segunda-feira, 7 de julho de 2014

Introdução à fotografia 1 - Aprendendo o controlar o ISO da câmera

Cusco à noite
(Foto noturna de Cusco, Peru, em ISO 800: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5614470347/)

O ISO é como se mede a sensibilidade do filme fotográfico, e esta mesma medida foi adaptada para as câmeras digitais também.

Quanto menor o ISO, menos sensível à luz é o filme, quanto maior o ISO, mais sensível à luz.
Isto se reflete na fotografia de duas maneiras: 1 - filme lentos (com ISO menor) são mais nítido, mas necessitam de maior exposição à luz; 2 - filmes rápidos (com ISO maior) tem grânulos maiores, ou mais ruído em câmeras digitais, mas necessitam de menor exposição à luz.

Praia do Gunga
(Foto diurna da praia do Gunga em ISO 100: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/4943835274/)

No começo da fotografia, isto no final do século XIX, a sensibilidade das películas era tão baixa, que para se tirar uma fotografia precisava-se de horas.
Por outro lado, atualmente tem havido uma revolução do ISO, com câmeras digitais com ISO tão alto que são capazes de fotografar quase em escuridão total.

A sequência padrão do ISO começa em 100 (apesar de existir ISO mais baixo) e segue adiante, dobrando de sensibilidade a cada gradação. Segue abaixo a listagem do ISO.

100 - 200 - 400 - 800 - 1600 - 3200 (e assim por diante, dobrando a cada incremento).

Um filme de ISO 200 é duas vezes mais sensível que um de ISO 100, e um de ISO 800 é 8 vezes mais sensível que o mesmo de ISO 100, e exige bem menos luminosidade.

Em condições de boa luminosidade, como num dia ensolarado, você provavelmente optará pelo ISO mais baixo possível, pois a foto ficará mais nítida e com menos ruído digital.
Já em ambientes com pouca luminosidade, como à noite ou em ambientes internos, você terá de aumentar o ISO, o que fará com que sua câmera seja mais sensível à luz e torne a foto mais clara.

A influência do ISO numa fotografia poderá ser observada abaixo, com o uso de difentes configurações de ISO.

ISO 100
Cala a boca e clica! - ISO 100

ISO 100 (recorte em 100%)
Cala a boca e clica! - ISO 100 crop

ISO 400
Cala a boca e clica! - ISO 400

ISO 400 (recorte em 100%)
Cala a boca e clica! - ISO 400 crop

ISO 1600
Cala a boca e clica! - ISO 1600


ISO 1600 (recorte em 100%)
Cala a boca e clica! - ISO 1600 crop

Em muitas câmeras, o ruído digital (os pontinhos na fotografia) começa a ficar bastante discernível depois de ISO 800. Muitas vezes, o ruído pode ser arrumado parcialmente na pós-edição, mas é algo que se deve pensar na hora de tirar uma foto.

Particularmente, eu prefiro uma foto com ruído digital do que não tirá-la.

As câmeras compactas são, porém, muito mais afetadas pelo ruído de um ISO alto do que as profissionais. Para comparação, abaixo segue o recorte de um foto tirada em ISO 1600 com uma câmera compacta.

ISO 1600 numa câmera compacta (recorte em 100%)
Calaboca e clica - ISO 1600 point-and-shoot crop

Ao contrário de outros controle manuais, geralmente só existentes em câmeras mais sofisticadas, várias câmeras compactas permitem a seleção de diferentes configurações de ISO, o que é ótimo na hora de obter o melhor desempenho de sua câmera.

Para saber como alterar o ISO de sua câmera, recomendo a leitura do manual do fabricante, que o ensinará todas as funções para o modelo e marca da câmera.

Exercícios práticos

1 - descubra onde fica a função ISO em sua câmera e, no modo automático (nas câmeras compactas), ou em Program (P, nas câmeras Reflex), tire uma foto de um mesmo objeto ou paisagem para cada setting de ISO: em 100, 200, 400, 800 e 1600.
Depois, ao passar as fotos para o computador, veja se você percebe alguma diferença entre as fotos.

