segunda-feira, 18 de abril de 2011

Introdução à fotografia 3 - Aprendendo a controlar a Abertura de diafragma

Grand Central
(Foto tirada com abertura de f/8: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/4727705476/)

Enfim, chegamos ao terceiro princípio da fotografia, a abertura de diafragma (Aperture), que controla a quantidade de luz que entra na câmera.

(Dois exemplos de abertura, uma maior e outra menor. Consegue ver as lãminas? Foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Aperures.jpg)

A abertura de diafragma depende de lâminas no interior da lente, que reduzem ou ampliam a abertura por onde a luz entra na câmera: a melhor metáfora para a abertura é a pupila dos nossos olhos.
Você já deve ter reparado que as pupilas dos olhos se contraem quando olham diretamente para uma luz, e se dilatam quando há pouca iluminação.
Esta abertura de diafragma natural indica que, quanto mais luz disponível, menor precisa ser a abertura; quanto menos luz disponível, maior precisa ser a abertura.
Isto faz sentido para você?

Quais são as aberturas de diafragma?

(Diagrama com alguns f-stops. Foto: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Aperture_diagram.svg)

Os tamanhos da abertura são indicados através de uma proporção, conhecida como número-f (f-number) ou f-stop. Quanto menor for o f-stop, maior a abertura, ou seja, maior a quantidade de luz que entra na câmera.
Por exemplo, f/1 significaria que a abertura de diafragma é igual ao diâmetro da lente, ou seja, a lente está totalmente aberta. São raríssimas, e geralmente muito caras também, as lentes com aberturas de f/1, mas existem lentes boas e mais acessíveis com aberturas a partir de f/1.4 ou f/1.8.

Vejamos agora uma listagem com as aberturas, ou f-stops padrões, partindo das aberturas maiores (maior quantidade luz) para as menores (menor quantidade de luz).

f/1.4 - f/2 - f/2.8 - f/4 - f/5.6 - f/8 - f/11 - f/16 - f/22 - f/32

Ou seja, f/1.4 é uma abertura grande, que permite que bastante luz entre na câmera, enquanto f/32 é uma abertura estreita, deixando bem pouca luz entrar na câmera.

A seleção de uma abertura grande ou pequena também dependerá, assim como os outros princípios da fotografia, da luz disponível e da sua proposta fotográfica.

Quanto menos luz houver, maior terá de ser a abertura de diafragma, quando mais luz houver, menor terá de ser a abertura.

Por exemplo, num dia ensolarado, você poderá fotografar em f/11 ou f/16, mas dificilmente conseguirá fotografar à noite com uma abertura semelhante, quando será necessária uma abertura maior, como f/4 ou até maiores.

Buddy, pretending to be asleep

No entanto, por causa de um efeito de ótica, quanto maior for a abertura, menos elementos de sua foto ficarão em foco, quanto menor a abertura, mais em foco ficará a foto.

Abaixo seguem alguns exemplos com três aberturas diferentes, todas foram tiradas com ISO 200 e velocidade de obturador de 1/50.

f/1.4
Abertura de diafragma 2

f/2
Abertura de diafragma 3

f/2.8
Abertura de diafragma 1

Você pode reparar que a primeira foto, em f/1.4, está um tanto clara, enquanto a última, em f/2.8, está um pouco escura.
Além disto, como mencionamos anteriormente, outra característica das aberturas grandes é a redução de elementos em foco na fotografia. Podemos ver que a câmera no fundo está bem menos em foco com abertura f/1.4 do que em f/2.8. Com uma abertura de f/16, por exemplo, a câmera no fundo estaria bem mais nítida, mas, com estas mesmas configurações de ISO e obturador, a foto estaria totalmente escura.

Exercícios Práticos

Assim como com os outros princípios, você só entenderá o funcionamento da abertura de diafragma ao pô-lo em prática.
Se você não souber como configurar a abertura (aperture) de sua câmera, o conselho de ler o manual do fabricante ainda está em vigor!

1 - Com sua câmera em Modo Manual (M), configure a sua câmera em ISO 100, sua velocidade de obturador em 500 (1/500), e, num dia ensolarado, tire três fotos diferentes:

a - uma em f/4
b - uma em f/5.6
c - uma em f/8

E confira os resultados.

Qual delas fica com a melhor exposição?

2 - Com sua câmera no Modo de Aperture Priority (Av), configure sua câmera para ISO 100, abertura de f/8 e tire três fotos: uma de dia, uma dentro de casa e uma à noite.
As fotos devem ser tiradas sem flash.

Confira os resultados.

Todas as fotos ficaram boas? O que aconteceu?

Por fim, sinta-se à vontade de compartilhar seus experimentos fotográficos conosco, seja enviando o link de seus álbuns virtuais, seja comentando o resultado de suas fotos.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Henry, esse blog tá tão bom que nem quero mais fazer curso de fotografia! heheheheh
    Agora descobri que quero uma lente com abertura maior! A minha só chega a f4.5!!!!
    Aproveitando, o que significa os números das lentes? A minha por exemplo: 18-55mm (sei que isso se refere à capacidade de aproximação) 1:3.5-5.6G VR(acho que esse VR é coisa da Nikon - vibration reduction)?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amyntor.

    18-55mm é a distância focal da lente, eu falarei disto ainda esta semana e como isto afeta suas fotos.

