nem todas as câmeras possuem a opção de fotografar em .RAW, mas, se a sua aceitar este formato, recomendo que você o utilize sempre. O arquivo fica maior, mas será muito melhor para se trabalhar com a foto posteriormente.


Exercícios práticos

1 - descubra onde fica a configuração de balanço de branco (white balance) em sua câmera. Ler o manual do fabricante ajuda bastante se você estiver tendo dificuldades.

2 - tire uma foto para cada configuração de balanço de branco (daylight, cloudy, shade, tungsten, fluorescent, flash, auto) de um mesmo objeto e/ou paisagem e compare-as.
Em qual destas configurações as corem ficaram mais fiéis ao objeto fotografado?

3 - tire várias fotos em diferentes situações de luminosidade, num dia ensolarado, nublado, na sombra, em ambiente iluminado por luz incandescente e fluorescente, e tente ajustar manualmente o balanço de branco (white balance).
Conseguiu obter as tonalidades corretas?

4 - Por fim, se sua câmera possuir o formato .RAW, fotografe um objeto ou paisagem em formato .RAW e, no programa para conversão de .RAW de sua câmera, teste as diferentes conffigurações de balanço de branco (white balance).

E não se esqueça de compartilhar suas conclusões ou dúvidas conosco.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Realmente está de parabéns o conteúdo! Estou seguindo todas as práticas sugeridas e me surpreendo cada vez mais com a evolução no meu domínio da fotografia. Isso está me fazendo cada vez mais interessado em aprender e aperfeiçoar a técnica. Porém, já começo a sentir aquela sençação de que o equipamento está limitando alguma coisa (Nikon D3100 + Lente 18-55mm)...

    ResponderExcluir
  2. Henry, as 3 primeiras fotos estão em preto e branco (pelo menos é o que está aparecendo aqui), deve ter ocorrido algum problema ou não havia nada em cor no ambiente fotografado. Nesse caso as fotos deveriam ser mudadas para mostrar as diferenças de tonalidade com os balanços de branco diferentes.
    Gostei muito desse seu curso e sempre indico a muitas pessoas. Abraço.
    Helvio.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Helvio.

    A foto não é monocromática. É neve branco com os galhos pretos das árvores mesmo. Se reparar bem, verá que a ponta é ligeiramente verde-oliva.
    Se eu houvesse aplicado o controle de branco sobre uma foto em preto e branco, não haveria nenhuma alteração na tonalidade do branco.

    Abraços.

    ResponderExcluir