2 - faça este mesmo experimento com ISO 100, 200, 400, 800 e 1600, em diferentes condições de luminosidade: num dia ensolarado, dentro de casa, à noite.
Confira o resulta e veja se percebe alguma diferença. Não se importe muito, neste momento, com a qualidade da foto, ou se ela está borrada ou não.

E não deixe de compartilhar suas dúvidas, constatações ou comentários conosco.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/


***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Show de bola!!! Acompanhando o site assiduamente... :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Henry, estou adorando esse blog sobre fotografia. Eu gosto muito de tirar fotos, só que só falta aprender...rsrsrsr
    Nesse post de hoje, fui atrás do CD e do manual da minha máquina para ver aonde eu ajustava o ISO, temos uma SONY DSC-H9 e uma SONY DSC-W350. Mas eu prefiro tiras com a H9, acho que as fotos ficam mais bonitas e foi com ela que eu fiz o teste do ISO.
    Ansiosa para o próximo post....
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que tem pessoas lendo hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Vc conseguiu notar a diferença que faz mudar o ISO na camera? De dia ISO 100 cai super bem, já a noite em ambientes com luz eu uso ISO 400, agora qdo está escuro aumento mais, porem acaba aparecendo o noise (aquele granulado).
    Continua por aqui que no final emitiremos até certificado hehehe, brincadeirinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Pelo que pude ver, Ana, a vantagem desta H9 é que tem controle manual, o que ajudará bastante nas próximas lições.

    ResponderExcluir
  6. Denise, descarreguei as fotos e notei a diferença. Como li o post agora pouco, só tirei de um mesmo objeto e amanhã vou fazer o teste com paisagem e de dia. Notei que quanto mais aumentava, mais apareciam os pontinhos. Tirei até o ISO 3200.
    Uma dúvida, as fotos devem ser tiradas com ou sem flash ?
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. A princípio sem flash, Ana. O bom uso do flash já é um pouco mais avançado. ;)

    ResponderExcluir
  8. Admiro a trajetória de vcs. Mão de vaca e agora o cala boca e cleque. Estou adorando..... amo fotos mas não tenho tempo de fazer um curso. Aqui, só com esse post já aprendo sobre ISO. Normalmente sempre ponho no automático, mas o legal é poder mexer , né?
    Grande abraço e parabens pela iniciativa. Que tenham mt sucesso. Beth

    ResponderExcluir
  9. caramba! eh massa quando alguem traduz em linguagem tao simples algo que antes parecia tao complicado! parabens pelo blog! ta massa! quero ver se agora eu nao aprendo a fotografar, rsss... abs galera!

    ResponderExcluir
  10. Descobri hoje o blog de vocês e estão amaaando. Sou apaixonada por fotografia, mas sou completamente leiga. Também amo viajar e queria muito melhor a qualidade das fotos das minhas viagens. Tenho certeza que com a ajuda de vocês, agora vai.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. parabens pelo blog, estou iniciando minha jornada pela fotografia e quero ser um grande fotografo. e esse blog está me ajudando muito. parabens por tudo.

    ResponderExcluir
  12. Faço de todos as minhas palavras!!!!Esse blog valeu totalmente e se equipara ainda ate mais explicado ao curso que eu fiz,o qual pude completá-lo com as suas dicas.Passo tb para aqueles que se interessam por fotografar assim q nem eu!!!!Parabéns por esse dom de escrever ,de explicar ,e de explicar fácil!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou iniciante na fotografia, quero saber se você conhece ou já usou a câmera ZENIT 12xp?Meu sogro tem uma e estou iniciando com ela.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Juan.

    Eu nunca usei uma Zenit 12xp, somente a Zenit 3M, que é um modelo muito mais antigo. Esta é uma câmera analógica boa, você só tem de confirmar se o fotômetro está funcionando, senão, você terá de se basear pela tabela do sunny-16 para saber qual é a configuração correta de exposição.

    Talvez, a princípio, você queime um monte de fotos até começar a tirar boas fotos, mas não desanime. Depois que você aprender a fotografar com uma câmera manual de filme, tirar fotos com digitais fica moleza.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela dica e pela atenção.