    3.5-5.6 são as aberturas máximas da sua lente nestas distâncias focais acima, por exemplo, em 18mm a abertura máxima é de f/3.5, em 55mm a abertura máxima é de f/5.6, mas, como eu disse, ainda explicarei em detalhes isto nos próximos artigos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e o VR é coisa da Nikon mesmo, que corresponde ao IS (Image Stabilization) da Canon.

    ResponderExcluir
  4. EN-TEN-DI!
    Já estou pesquisando na BH uma lente com abertura de 1.4 e 1.8... Que me dizes da 50mm f/1.8D Autofocus Lens. Significa que só alcança abertura de 1.8 na aproximação de 50mm. Então quer dizer que essa lente tem distância focal fixa e com abertura específica?
    É praticamente um zoom de rosto, né?
    Entendi certo?

    ResponderExcluir
  5. Imagino que a qualidade desta lente 50mm da Nikon seja equivalente à da Canon. Se for, é uma ótima lente para retratos.

    A distância focal é fixa, ou seja, apenas 50mm, e a maior abertura é de f/1.8, isto é, f/1.8 - f/2 - f/2.8 - 4 e assim por diante, até uma mínima de provavelmente f/32, acho...

    Na verdade, a 50mm é uma das minhas lentes favoritas e uso quase na mairoia das vezes. As fotos das câmeras e do cachorro foram tiradas com uma 50mm.

    ResponderExcluir
  6. Henry e Denise...acabei de ler a terceira aula, só que ainda não tive tempo de praticar, vou fazer isso no feriado e depois conto pra vocês !!!!
    Beijo
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Henry, você não tem idéia do quanto eu estou adorando esse novo blog. Depois do MDV foi o blog que mais me empolguei nos últimos 5 anos.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Não deixe de nos contar sobre seus restultados, Ana.

    Fico feliz com isto, Amyntor, principalmente porque fotografia é uma das minhas grandes paixões e me dá muito prazer pode trocar esta experiência com quem também gosta desta Arte.

    ResponderExcluir
  9. Henry, estou amando seu novo blog!
    Estou praticando os exercicios com minha maquina Panasonic ZS5, mas ja estou querendo dar um upgrade e comprar uma SLR. Obrigada por dividir seu conhecimento aqui!

    ResponderExcluir
  10. As compactas da Panasonic são muito boas, mas você notará uma grande diferença quando passar para uma Reflex.

    Qualquer dúvida, é só gritar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Tbm estou gostando muito passei horas aqui hoje lendo todas as postagens

    ResponderExcluir
  12. Amigo Henry sou leigo ainda no que se dis de conhecimento em cameras, aprendi muita coisa no seu blog, PARABÉNS, preciso de uma dica sua estou comprando uma camera amadora pra tirar fotos do dia-a-dia nada profissional, entre estas quen vc me indica? Olympus Sp-800 Uz, Fujifilm Finepix S3300 , Nikon coolpix L120,Nikon coolpix P500. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ramon.

    Nesta faixa de preço e se você quiser uma câmera compacta, eu sugeriria comprar uma Canon S95, ou Nikon Coolpix S9100.

    Todas estas que você listou acima já são um pouco trambolhosas, e, entre elas e uma SLR, eu preferiria uma SLR, mesmo que fosse uma mais barata, como a Sony Alpha. No entanto, quem compra uma Sony Alpha, aperta um pouco mais o orçamento e compra uma SLR da Canon ou da Nikon e terá uma câmera excelente para vários anos pela frente.

    Mas esta é minha opinião, se eu quero uma câmera pequena, prefiro a menor e melhor que existir, se for uma câmera grande e que chamará a atenção, que seja um monstro! :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Henry.
    Estou amando o blog e as aulas.
    Sou completamente amadora.
    Tenho uma Sony DSC-HX1. Comprei essa máquina na minha última viagem aos EUA. E só comprei por causa da função de fotos panorâmicas hehehehe.
    O que você acha dessa câmera?
    Irei p/ NY em setembro. Será que devo comprar outra ou essa dá pro gasto? hehehehe
    Ah! Uma pergunta de completa leiga. Nessa HX1 posso comprar lentes para ela?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu.

    Até o momento, as únicas câmeras da Sony que permitem a troca de lentes são da série Alfa.
    Para o uso cotidiano, esta câmera da Sony deve ser mais do que suficiente e você poderá aprender o básico da fotografia com ela, pois possui Modo Manual.

    No entanto, se você quiser se aprofundar no assunto, em algum momento sentirá a necessidade de comprar uma Reflex, como as da Canon ou da Nikon, que são mais versáteis e permitirão um desenvolvimento maior das técnicas, além de uma qualidade superior de imagem e maior durabilidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi, comprei uma camera fotografica e não sei se ela é compacta ou slr, é uma Fujifilm finepix s1600, nela vem escrito assim Fujinon Lens 15x Optical f=5.0-75.0mm 1:3.1-5.8, por favor explica-me o tipo de camera que ela é? eu coloquei em pratica algumas de suas dicas e minhas fotos melhoraram muito. Obrigado
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Esta Fuji é uma compacta avançada, Thierry, pois possui algumas funcionalidades de câmeras mais avançadas, mas ainda não é uma SLR.

    Eu explico o que são estes números na lente no artigo sobre distâncias focais.
    Basicamente, 5-75mm é a distância focal (que é um pouco diferente da numeração das SLR, mas quer dizer que a distância focal vai de grande-angular até telefoto), e f/3.1-5.8 é a abertura de diafragma máxima naquelas respectivas distâncias focais, que, para este tipo de câmera, é uma abertura relativamente pequena, mais apropriada para fotografia de paisagem, onde todos os elementos da foto ficam em foco.