    Da uma olhada nesta foto (link abaixo) foi o primeiro filme que tirei nela, após esta foto limpei a lente, e tirei novas fotos só que teve um grande problema queimou o filme todo, percebi que as pilhas estavam fracas (fotometro) e substitui por novas,agora estou tirando novas fotos para ver o resultado.
    Tem algum método para ver se o fotometro está funcionando corretamente?
    OBS: as luzes estão funcionando.

    Obrigado!

    http://www.flickr.com/photos/65524014@N04/popular-interesting/

    ResponderExcluir
  16. A foto ficou interessante, Juan. O que mais gosto em câmeras de filme é que você pode obter fotos com altíssima qualidade pagando bem menos por elas.

    Aquela mancha no canto apareceu em todas as fotos que você revelou? Não tenho certeza, mas pode ser fungos na lente, principalmente se a câmera ficou encostada por muito tempo sem uso nem limpeza.

    Para saber se o fotômetro está correto, uma boa maneira é sair num dia ensolarado, focar algum objeto iluminado pelo sol, ajustar o dial do ISO para o ISO do filme usado (se estiver usando filme ISO 400, ajustar o dial para ISO 400), ajustar a abertura de diafragma para f/16 e a velocidade de obturador igual ao do ISO (se o ISO for 400, ajustar o obturador para 1/500, por exemplo).
    O ponteiro do fotômetro deve ficar no meio, indicando que a exposição está correta. Se o ponteiro estiver muito para um lado ou para outro, pode ser que esteja um pouco desregulado, ou quebrado.
    Mesmo assim, memorizando a tabela sunny-16, você poderá tirar fotos em quaisquer condições sem o fotômetro. Eu uso uma câmera de filme que não tem fotômetro e (quase) sempre a exposição fica correta. Mesmo com câmeras digitais, eu geralmente ajusto as configurações da câmera mesmo antes de checar o fotômetro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Nossa!!! Amei esse blog! Vou fazer o teste de ISO na minha câmera. Tenho uma pergunta: Vou comprar uma nova e quero sua sugestão. Compro a Sony HX 100 ou a Canon sx 30is? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Atos.

    Na faixa de preço destas câmeras, eu recomendaria que você comprasse uma Reflex de um modelo mais antigo, como uma Canon XS, ou XSI, remanufaturado ou até usado em bom estado. Será uma câmera bem mais versátil e você poderá crescer com ela, depois, no futuro, é só fazer um upgrade do corpo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. que maravilha estar pesquisando sobre fotografia e ver uma imagem de uma das praias mais lindas do Brasil, no meu adorável estado: praia do gunga!
    Comprei minha primeira reflex, uma nikon d3000. amo fotografia, amo captar coisas simples e de grande expressão. Aprendi a usar uma compacta para tirar fotos assim, mas senti mesmo a necessidade de fotografia com maior qualidade! tou super feliz com a minha câmera e ansiosa pra sair mundo a fora registrando tudo. ;)

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela visita. Entre na nossa comunidade do Cala a Boca e Clica! no flickr e compartilhe as fotos que você está tirando com sua nova câmera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá Henry.

    Antes de mais, parabéns pelo seu blog.

    Relativamente ao "desafio" de tirar uma foto de um objecto, com diversos ISOs (em modo "P" para uma reflex), resultou no seguinte:
    - Quanto maior é o ISO, maior o "ruído" na foto;
    - Quanto maior é o ISO, menor é o Exposure Time;
    # ISO 100 -> 2,5s
    # ISO 200 -> 1,3s
    # ISO 400 -> 0,6s
    # ISO 800 -> 0,3s
    # ISO 1600 -> 1/6s
    # ISO 3200 -> 1/13s

    Suponho que o automatismo da máquina, assegurou que quanto maior era a sensibilidade à luz (ISO) menor era a necessidade de tempo de exposição para captar a mesmo foto!!!

    Abraços,
    Pedro

    ResponderExcluir
  22. Olá Henry,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! É muito legal ver pessoas que socializam seus conhecimentos com desprendimento!

    Estou começando na fotografia com uma Zenit-ET. Não entendi ainda a necessidade de ajustar o dial do ISO para o filme usado. Todos dizem que é preciso fazê-lo, mas não o porquê. Utilizai um filme ISO100, ajustei o dial para ISO400 e, sinceramente, não notei nada de errado.

    Segue o link com o álbum das fotos tirados:
    http://www.lomography.com.br/homes/gregoriobruning/albums/1778783-my-first-negative

    Um abraço e, novamente, parabéns pela iniciativa!

    Gregório

    ResponderExcluir
  23. Muito legais suas fotos com a Zenit, Gregório, mas eu diria que estão um poquinho subexpostas (escuras), que talvez tenha sido pelo dial do ISO, talvez não...

    Por que ajustar o dial do ISO?

    Se sua câmera tiver fotômetro, o ajuste se dará baseado no ISO do filme, na abertura de diafragma e na velocidade do obturador.

    Por exemplo, você deixou o dial em ISO 400. Digamos que numa foto num dia ensolarado você ajuste a abertura para f/16 com o ISO 400, o fotômetro indicará que a velocidade do obturador ideal é 1/500. No entanto, para ISO 100, o fotômetro indicaria 1/125, ou seja, 2 stops mais clara (as suas fotos, estão entre 1 stop ou 1/5 mais escura).

    O que ocorre é que o filme tem uma latitude maior, que permite maiores correções de exposição que as câmeras digitais. Quando você manda um filme para o laboratório, eles fazem pequenas correções, inclusive corrigindo a exposição da foto (se você quiser sem correção, tem de avisar antes da revelação), ou seja, às vezes você nem obteve a exposição correta, mas na hora da revelação a foto sai boa, pois o filme é mais tolerante. Entendeu?

    Dê uma lida no artigo que publicarei aqui mais tarde, com certeza o ajudará a obter a exposição correta com sua câmera, independentemente do fotômetro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Nossa Henry, muito obrigado pela explicação! Inclusive pela informação de que o laboratório faz correções na exposição do filme! Da próxima vez solicitarei a revelação sem correções para que eu saiba com mais precisão o resultado que obtive!

    Valeu pela atenção, e novamente parabéns pelo trabalho no blog, muito legal mesmo! Aguardo o post!

    Grande abraço!
    Gregório

    ResponderExcluir
  25. Olá Henry,

    Estou começando agora e gostaria de uma câmera não muito cara. Tenho o objetivo de fotografar casamentos. Qual seria a câmera ideal nesse caso e qual o kit mínimo necessário?

    Monique

    ResponderExcluir
  26. Oi, Monique.

    Dê uma olhada nas Reflex introdutórias da Canon ou da Nikon, como a Canon T3i com a lente do kit, ou uma Nikon D3100. Para casamentos você precisará, sem dúvida, de um flash externo, como um Speedlite 430EX da Canon, ou o correpondente da Nikon.
    Além disto, antes de sair fotografando eventos, pratique bastante e aprenda a usar seu equipamento, principalmente o flash.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada Henry, mas tenho mais uma perguntinha só, tá!rsrsrsrs!!

    Pude verificar que a Nikon é mais barata que a Canon, isso significa inferioridade de qualidade?Para mim que sou uma iniciante, qual tem mais facilidade de manuseio?

    Abraços!!
    Monique.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, Henry, quero te parabenizar pelo seu excelente trabalho.

    Quero comprar uma Canon T3i, mas pude observar que em alguns anúncios, vem escrito na lateral dela EOS 600D e em outras EOS Rebel T3i. Isso me pareceu um pouco estranho. O que você acha?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209052001-camera-canon-eos-rebel-t3ilente18-55mm8gbcapatripe-c-nf-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211054413-camera-canon-t3i-18-55-nota-garantia-1-ano-cartao-8gb-_JM

    Agradeço a atenção.
    Wilson

    ResponderExcluir
  29. Isto não quer dizer nada, Monique, são apenas as maneiras que as empresas possuem para competir no mercado e atrari consumidores, isto se chama capitalismo... :D

    ResponderExcluir
  30. Olá, Wilson.