    Que bom que as dicas estão ajudando-o, aguarde as próximas dicas de composição, pois serão ainda mais úteis no aspecto criativo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Legal, obrigado. Hoje fui ao circo com minha cêmera, achei que iria tirar fotos bonissimas, mas acabei atrapalhando-me nas regulagens manuais, e toda hora havia troca de luzes e muito movimento dos artistas, pois bem sairam umas 2 fotos boas. Mas vou tentar mais vezes. Abraço

    ResponderExcluir
  19. Neste tipo de circunstância, às vezes é melhor aumentar o ISO, por em Shutter Priority (Tv) e deixar a câmera ajustar automaticamente a abertura de diafragma, ou em Program, principalmente se você estiver com uma lente rápida (com uma abertura grande).

    Além de que as câmeras compactas, mesmos as mais avançadas, não costumam ser muito boas para fotografar movimentos rápidos, ainda mais se houver pouca luminosidade.

    ResponderExcluir
  20. Entendo, de dia fiz algumas fotos com movimentos rapidos e sairam boa, tirei dos cachorros correndo e gostei bastante, mas vou ir testando mais até conseguir. Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Acabei de comprar uma nikon coolpix mas estou mto perdida! revirei o manual... e como configuro a tal abertura de diafragma???

    ResponderExcluir
  22. Qual é o modelo desta coolpix, pois nem todas tem controle desta função?

    ResponderExcluir
  23. Ai ai ai... coolpix l120... se ñ tem essa função, pode me dar uns toques de outras funções bacanas q possa utilizar c ela???
    Agradeço mto.

    ResponderExcluir
  24. Esta câmera não possui modo manual, portanto você não terá como controlar a abertura, mas sugiro que você leia o artigo abaixo, que o ajudará a aproveitar melhor as funções de sua câmera compacta

    http://www.calabocaeclica.com/2011/07/tirando-fotos-melhores-com-sua-camera.html

    abraços.

    ResponderExcluir
  25. Henry ando a seguir o q escreve há já algum tempo, tenho uma Samsung Nx10 com lente 18-55mm, que me tem a dizer acerca deste mecanismo? é inferior a uma Canon 1100D com a mesma lente(18-55)?

    Já agora aqui fica a minha pagina e site(em manutençao)

    http://www.facebook.com/phabio.click.photo

    http://www.wix.com/fapsshad/phabioclickphoto?ref=nf

    ResponderExcluir
  26. mto bom o blog.. parabéns!!!
    Thaty

    ResponderExcluir
  27. Oi, Thaty.

    A Samsung é uma boa marca de TV, e tem feito algumas compactas boas, mas, sm se tratando de SLR, não existe muita comparação entre Canon e Nikon com as outras marcas.

    Não que você não possa tirar fotos boas com sua Samsung ou com qualquer outra marca, já que o que faz a principal diferença é o fotógrafo, mas um bom equipamento sempre dá uma mãozinha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Com a máquina Sony DSC-HX1 eu consigo fazer esse efeito de desfoque e se da como faço isso?

    ResponderExcluir
  29. Oi, Ricardo.

    É muito difícil conseguir um bom desfocado em câmeras compactas, pois elas geralmente não grandes aberturas de diafragma. Você pdoe tentar configurar na opção de Macro, fotografar o objeto ou a pessoa bem de perto e com o segundo plano bastante afastado. Não ficará excepcional, mas dará uma sensação de desfocado.

    Para isto, você precisaria de uma reflex e uma lente rápida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. POXA ACABEI DE COMPRAR A NIKON COOLPIX L120 ACHANDO Q ERA SEMI PROFISSIONAL, PQ TO PRA FAZER UM CURSO, MAS PELO QUE TENHO LIDO , N É SUFICIENTES AS FUNÇÕES DELA NE, MAS SERA Q DA PRA EU TRABALHAR COM ELA ATE EU PODER COMPRAR A D3000?

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de sabe como fazer o efeito desfocado passo a passo com a Nikon coolpix p500.
    Agradeço desde já!
    pelo que aparenta nela a maior abertura é de F3.4

    ResponderExcluir
  32. Não é nada fácil fazer um bom desfocado com câmeras compactas, mesmo se for uma compacta avançada, pois, como você mesmo já disse, a abertura é relativamente pequena (para uma câmera como esta, deve equivale a f/11 numa câmera full frame).

    Recomendo a leitura dos artigos "Tirando fotos melhores com minha câmera compacta" e "composição: profundidade de campo".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Henry, estava procurando um blog/site que pudesse aprender um pouco desta arte, enfim acho que achei.

    vou acompanhar este blog e iniciar este curso desde a primeira parte.

    comprei uma Fujifilm S 2800, esta é uma boa máquina para iniciar o aprendizado ? o que acha ?

    obrigado, Otacilio.Henry, estava procurando um blog/site que pudesse aprender um pouco desta arte, enfim acho que achei.

    vou acompanhar este blog e iniciar este curso desde a primeira parte.

    comprei uma Fujifilm S 2800, esta é uma boa máquina para iniciar o aprendizado ? o que acha ?

    obrigado, Otacilio.