    A nomenclatura da Canon 600D, 1100D, 1000D é a européia, enquanto que que T1, T2, T3 é a nomenclatura americana e canadense. E, no Japão, algunas modelos também usam nomenclatura diferente.
    Eu uso a segunda, pois aprendi fotografia nos EUA. Por exemplo, tenho uma câmera XSI que nem sei qual é a correspondente européia...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. O cara to adorando, marineiro de primeira viajem mais adorando, comprei uma semi fuji s3300 to fazendo umas anotações e colocarei em pratica amanhã... vo cria um flirc pra conversarmos, mais podes dizer alguma coisa da minha camera? valeu

    ResponderExcluir
  32. Oi, Montana.

    Não conheço este modelo da fuji, portanto não posso lhe dizer muita coisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. muito bom o blog, pois deu pra entender melhor as isos ...valeu ate mais e parabnes..

    ResponderExcluir
  34. Obrigado, e não deixe de compartilhar conosco o resultado de seus experimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Henry, Ótimo 2012 .
    Estou querendo uma camera compacta eficiente e resistente
    A intenção é para fotos no geral e tambem em estação de ski. Viajo agora em Janeiro para Las Vegas, quero ver se encontro por lá, estou pensando na ( Coolpix AW100 ou na Nikon 1 V1). Aguardo sua sugestão, grande abraço. Att. Ivan Roberto Zorzin

    ResponderExcluir
  36. Oi, Roberto.

    A diferença de preço entre a coolpix e a V1 são gritantes. Apesar de esta segunda parecer ser legal, os reviews não são tão bons e, pelo mesmo preço, você pode comprar uma Reflex da Nikon, como a D5100, que é muito mais negócio, na minha opinião, ou até mesmo uma P7100.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostei muito do blog.
    Parabéns pela dedicação!
    Comprei uma Canon G12, enquanto ainda não posso com uma Reflex, mas também sou iniciante e quero me aperfeiçoar na arte da fotografia.
    Beijos
    Kethlyn

    ResponderExcluir
  38. Oi, Kehtlyn.

    A G12 é uma ótima aquisição e você poderá aprender bastante com ela. Não se esqueça de compartilhar conosco suas fotos através do nosso grupo do Flicrk.

    http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Show o Blog comecei a acompanhar hj. obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  40. Cara, esse blog é muito bom!
    A forma com que vc detalha cada passo de determinado assunto, dxa claramente o entendimento com total êxito.
    Henry obrigado pelas suas dicas.

    To estudando seu blog, pra depois comprar uma camera e montar um pequeno estudio caseiro. com isso, suas dicas estão sendo fundamentais pra o meu projeto.

    obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradece a leitura, e não se esqueça de compartilhar suas fotos em nosso grupo no Flickr.

      Abraços.

      Excluir
  41. Tô adorando o blog! Aproveitei o lançamento da Canon S100 para comprar uma S95 mais em conta, vai dar para quebrar o galho enquanto não compro uma reflex, e para colocar esses exercícios em pratica... Vcs estão de parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caroline.

      A S95 é pequenininha mas detona. É uma compacta usada por muitos profissionais por causa de sua versatilidade e qualidade.

      Espero que tire boas fotos por aí.

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada. Tô adorando ela, e tá dando pra praticar bastante.

      Excluir
  42. estou maravilhada com seu blog. "abestalhada"....fiz curso de fotografia na época em que máquina digital compacta era artigo de luxo. Desde de pequena tenho a maior paixão por fotografia. A fotografia andou meio longe da minha vida mas quero agora me reaproximar dessa arte.
    seu blog é ótimo. O grupo no flickr está maravilhoso.
    parabéns, parabéns......vou fazer os exercícios e continuar lendo.
    obrigada pelas otimas informações.
    Fernanda, RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda.

      Realmente, hoje em dia com a popularização das máquinas fotográficas e com preços cada vez mais acessíveis, muita gente tem redescoberto a paixão pela fotografia.