    ResponderExcluir
  34. Olá Henry, estou estusiasmado com o seu blog, está perfeito, PARABÉNS!!!
    Acabei de comprar uma câmera Canon EOS 600D, como sou iniciante - estou aprendendo com vc - gostaria de saber: É uma câmera de categoria profissional ou semi; é uma câmera de boa qualidade?
    Outra coisa; estou meio confuso quanto ao controle do foco - usando baixa profundidade de campo, como faço pra isolar uma pessoa apenas, que se encontra junto com várias outras na foto? Agradeço!(PEDRO JUNIOR)

    ResponderExcluir
  35. Olá Henry, sou um amador e comprei a pouco tempo uma Fujifilm S3300, queria saber como poderia deixar as cores mais fortes quando fotografo, e como faço para tirar fotos com desfoque?
    Ass: Iury Edson

    ResponderExcluir
  36. Oi, Otacilio.

    Se esta Fuji possuir modo manual, você poderá aplicar as técnicas básicas de fotografia.

    No futuro, se você sentir necessidade, poderá comprar uma Reflex, que lhe dará maior liberdade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Oi, Iury.

    As melhores maneiras para obter melhores cores são:

    1 - uma boa iluminação;

    e

    2 - passar no Photoshop.

    Não existe grandes truques para isto. Algumas câmeras possuem melhores controles de saturação, outras piores, mas jogue no Photoshop e corrija as cores, isto é inevitável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Estou aprendendo muito quanto ao mundo das fotografias através do seu blog, obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Oi Henry,

    Tudo bem?
    Eu fiz os exercícios e percebi que as melhores fotos foram as tiradas com abertura f5.6. Entretanto, gostei bastante de uma foto com abertura f8, o sol atras das nuvens fez um efeito bem interessante. Além disso, fiquei em dúvida em uma outra foto a qual apareceu um tipo de reflexo.... Vc poderia por favor dar uma olha http://www.flickr.com/photos/andrielle_dcf

    Abraço,
    E muito obrigada pelo blog, o qual está sendo IMENSAMENTE ÚTIL para o meu aprendizado.

    ResponderExcluir
  40. Henry Boa tarde. Vc respondeu internautas nos dias 7 - 10 p/p. e me pulou no dia 4/11 - se esqueceu de mim??? Deve ser o stresse do dia a dia; rsrsrs... Mas, tudo bem! Estou aguardando! (PEDROJUNIOR)

    ResponderExcluir
  41. Oi, Pedro.

    Uma 600D é uma Reflex introdutória, é o primeiro estágio das câmeras reflex, mesmo assim, já é um ótimo equipamento, tanto para aprender fotografia quanto para trabalhar.

    Sobre foco e profundidade de campo, há vários artigos por aqui nos quais explico exatamente como obter o resultado desejado. Sugiro que você dê uma olhada neles.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Oi, Andrielle.

    Este reflexo se chama flare é quase inevitável quando se fotografa diretamente o sol. É causado por reflexos internos na lente, mas pode ser evitado ou reduzido com o uso de um parassol (hood), que é um acessório utilizado ao redor da lente que bloqueia a incidência dos raios solares.

    Lentes melhores costumam causar menos flare, mas, como eu disse, às vezes é inevitável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo blog está sendo de grande utilidade!! Valew!!

    ResponderExcluir
  44. Em modo manual [M], fixando o ISO e a exposição, quanto menor a abertura mais escura fica a foto e mais detalhado ficam os objectos de 2.º plano (conforme é referido no artigo).

    Em modo de prioridade à abertura [Av], fixei o ISO e fiz variar a abertura na mesma medida do teste anterior, e verifiquei o seguinte:
    - Quanto menor a abertura, maior foi o tempo de exposição. Penso que os automatismos da máquina foram compensando a "falta de luz" (da redução da abertura) com maior tempo de exposição;
    - A variação da luminosidade das fotos não foi substancial, apesar dos objectos em 2.º plano terem ficado mais focados à medida que a abertura foi reduzida;

    Curiosamente, fiz também o teste, em modo de prioridade à abertura [Av], deixando o ISO automático, e verifiquei exactamente os mesmos resultados do teste anterior, ou seja, apesar de neste último teste, a máquina possuir mais uma variável (o ISO), ela preferiu ajustar sempre a exposição, mantendo o mesmo ISO.

    Outra curiosidade, face ao meu comentário no post anterior, é a seguinte:
    - Em modo [Av] com o ISO automático, a variação do tempo de exposição, fez a máquina ajustar o ISO e manter a abertura;
    - Em modo [Tv] com o ISO automático, a variação da abertura, fez a máquina ajustar o tempo de exposição e manter o ISO!!


    Estou a falar de uma Canon EOS 600D, com uma lente "EF-S18-55mm f/3.5-5.6 IS II".

    Desculpe estar a descarregar os meus comentários no seu blog, mas já o seguia à algum tempo, mas só hoje tive oportunidade de fazer esses testes.

    Abraços,
    Pedro

    ResponderExcluir
  45. Que isso, Pedro, fique à vontade para comentar!

    Então, recapitulando, em Av (Aperture Priority) você ajusta a abertura e as outras configurações se modificam automaticamente, enquanto que em Tv (Shutter Priority) você ajusta a velocidade do obturador.

    Provavelmente, mesmo com o ISO automático, a câmera prefirirá manter o ISO mais baixo possível, pois reduzirá assim o ruído digital.

    Aliás, esta é a mesma lógica que você aplicará quando fotografar em Modo Manual, manter o ISO mais baixo possível e alterar a abertura ou a velocidade.

    Por exemplo, num dia ensolarado, quase sempre será ISO 100, com raríssimas exceções.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  46. Olá Henry, boa noite!
    Já fazem algumas semanas que passeio pela net lendo informações e dicas neste contexto. Quase sempre automaticamente sou direccionada a este seu blog, o qual já tornei-me fã.
    Um pouco constrangida (caso esteja fazendo mal uso da sua boa vontade) peço-lhe algumas dicas e informações.
    Não tenho muito conhecimento dos detalhes técnicos das câmaras fotográficas, mas recentemente ganhei da empresa onde trabalhei uma Lumix LX5 a qual tenho usado até o momento no automático.
    Em breve irei alguns dias de férias, gostaria de poder fazer uso de alguns dos recursos manuais básicos.
    Meu principal interesse seria os ajustes ideais para 3 categorias: fotos de paisagens, macro e fotos com o fundo desfocado. Seria possível para você me indicar aqui as configurações básicas ( passo a passo) do modo manual desta câmara para dias nublado nestas categorias?
    Tenho interesse nos 3 estilos, mas uma delas já é do meu aprecio.
    Desde já lhe agradeço enorme qualquer que seja sua resposta ou dica.
    Parabéns pelo seu maravilhoso blog!
    Um belo trabalho você dispõe aqui!

    Ange.

    ResponderExcluir
  47. Não conheço as funções deste modelo específico (qual abertura máxima, ISO e velocidade de obturador) e nem como funcionam os ajustes, portanto fica difícil eu lhe indicar a configuração ideal.
    Aliás, não acredito que exista configuração ideal em fotografia, existem as configurações que melhor funcionam para você e para seu estilo de fotografia.

    Para fundo desfocado, recomendo a leitura dos artigos já existentes sobre profundidade de campo.

    http://www.calabocaeclica.com/2011/04/introducao-fotografia-3-aprendendo.html

    http://www.calabocaeclica.com/2011/04/introducao-fotografia-6-profundidade-de.html

    http://www.calabocaeclica.com/2011/10/introducao-fotografia-25-profundidade.html

    Não dá para fugir disto.

    Para paisagens, em dias ensolarados, o melhor é o menor ISO possível e abertura entre f/8 e f/16. E geralmente fotografar paisagem em telefoto fica mais interessante.

    Para Macro, geralmente estas câmeras possuem funções para isto, é só dar uma lida no manual.

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  48. Ola Henry, tudo bem? Meu nome é Francine e sou de SC.
    Sei que não é uma pergunta muito fácil de responder mas enfim, vou tentar explicar meus desejos de fotografia e meu sonho de consumo...
    Não tenho técnica mas amo fotografia e anseio comprar uma câmera DSLR...
    Gosto de fotos de natureza e também de registrar comentos em família e amigos. Amo fotografia macro. Também curto umas tiradas de eventos de ciclismo que participo, de classe amadora.
    Estou entre uma Nikon 5100 e uma Canon 60D... o que faço...
    Compro o corpo separado e que lente recomenda?
    Será que pode me ajudar? Ficaria muito feliz...
    Antecipadamente agradeço.
    Meu e-mail é francinerocha@univali.br

    ResponderExcluir
  49. Oi, Francine.

    O que você descreveu são necessidades bastante diferentes, o que exigiria um investimento alto em lentes específicas.

    Para ciclismo, você precisaria de uma telefoto (em torno de 200mm).
    Para macro, existem lentes específicas (geralmente são teles em torno de 80mm ou mais, assim você não precisa chegar tão perto do tema).
    E para grandes grupos, você precisaria de uma grande-angular, assim você não precisaria se afastar muito para fotografar.
    Já paisagens, você poderá usar tanto telefoto quanto grande-angular, dependendo da sua proposta estética.

    Estas duas câmeras que você mencionou seriam ótimas aquisições, mas o que vai comer dinheiro são as lentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Olá Henry!
    Fiquei feliz em receber sua resposta, é difícil encontrar alguém que entenda do "riscado" que possa dar uma atenção para quem entende muito pouco mas quer aprender! :)
    Pois é, sei que minhas "necessidades" são bem diferentes. No entanto, como ainda sou nova no ramo, gostaria de começar com uma lente meio termo, se for possível.
    Então, como preciso escolher ainda essa semana qual equipamento comprar, gostaria mais uma vez de pedir sua ajuda.
    Há sites como a B&H que oferecem alguns modelos de lente mas tenho dificuldade em escolher.
    Pode sugerir alguma em especial, tomando como base as informações que você me deu? Pretendo aos pouco aumentar o meu acervo... já me indicaram também um flash externo, é mesmo necessário pra início?
    Tenho idéia de que de início precisarei despender algo em torno de 1400 ou 1500 dólares.
    Estou ficando com um nó nas idéias... hehehe
    Me ajuda?

    Abraços,

    Francine.

    ResponderExcluir
  51. 1400 somente para as lentes ou para tudo?

    Se for para tudo, limitará bastante o seu rol de possibilidades.

    Uma lente que eu compraria com certeza é de 50mm f/1.8 e, se você comprar um flash também, como um Canon Speedlite 430 EX acho que já acabou o dinheiro...

    ResponderExcluir
  52. Então Henry... acho que me decidi!
    Vi a Canon 7D e me encantei com ela e o que uma lente 18-135mm pode fazer... vi trabalhos lindos!
    Claro, depois vou ter que investir em mais lentes, eu sei! Inclusive a 50mm.
    E o valor dela também é bem superior... mas acredito que vale a pena.
    Estou empolgada... ainda mais que estou acompanhando todos as etapas do seu "curso"... tô adorando e quero aprender o que vier.
    Obrigada por enquanto.
    Abraços,

    Francine

    ResponderExcluir
  53. Falando na lente 50mm, que pelo jeito é a preferida dos fotógrafos, queria saber se ela serviria pra fazer fotos de parto.