      Abraços e obrigado pela visita.

      Excluir
  43. Olá Henry, tudo bem?
    Paraabéns pelo blog, maravilhoso, se aprende muito aqui.
    Gostaria muito de tirar algumas dúvidas contigo, quero começar a fotografar, quero fazer fotos dos meus cães, de casamento e fotos livres, andei falando com algumas pessoas e me indicaram a Canon 60D, com uma lente 18-135, já um outro amigo me falou da Canon T3i com lente 70-300.
    Qual máquina é melhor e qual lente não quero ter que fazer uma troca logo, quero usar por um bom tempo.
    Desde já fico muito grata pela orientação.
    Abraços
    Silvani

    ResponderExcluir
  44. Henry, me esqueci de te falar que para fotografar cães em exposição, onde nem sempre estarei perto deles, a maioria das vezes bem longe, distante mesmo coisa assim de 20 a 50 metros ou até mais.
    Abraços
    Silvani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvani.

      A escolha dependerá de quanto você quer gastar. A 60D é um baita equipamento, com um maior número de quadros por segundos, que pode ser útil no seu caso.

      Se você estiver muito distante do que deseja fotografar, uma lente de 135mm pode ser curta, talvez necessite de 200mm ou até 300mm, mas, neste caso, terá de comprar uma lente à mais além da do kit.

      Mesmo assim, uma T3i cumprirá esta função bem. Só lembrando que em ambientes internos você precisará de mais luz, maior abertura, menor velocidade do obturador, ISO maior e com uma tele de 300mm há grandes chances da foto ficar borrada de você não tiver um tripé ou o que você estiver fotografando estiver se movendo rapidamente.

      Abraços.

      Excluir
  45. cara a minha filmadora da pra trocar o iso e a velocidade do obturador pra filmar na zoo e melhor usar o iso baixo ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Troll.

      O ideal é sempre usar o ISO mais baixo possível para as condições de iluminação disponíveis. Por exemplo, num dia ensolarado, o ideal é ISO 100, enquanto que em ambientes fechados por volta de 400.

      Mas isto não é regra, às vezes, se você precisar de uma velocidade de obturador muito alta, talvez necessite de um ISO mais alto.

      Abraços.

      Excluir
    2. no caso a minha filmadora não da pra mudar o iso so a velocidade do obturador
      ou posso colocar ela no modo esporte o que tem o bonequinho correndo

      Excluir
    3. Bem, como eu não entendo quase nada de filmadoras, fica difícil eu ajudá-lo neste quesito.

      Abraços.

      Excluir
  46. Queria fazer uma pergunta:
    de dia, em local de fuz difusa, como à sombra de um caramanchão, qual seria a faixa de ISO a ser usada para uma foto mais nítida e clara?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Isto é tão relativo, depende da iluminação ambiente, do contraste entre a região com luz e sombra, da velocidade do obturador e da abertura utilizadas.

      Durante o dia, o ideal é ISO 100 ou 200, mas você tem de corrigi-lo de acordo com as circusntâncias específicas.

      Abraços.

      Excluir
  47. quero fazer uma pergunta.
    Como faço pra regular minha camera nikon D90 com o flash SB900 para fotos noturnas e para fotos diurnas?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  48. Olá tudo bom, adotei a fotografia como um robi, tenho uma camera canon 60d, o ISO fica só em automatico, mas quando adiciono o flash, o ISO trava em 400, como destravar, isso acontece ele em qualquer função C,P,M etc... Mas no auto ele fuciona normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Na verdade, a lógica deveria ser a inversa, no Modo Automático, não há como ajustar manual o ISO, e em todos os outros, sim.

      O flash não deveria ter nenhuma relação com o ISO utilizado. Se o problema persistir, o ideal é contatar o suporte técnico na Canon.

      Abraços.

      Excluir
  49. Parabéns pelo blog. Estou fazendo meu curso de fotografia através dele.
    Comprei minha 1ª câmera pra tentar aprender a fotografar. É uma superzoom Fujifilm Finepix S4500.
    Tenho preferência por fotos de paisagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Cleanmoney, e continue acompanhando os novos artigos.