    Como ela é uma lente bem clara, acho q seria ideal, pra um ambiente com pouca luminosidade e que seria necessário fotografar sem flash, mas, como acabei de aprender nas aulas do blog, que uma lente de abertura maior me permitiria POUCOS PONTOS EM FOCO, o que é o caso dessa lente, será que ela, realmente, me serviria pra esse propósito?

    Pq, pra fotografar um nascimento, vários elementos precisam estar em foco.

    Uma foto, por exemplo, dos pais com o bebê, se todos não estiverem no mesmo plano, algum ficará desfocado.
    (já vi vários exemplos de fotos com a 50mm ,

    ResponderExcluir
  54. Continuando..

    Já vi fotos, com a 50mm, de casais em que um deles estava desfocado.
    Isso aconteceu em varias fotos que vi.

    Queria adquirir uma "cinquentinha", mas, como meu objetivo é fotografar partos, não sei se seria uma boa compra.

    Tenho medo de perder as fotos, por não ficarem em destaque todos os pontos necessários pra registrar o momento..

    Tou iniciando agora, por isso as tantas duvidas, que podem até ser ingênuas..
    Mas um dia todos começaram e agora, tou querendo transformar em profissão, uma paixão pelo fotografia, que sempre tive.

    Acabei de adquirir uma Canon 60D com a lente 18-135mm

    Comprei tb um flash externo, pra quando fotografar festas infantis, que tb é outro ramo que quero trabalhar.

    Se puder me auxiliar, agradeço.

    ( será que terei dificuldades em fotografar partos com essa lente que possuo, já que ela não é "muito clara"? Será que da pra usar um flash externo com a luz rebatendompra cima? Será que esse recurso seria indicado pra mim, com meu equipamento? )

    Vanessa

    ResponderExcluir
  55. A 7D é uma baita câmera, Francine, e, com certeza, estudando fotografia, você causará estragos com ela.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  56. Oi, Vanessa.

    Nunca tirei fotos de parto, então não sei exatamente quais são as condições de iluminação, no entanto, a lente 50mm já é naturalmente mais clara do que outras lentes.

    Mesmo assim, com uma lente rápida como esta, você pode subir o ISO para 800 ou 1600 (dependendo da câmera), deixar uma abertura de f/4 e ainda conseguir uma velocidade razoável do obturador.

    Você terá de escolher o que quer, se é uma lente rápida, ruído digital ou profundidade de campo profunda. Com pouca luminosidade, você terá de se virar com o que dá, ainda mais se não tiver como controlar a luz com um iluminação artificial.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  57. Agora, se você puder usar flash, boa parte dos seus problemas estão resolvidos. Compre um flash externo e apavore!

    ResponderExcluir
  58. Tá ok, você explicou muito bem. Mas onde eu acho o Diafragma de uma Canon 1100D?

    ResponderExcluir
  59. É exatamente por isto eu eu recomendo ler o manual da câmera, pois cada marca e modelo é diferente. Mas, se for como os outros modelos introdutórios da Canon, você terá de pressionar um botão escrito AV nas costas da câmera e simultaneamente girar o mesmo dial para controlar o obturador. Mas leia o manual, será mais fácil entender.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  60. vc sabe se da pra encaixar alguma lente com um adaptador na nikon L120 ?? se vc puder me passar um link.. tkss

    ResponderExcluir
  61. Isto não existe e nunca vai existir, Camiiiiis, por várias razões técnicas. Lentes de Reflex são para câmeras Reflex (mas até podem funcionar em câmeras 3/4 com adaptadores) e lentes 3/4 para câmeras 3/4. Agora, para compactas não há como adicionar uma lente de Reflex.
    Talvez existam acessórios para deixar a lente grande-angular, ou extensores, mas não saberia dizer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  62. Olá, por favor, me ajude.
    Comprei uma Nikon L120 há menos de 1 mês e as fotos saem todas borradas/tremidas.
    Dou o meio disparo e percebo que a velocidade do obturador nunca passa dos 1/25, o que é muito baixa! O que eu faço?

    ResponderExcluir
  63. Oi, Camila.

    Sugiro que você leia todos os artigos aqui do site e, se quiser, compre também o "Curso de Introdução à Fotografia do Cala a Boca e Clica!". Se suas fotos ainda estiverem saindo tremidas depois disto, avise-nos. ;)
    E, se sua câmera tiver o Modo Manual, é por aí que você tem de ir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  64. Esse é o problema, não tem modo manual :( então ela define a velocidade, que é sempre baixa e eu não consigo mudar ¬¬

    ResponderExcluir
  65. Descubra então onde fica o controle do ISO (geralmente até as câmeras compactas permitem a mudança) e aumente para 400 ou 800. Talvez o ruído digital fique bastante perceptível, mas é melhor do que uma foto borrada.

    Agora, se você estiver obtendo fotos borradas até em dias com sol, então alguma coisa está errada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  66. Ola a todos gostaria de saber qual um bom upgrade (lente) para a canon 600D eu tenho uma EF-S 18/55mm IS II. Claro que me refiro um upgrade ligeiro, maior rapidez de focagem, aberturas zoom e qualidade das fotos. è o essencial. Obrigado.

    ResponderExcluir
  67. Oi, Júlio.

    Você acabará pagando menos e comprando lentes melhores ao adquirir lentes fixas, como a 50mm f/1.8, ou a 85mm f/1.8 ou a 28mm f/1.8.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite!

    Gostaria de saber se esse modelo da Fujifilm permite troca de lentes
    http://www.bhphotovideo.com/c/product/749766-REG/Fujifilm_16123737_Finepix_S3200_Digital_Camera.html

    Att,

    Lara

    ResponderExcluir
  69. Oi, Lara.

    Este modelo não troca a lente. Você terá de procurar uma Reflex ou uma mirrorless system (mas cuidado que nem todas as mirrorless trocam lentes).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  70. Olá!

    Ganhei uma Fujifilm Finepix S2800HD, mas ainda não sei ajustar muito bem e acabei perdendo a maioria das fotos que tirei e que achava que iriam ficar ótimas. Na luz natural elas saem ótimas, mas dentro de um salão, por exemplo, mesmo sendo de dia elas sairam péssimas. Não é possível que uma cãmera dessa tenha essa capacidade, rs! O que devo fazer para melhorar a minha habilidade? Ainda me confundo com as configurações do diafragma e da velocidade do obturador. Enfim, me dê uma luz! rsrsrs

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirella.

      Câmeras compactas tem grandes dificuldades para trabalhar em condições de baixa luminosidade ou em ambientes fechados. As duas únicas alternativas são: mais luz, ou usar o flash, que nem sempre dá um efeito agradável na foto.

      Não há muito o que ser feito, principalmente que, quando começa a subir o ISO, o ruído digital pode ser perceptível e incomodar.

      Por isto, recomendo a leitura dos artigos sobre ISO e ruído digital.

      Abraços.

      Excluir
    2. Henry,

      Muito obrigada pela atenção.

      Abraços!

      Excluir
  71. Olá Henry, quero deixar registrado primeiramente que seu site é simplesmente incrível. Bom, tenho uma Nikon D90 com lente 18-150mm e estou tendo dificuldades em colocar a abertura do diafragma em f3.5. Já li o manual e mesmo assim nada acontece quando faço o que ele diz. Será que você poderia me ajudar? Obrigada. Márcia Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia.

      Com lentes de zoom, geralmente existem duas aberturas máximas, por exemplo f/3.5-5.6.

      Isto quer dizer que, quando você estiver na distância focal mínima, digamos 18mm, a abertura máxima será de f/3.5, enquanto que na distância focal máxima, 150mm, a abertura máxima será de 5.6, e nas distâncias focais intermediárias, são valores de aberturas intermediárias também.

      Ou seja, nestes casos, você nunca conseguirá uma abertura de f/3.5 quando fotografar em 150mm, apenas quando fotografar em f/3.5.

      Agora, lentes de zoom mais caras e melhores permitem que você fotografe com uma abertura máxima em todas as distâncias focais.

      Abraços.

      Excluir
  72. Bao Tarde Henry Alfred, PARABÉNS pelo site, esta ótimo. Sou nova nessa historia de fotografia ^^ Queria que você, por favor pudesse me tirar duas duvidas. A primeira se consigo, este efeito de desfocar o fundo com a NIKON P500 ?! e o outro,qual maquina você me indicaria para começar tirar fotografias amadoras. A Nikon P500 ou a Canon T3 ?

    Diate mãe, já agradeço pela atenção e mais uma vez Parabéns pelo Site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente, câmeras compactas não são boas para fazer o desfocado, aliás, isto depende da lente ao invés da câmera.

      Você precisaria de uma Reflex com uma lente com grande abertura, ou uma telefoto. Dê uma lida nos artigos sobre profundidade de campo aqui do blog.

      Abraços.

      Excluir
  73. Henry, parabéns pelo blog. Quero tirar uma dúvida contigo sobre uma compra em que quero fazer de uma câmera. Sou inexperiente neste assunto e não quero gastar mais que R$ 900,00. Eu andei pesquisando umas câmeras e achei a
    Nikon L 120. Eu só quero para bater fotos de boa qualidade, mas não quanto as da câmera Cannon D5 ou D7 pois elas são muito caras. Você me recomenda a Nikon L 120? Obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  74. Olá Henry tenho uma câmera Olympus SP-600uz pretendo ser um fotografo futuramente,vc acha q com essa câmera já posso começar a treinar ou preciso de uma melhor???

    ResponderExcluir
  75. Bom dia. Há uns 3 meses eu comprei a câmera Nikon L120 e preciso que alguém me ajude, espero q consiga isso por aqui, pq já pesquisei na net, li todo o manual e simplesmente não consigo usar ela. As fotos ficam desfocadas, embaçadas, a noite amareladas. Já testei todas as opções e uma ou outra foto q fica boa. As fotos noturnas nunca ficam boas. Já testei tudo e não sei mais o que fazer. Gastei mta grana nela pra simplesmente ficar com fotos tão tremidas, embaçadas. Alguem pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você dificilmente conseguirá fotos noturnas extraordinárias com uma compacta, mesmo se for uma compacta avançada. Elas tem dificuldade para focar à noite ou com pouca luminosidade, e qualquer tremidinha na hora de fotografar já deixará a foto borrada. Por isto, o ideal é usar um tripé ou apoiar a câmera em algum lugar.

      Já a foto amarelada deve ser por causa do White Balance. Leia sobre isto aqui no blog e você já notará melhores nas fotos.

      Abraços.