      Abraços,

      Henry.

      Excluir
  50. comprei um pentax k1000 recentemente, nos filmes vem o numero do iso dai fico em duvida se teno que deixar o iso da camera de acordo com o do filme independente do ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jordão.

      Quando você fotografa com filme, o ISO na máquina sempre acompanhará o ISO do filme.

      Nestes casos, as únicas configurações que você ajustará serão velocidade do obturador e abertura de diafragma. Se você desejar um ISO maior ou menor, terá de comprar o filme correspondente.

      Abraços.

      Excluir
  51. Parabéns!!! O Blog é excelente, e com conteúdo de qualidade!





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e continue acompanhando os novos artigos.

      Abraços,

      Henry.

      Excluir
  52. Olá, é minha primeira visita ao blog. Tenho uma pergunta sobre o ISO.
    Eu posso definir um ISO que fique no "meio termo" e tirar fotos desse jeito? Caso algumas saiam escuras por causa de travar o ISO posso compensar clareando no Photoshop?
    Exemplo: Igreja tipo Catedral, casamento a noite, festa num salão grande com luz ambiente ou meia luz, eu decido lá desde a igreja a travar o ISO no 800. Aquilo que sair mais escuro, porém não dá pra perceber no visor e somente no Photoshop, posso então clarear e estará resolvido?
    Só sei tirar fotos no automático da minha d3100 e gostaria de aos poucos ir usando a opção "P" da câmera. Pode me dar umas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente. Realmente eu preciso muito dessa resposta sobre travar o ISO como exemplo iso 800.

      Excluir
    2. Você pode fazer isto, porém, caso o ambiente esteja muito escuro, mesmo com correção no Photoshop, a qualidade da imagem não ficará muito boa.

      O ideal é sempre ajustar as configurações de sua câmera para melhor se adequar à iluminação disponível, mesmo que seja para jogar o ISO em 1600 ou mais. Esta é a única garantia que você obterá uma exposição correta.

      Abraços.

      Excluir
    3. Obrigado pela atenção. Mas poderia me explicar qual o melhor setup quando usar a câmera em "P"? Essas dúvidas é que eu só sei usar a câmera no automático e gostaria de começar a controlar pelo menos a cor e o resto iria deixar no automático por enquanto. Tem como fazer isso na Nikon D3100? Controlar a cor e o resto no automático?

      Excluir
    4. Como sou um fotógrafo Canon, eu conheço as funções das minhas câmeras.
      Para você saber como controlar isto na sua câmera, o melhor mesmo é ler o manual do seu equipamento, aliás, a leitura do manual deveria ser feita antes mesmo de sair pela primeira vez na rua fotografando. É uma etapa essencial e que não deveria ser pulada.

      Abraços.

      Excluir
  53. Concordo mas o manual explica a função e não na prática aonde, quando e como irei utilizar. Eu queria apenas saber melhor e me arriscar a usar um pouco pelo menos a função P. Vou ler novamente o manual. Obrigado e desculpa alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a "prática aonde, quando e como" há todos os demais artigos do curso de introdução à fotografia aqui no blog ou no livro.
      Recomendo a leitura de todos e a realização dos exercícios, pois cobrem todos os temas iniciais para quem deseja aprender fotografia.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Obrigado por toda atenção. Vou fazer isso mesmo, melhor do que colocar a carroça na frente dos bois. Mas espero que não se incomode se pintarem dúvidas ou falta de compreensão da minha parte e querer me socorrer através de perguntas para você. Gostei do seu site e até já o recomendei para amigos a estudarem por aqui para pegar noções. :)

      Excluir
  54. Ola Henry sou nova por aqui e tô acompanhando o blog ! Tenho uma canon compacta A1100 is quando comprei achei que as primeiras fotos que fiz no automatico sairam nitidas , agora a qualidade tá péssima as cores saem acizentadas não sei olhar o Iso no automatico só no modo P. fiquei decepcionada com a qualidade da imagem. não sai aquela cor real. Pode me ajudar ?

    ResponderExcluir