      Excluir
  76. Oi
    bem tenho uma câmera nikon D5100 de lente 18-55mm. e quero tirar um foto com a frente focada e o fundo mais desfocada então regulei no modo M o Obturador para 1/640s o diafragma para 3.5 e o iso para 200 mas o são não está TÃO forte então regulei o ISO para 500 mas continua muito escuro o que esta errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nadyne.

      É difícil saber o que está ocorrendo sem ter noção de quais eram as condições de luminosidade.

      Abraços.

      Excluir
  77. Tenho uma Sony dslra300 e possuo duas lentes, uma 18-70, sony e outra minolta af 70-210mm, você acha que preciso adquirir outra lente, pois gosto de fotografar em close-up e aniversários.

    ResponderExcluir
  78. ola... possuo uma camera nikon L120... sei que é uma camera automatica e td mais... porem, não consigo fazer fotos corretamente (ate pq nao sou um fotografo experiente).. procurei por diversos tutoriais na internet explicando por exemplo como tirar uma boa foto a noite.. qual a regulagem que tenho que deixar a foto ou qual das programacoes padrao tenho que usar.. se eu tiver q tirar uma foto de produto, algo proximo de mim... e por aí vai... nao entendo e acho q nunca entenderei esse lance de abertura da lente, e tudo mais... gostaria de saber se ha pelo menos uma forma de colocar assim... fotos noturnas... geralmente se usa tal configuracao... pode oscilar de tal a tal configuracao.. e por aí vai... valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, cassibox.

      É impossível dizer: "use tal configuração" para fotografias noturnas, pois tudo dependerá da sua intenção enquanto fotógrafo, das condições de iluminação, da sua câmera, da sua lente, etc.

      Abraços.

      Excluir
  79. henry tenho uma nukon L810oque voçê acha dessa câmera!?sou leiga no assunto ...então gostaria de saber sobre os icones que aparecem na tela,na hora da capturação da imagen,pois acho que conseguirei melhores resultados se saber exatamente oque significam...

    ResponderExcluir
  80. Henry, tenho uma Canon EOS kiss 4, e nao tinha noção dos recursos que ela possui. Tenho as lentes 18-55 e 55-250 mm
    Estou adorando seu blog, parabéns. Sou grata pela ajuda! Bjus e sucesso

    ResponderExcluir
  81. olá. até q enfim achei um blog com instruçoes que explicam de forma clara pra quem ainda é leigo ou tem alguma dificuldade com camera nova, eu adorei o modo como vc explica detalhadamente, eu procureo procurei e achei e adorei o nome do blog rs. eu tava procurando na realidade mesmo dicas para saber mecher com uma cannon SX 40 HS, faz um mes só que eu comprei, sei q ela é otima tenho amigos q tiram otimas fotos com ela , ela filma bem tbm, mas eu não estou conseguindo. ai fui dar uma olhadas em duas maquinas antigas minhas uma sony DSC H1 , EU ESTOU COM PROBLEMAS na memoria e eu esqueci completamente como meche no obturador dela e diagragma, não sei procurei dicas e nao achei quem sabe vc pode me ajudar, e quanto a cannon q comprei agora eu ainda nao consigo tirar boas fotos de pessoas e fotos em movimentos. ja tentei algumas dicas mas ainda nao consegui. tenho uma da fuji tbm e esqueci como meche no obturador eu sei das funçoes dele nao sei aonde vou pra chegar na setinha e ir dimuinuindo ou aumentando. enfim acho q vou parar por aqui espero q me ajude um pouco rs, beijos, e adorei o blog. bi murer

    ResponderExcluir
  82. OLHAR DIRETAMENTE PARA O SOL ???
    não acha uma comparação perigosa ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, anônimo, sempre se corre o risco de algum imbecil levar isto ao pé da letra.

      Excluir
  83. Olá, td bem? Tenho uma Sony hx200v, comprei nos EUA aproveitando a promoção inacreditável na Best Buy (paguei 268 dólares, sendo que ela estava custando 468 dólares!!!) Enfim, a câmera filma muito bem, é excelente, mas não tenho a mínima ideia de como configurá-la. Eu não consigo ler o manual em portugues, então se puder me dar umas dicas.. preciso fotografar imagens de maquiagem, eu faço a maquiagem em mim e fotografo, geralmente no fim da tarde, entre 16:30 e 17:30, dentro de casa com luz amarela perto da janela, mas as cores da maquiagem não saem exatamente como eu gostaria, ex: O preto não sai tão preto, sai meio cinza, grafite... os tom rosado do blush fica meio apagado, ou seja, pelo que entendo, no modo automático e sem flash, a foto está saindo clara demais... o que posso fazer para melhorar? pois ela capta as cores muito bem, mas nesse caso não estou conseguindo.. obrigada

    ResponderExcluir
  84. Boa noite Henry, adquiri recentemente uma Finepix fujifilm s2800 e ela é muito boa, mas estou com um pouco de dificuldade para tirar fotos durante shows a noite e movimentos. Se puder me ajudar com essa configuração agradeço.

    ResponderExcluir
  85. Oi! Como ajusta a abertura da câmera? Ou é só com lentes? Tenho uma Canon sx20 Is e nao sei como mudar a abertura. Da pra mudar ou tenho que ir comprando diferentes lentes? 😁😁

    ResponderExcluir
  86. Qual a melhor forma de tirar fotos em movimento com uma Canon sx20 Is?? Obrigada desde ja

    ResponderExcluir